DROPS Extra / 0-1423

Spring Beads by DROPS Design

Pega crochetada em DROPS Cotton Merino. Às riscas, crochetada de um canto ao outro ou C2C. Tema: Páscoa

DROPS Design: Modelo n.º cm-094
Grupo de fios B
-----------------------------------------------------------
Dimensões: 20 x 20 cm
Fios:
DROPS COTTON MERINO da Garnstudio (pertence ao grupo de fios B)
50 g cor n.º 01, natural
50 g cor n.º 15, mostarda
50 g cor n.º 09, azul glaciar
50 g cor n.º 13, coral
50 g cor n.º 08, azul marinho

Também se pode crochetar com:
uma "Qualidade alternativa (Grupo de fios pa)" – ver link abaixo.

AGULHA DE CROCHÉ DROPS 3,5 mm – ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 20 pontos altos e 10 carreiras = 10 cm de largura e 10 cm de altura.

Fez este modelo ou outro das nossas colecções? Marque as suas fotos nas redes sociais com o hashtag #dropsdesign para que possamos vê-las!

50% Lã, 50% Algodão
a partir de 3.70 € /50g
Pode comprar o fio para fazer este modelo desde 18.50€. Saiba mais.

Explicações do modelo

----------------------------------------------------------

TÉCNICAS USADAS:

PONTO FANTASIA:
Ver diagramas A.1 e A.2.

RISCAS:
A peça crocheta-se totalmente seguindo as riscas. Cortar o fio a cada mudança de cor. Entretecer os fios no fim. Crochetar 1 carreira de cada cor.
RISCA 1: Crochetar em mostarda.
RISCA 2: Crochetar em natural.
RISCA 3: Crochetar em azul glaciar.
RISCA 4: Crochetar em natural.
RISCA 5: Crochetar em coral.
RISCA 6: Crochetar em azul marinho.
RISCA 7: Crochetar em natural.
Repetir as carreiras 1 a 7 até ao fim. NOTA: A última carreira e a alça são feitas em coral.

DICA CROCHÉ:
Cada carreira começa por 3 pontos corrente que substituem o 1.º ponto alto. Os 3 primeiros pontos corrente no princípio de cada carreira (excepto os da 1.ª carreira) não contam, por isso, como 1 aro.
----------------------------------------------------------

PEGA:
Crocheta-se de um canto ao outro, em idas e voltas, seguindo as RISCAS – ver acima.

QUADRADO:
Crochetar A.1 da seguinte maneira (A.1 mostra apenas as 5 primeiras carreiras, mas todas as carreiras se crochetam como a carreira 4; crocheta-se por cima de mais aros do que em A.1 - ver estrela no diagrama; começar aqui):
CARREIRA 1: Crochetar 6 pontos corrente - ver DICA CROCHÉ - com a agulha de croché 3,5 mm em mostarda, depois, crochetar 1 ponto alto no 5.º ponto corrente a partir da agulha de croché, 1 ponto alto no último ponto corrente = 2 pontos altos e 1 aro (vai-se crochetar à volta deste aro na carreira seguinte), virar.
CARREIRA 2: 3 pontos corrente (substituem o 1.º ponto alto), saltar o 1.º ponto alto, 1 ponto alto no ponto alto seguinte e 3 pontos corrente. À volta dos 3 pontos corrente da carreira 1, crochetar: 1 ponto baixíssimo, 3 pontos corrente e 2 pontos altos, virar.
CARREIRA 3: 3 pontos corrente (substituem o 1.º ponto alto), saltar o 1.º ponto alto, 1 ponto alto no ponto alto seguinte, 3 pontos corrente. À volta dos 3 pontos corrente do fim da carreira 2, crochetar: 1 ponto baixíssimo, 3 pontos corrente e 2 pontos altos, 1 ponto baixíssimo à volta do aro seguinte, 3 pontos corrente e terminar com 1 ponto alto no ponto alto seguinte e 1 ponto alto no 3.º ponto corrente do princípio da carreira 2, virar.
CARREIRA 4: 3 pontos corrente (substituem o 1.º ponto alto), saltar o 1.º ponto alto, 1 ponto alto no ponto alto seguinte, 3 pontos corrente. À volta de cada aro da carreira precedente, crochetar: 1 ponto baixíssimo, 3 pontos corrente, 2 pontos altos. Terminar com 1 ponto baixíssimo à volta do 1.º aro da carreira precedente, 3 pontos corrente, 1 ponto alto no ponto alto seguinte e 1 ponto alto no 3.º ponto corrente do princípio da carreira precedente, virar.
Repetir a carreira 4 (ou seja, alternadamente pelo direito e pelo avesso). PENSER A MANTER A MESMA TENSÃO DA INDICADA PARA A AMOSTRA! A cada nova carreira, vai haver 1 aro a mais à volta do qual se vai crochetar. Quando a peça medir 20 cm ao longo do rebordo (= cerca de 20 carreiras ao todo), continuar seguindo A.2 (A.2 mostra apenas as 4 últimas carreiras, mas todas as carreiras se crochetam como a carreira 1; vai-se crochetar por cima de cada vez mais aros do que o indicado em A.2 nas primeiras carreiras - ver estrela no diagrama; começar aqui) da seguinte maneira:
CARREIRA 1: 3 pontos corrente, à volta de cada aro da carreira precedente, crochetar da seguinte maneira: 1 ponto baixíssimo, 3 pontos corrente, 2 pontos altos, terminar com 1 ponto baixíssimo à volta da 1.º aro da carreira precedente.
Repetir a carreira 1 (ou seja, aletrnadamente pelo direito e pelo avesso). Crocheta-se à volta de 1 aro a menos a cada nova carreira. Cortar e entretecer o fio quando a última carreira de A.2 tiver sido feita (ou seja até ao canto, alça inclusive). A pega mede cerca de 20 x 20 cm. Entretecer todos os fios cuidadosamente. Crochetar 1 outra pega.

Diagramas

= começar os diagramas aqui
= 1 ponto alto no ponto
= 3 pontos corrente (= aro à volta do qual se crocheta na carreira seguinte) - a flecha mostra em que direção crochetar os pontos corrente
= 1 ponto alto à volta do aro
= 1 ponto baixíssimo à volta do aro
= esta linha divide as carreiras para que seja mais fácil seguir cada carreira
= começar a carreira seguinte aqui
= ponto baixíssimo no ponto alto
= alça: crochetar 16 pontos corrente, 1 ponto baixíssimo à volta do aro, virar, 16 pontos baixos à volta dos 16 pontos corrente e terminar com 1 ponto baixíssimo no ponto baixíssimo seguinte, cortar e entretecer os fios
= 3 pontos corrente que substituem o 1.º ponto alto

Deixe um comentário acerca do modelo DROPS Extra 0-1423