DROPS / 191 / 24

Summer Evening Jumper by DROPS Design

Pulôver tricotado de cima para baixo, com encaixe arredondado, ponto rendado e mangas ¾, em DROPS BabyAlpaca Silk. Do S ao XXXL.

DROPS Design: Modelo n.º bs-136
Grupo de fios A
-----------------------------------------------------------
Tamanhos: S - M - L - XL - XXL - XXXL
Fios:
DROPS BABYALPACA SILK da Garnstudio (pertence ao grupo de fios A)
350-350-400-450-500-500 g cor 7219, pistáchio

Também se pode tricotar com
uma "Qualidade alternativa (Grupo de fios A)" – ver link abaixo.

AGULHAS DE PONTAS DUPLAS E CIRCULARES (40 + 60 ou 80 cm) DROPS 3 mm - ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 24 malhas e 32 carreiras em ponto meia = 10 cm de largura e 10 cm de altura.

AGULHA CIRCULAR (60 ou 80 cm) DROPS 2,5 mm – para a gola.

Comentários (4)

70% alpaca, 30% seda
a partir de 5.55 € /50g
Pode comprar o fio para fazer este modelo desde 38.85€. Saiba mais.
----------------------------------------------------------

Para calcular quando aumentar a intervalos regulares, contar o número total de malhas (por ex. 116 malhas) e dividi-lo pelo número de aumentos a fazer (por ex. 28) = 4.1.
Neste exemplo, vai-se aumentar fazendo 1 laçada depois de cerca de cada 4.ª malha; na carreira seguinte, tricotar as laçadas torcidas em meia para evitar buracos.

PONTO FANTASIA:
Ver os diagramas A.1 a A.4. Ver diagrama indicado para cada tamanho (A.1). Os diagramas mostram todas as carreiras do ponto fantasia, vistas pelo direito.

RAGLAN:
Aumentar para o raglan de cada lado dos 4 fios marcadores a cada transição entre as costas/a frente e as mangas da seguinte maneira: começando 1 malha antes do fio marcador, fazer 1 laçada, tricotar 2 malhas meia (o fio marcador fica entre estas 2 malhas), fazer 1 laçada (= aumenta-se 2 malhas). Na carreira seguinte, tricotar as laçadas em meia para que formem buracos.

AUMENTOS-2 (lados costas & frente):
Começando 6 malhas antes o fio marcador no lado, fazer 1 laçada, tricotar 2 malhas meia, continuar A.3 (o fio marcador é ao meio de A.3), tricotar 2 malhas meia e fazer 1 laçada (= aumenta-se 2 malhas). Na carreira seguinte, tricotar as laçadas torcidas em meia para evitar buracos.

DIMINUIÇÕES (meio sob as mangas):
Começando 2 malhas antes de A.3, tricotar 2 malhas juntamente em meia, A.3 (= 8 malhas), deslizar a malha seguinte em meia, 1 malha meia e passar a malha deslizada por cima da malha tricotada (= diminui-se 2 malhas).
----------------------------------------------------------

PULÔVER:
Tricota-se de cima para baixo, em redondo na agulha circular. As mangas tricotam-se de cima para baixo, em redondo com a pequena agulha circular/as agulhas de pontas duplas.

GOLA:
Montar 116-120-124-132-136-144 malhas com a pequena agulha circular 3 mm em BabyAlpaca Silk. Continuar com a agulha circular 2.5 mm e tricotar 6 carreiras em ponto meia para a bainha. Tricotar então a carreira seguinte da seguinte maneira: *2 malhas tricotadas juntamente em meia, fazer 1 laçada*, repetir de * a * até ao fim da carreira = carreira de dobra.
Tricotar 5 carreiras em ponto meia aumentando AO MESMO TEMPO 28-32-36-28-32-32 malhas a intervalos regulares na última carreira – ver AUMENTOS-1 = 144-152-160-160-168-176 malhas. Tricotar então o encaixe como indicado abaixo.

ENCAIXE:
Retomar a agulha circular 3 mm e tricotar A.1 em redondo (= 18-19-20-20-21-22 motivos de 8 malhas). Continuar desta maneira aumentando como o mostra o diagrama. MANTER A MESMA TENSÃO DA INDICADA PARA A AMOSTRA! Quando A.1 tiver sido tricotado 1 vez em altura, temos 216-228-240-280-294-308 malhas e a peça medir cerca de 15-15-15-17-17-17 cm a partir da carreira de dobra da gola. Tricotar 1 volta meia aumentando 24-28-32-24-34-32 malhas a intervalos regulares = 240-256-272-304-328-340 malhas.
Colocar, então, 4 fios marcadores, sem tricotar: o 1.º fio marcador depois das primeiras 36-38-40-46-51-55 malhas (= ½ costas), o 2.º fio marcador depois das 48-52-56-60-62-60 malhas seguintes (= manga), o 3.º fio marcador depois das 72-76-80-92-102-110 malhas seguintes (= frente) e o 4.º fio marcador depois das 48-52-56-60-62-60 malhas seguintes (= manga), restam, então, para a metade das costas 36-38-40-46-51-55 malhas depois do último fio marcador.
Continuar em ponto meia em redondo, AO MESMO TEMPO, na primeira carreira, aumentar para o RAGLAN – ver acima (= aumenta-se 8 malhas). Repetir os aumentos do raglan 10-13-15-15-16-18 vezes ao todo de cada lado dos 4 fios marcadores a cada 2 carreiras = 320-360-392-424-456-484 malhas.
Continuar sem aumentar, mas para continuar os ajours ao longo de cada raglan, tricotar A.2 a cada transição entre as costas/a frente e as mangas (o fio marcador está ao meio de A.2).
Quando a peça medir 22-24-26-28-30-32 cm, tricotar a carreira seguinte da seguinte maneira: 46-51-55-61-67-73 malhas em ponto meia (= ½ costas), colocar as 68-78-86-90-94-96 malhas seguintes em espera num fio para a manga, montar 8-8-10-10-12-14 malhas (= lado, sob a manga), tricotar 92-102-110-122-134-146 malhas em ponto meia (= frente), deslizar as 68-78-86-90-94-96 malhas seguintes num fio para a manga, montar 8-8-10-10-12-14 malhas (= lado, sob a manga) e tricotar as 46-51-55-61-67-73 últimas malhas em ponto meia (= ½ costas). Terminar as costas & a frente e as mangas separadamente.
MEDIR A PEÇA A PARTIR DAQUI!!

COSTAS & FRENTE:
= 200-220-240-264-292-320 malhas. Colocar 1 fio marcador a meio das 8-8-10-10-12-14 malhas montadas sob as mangas de cada lado da peça. Continuar em ponto meia, e tricotar A.3 por cima das 8 malhas a meio de cada lado da peça (o fio marcador está ao meio de A.3).
Quando a peça medir 5-5-5-3-3-3 cm a partir da separação, aumentar 1 malha de cada lado de A.3 dos lados – ver AUMENTOS-2 (= aumenta-se 4 malhas). Aumentar desta maneira 5-5-5-6-6-6 vezes ao todo a cada 5 cm de cada lado da peça = 220-240-260-288-316-344 malhas. Quando a peça medir 31 cm a partir da separação, tricotar 3 barras jarreteira em redondo em todas as malhas. Arrematar então em meia, mas para evitar que as malhas arrematadas não fiquem demasiado apertadas, fazer 1 laçada depois de cerca de cada 8.ª malha (arrematar as laçadas como se fossem malhas normais). O pulôver mede cerca de 54-56-58-60-62-64 cm de altura total a partir do ombro.

MANGAS:
Retomar as malhas em espera de um lado da peça para as agulhas de pontas duplas ou a pequena agulha circular 3 mm e levantar mais 1 malha em cada uma das 8-8-10-10-12-14 malhas a meio sob a manga = 76-86-96-100-106-110 malhas. Colocar 1 fio marcador a meio das 8-8-10-10-12-14 malhas sob a manga. Tricotar A.3 por cima das 8 malhas a meio sob a manga, e as outrss malhas em ponto meia. Quando a peça medir 2-2-2-1-1-1 cm a partir da separação, diminuir 1 malha de cada lado de A.3 – ver DIMINUIÇÕES. Diminuir desta maneira 8-11-15-16-17-17 vezes ao todo no tamanho S: a cada 6 carreiras, no tamanho M: a cada 4 carreiras, no tamanho L: alternadamente a cada 2 e 3 carreiras e nos tamanhos XL + XXL + XXXL: a cada 2 carreiras = 60-64-66-68-72-76 malhas.
Continuar até a manga medir 17-16-14-12-11-11 cm a partir da separação, mas ajustar a altura para que as diminuições a meio sob a manga estejam terminadas (NOTA: mais curto nos tamanhos grandes porque o decote é mais largo e o encaixe mais comprido).
Na carreira seguinte, aumentar 10-6-4-12-8-4 malhas a intervalos regulares = 70-70-70-80-80-80 malhas. Tricotar então A.4 em redondo (= 7-7-7-8-8-8 motivos de 10 malhas). Quando A.4 tiver sido tricotado 1 vez em altura, temos 84-84-84-96-96-96 malhas. Tricotar 6 carreiras em ponto meia. Tricotar então a carreira seguinte da seguinte maneira: *2 malhas tricotadas juntamente em meia, fazer 1 laçada *, repetir de * a * até ao fim da carreira (= carreira de dobra). Tricotar 6 carreiras em ponto meia e arrematar em meia, mas para evitar que as malhas arrematadas não fiquem demasiado apertadas, fazer 1 laçada depois de cerca de cada 6.ª malha (arrematar as laçadas como se fossem malhas normais). Tricotar a outra manga da mesma maneira.

MONTAGEM:
Dobrar a bainha da gola pelo avesso e costurar cuidadosamente e frouxamente. Repetir na parte de baixo das 2 mangas.

= deslizar 1 malha em meia, tricotar 2 malhas juntamente em meia , passar a malha deslizada por cima das malhas tricotadas juntamente
= direção do tricô

Comentários (4)

Sylvie Deguire 30.09.2018 - 02:43:

Bonjour, je suis bloqué. Je suis rendue à 26 cm, donc je dois faire ce qui suit (tricoter le tour suivant ainsi: 55 m. jersey (= ½ dos), glisser les 86 m. suivantes en attente sur 1 fil pour la manche, monter 10 m. (= côté, sous la manche), tricoter 110 m. jersey (= devant)), mais je ne sais pas comment glisser mes 86 mailles sur un fil et réussir à reprendre mon tricot, car mon fil est resté avant mes 86 m. glissées. Merci de votre aide.

DROPS Design 01.10.2018 kl. 10:03:

Bonjour Mme Deguire, cette vidéo montre comment tricoter un pull de haut en bas - avec des emmanchures raglan (la technique qui nous intéresse ici sera la même): à partir du time code 6:30: on montre d'abord l'ensemble de l'empiècement puis vous voyez comment glisser les mailles des manches en attente sur un fil et monter les mailles sous les manches. Bon tricot!

Alejandra 18.07.2018 - 23:27:

Gracias por añadir patrones para mujeres de mayor edad. 🤗

Me 09.01.2018 - 12:18:

How nice to see a real woman for a change! Yes, some patterns are only suited to the very young - but many are not.

Beti 22.12.2017 - 19:40:

Eine traumhaftes Modell. Ich würde es gern nacharbeiten.

Deixe um comentário acerca do modelo DROPS 191-24