DROPS / 189 / 37

Ancient Dreams by DROPS Design

Meias com orla de leques e ponto rendado, em DROPS Nord. Do 35 ao 43

DROPS design: Modelo n.º-005
Grupo de fios A
----------------------------------------------------------
Números: 35/37 - 38/40 - 41/43
Comprimento do pé: cerca de 22 - 24 - 27 cm
Comprimento meias até ao calcanhar: cerca de 34 - 36 - 38 cm
Fios:
DROPS NORD da Garnstudio (pertence ao grupo de fios A)
150-150-200 g cor 12, rosa ternura

Também se pode tricotar com:
uma "Qualidade alternativa (grupo de fios A)” - ver link abaixo.

AGULHAS DE PONTAS DUPLAS DROPS 2,5 mm – ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 26 malhas e 34 carreiras em ponto meia = 10 cm de largura e 10 cm de altura.

AVIAMENTOS: cerca de 2 metros de fita de seda (com 5 mm de largura).

45% alpaca, 30% poliamida, 25% lã
a partir de 1.80 € /50g
DROPS Nord uni colour DROPS Nord uni colour 1.80 € /50g
Senshoku
Encomendar
DROPS Nord mix DROPS Nord mix 1.85 € /50g
Pode comprar o fio para fazer este modelo desde 5.40€. Saiba mais.
----------------------------------------------------------

Ver os diagramas A.1 a A.4. Ver diagrama indicado para cada número (A.1).

DIMINUIÇÕES-1 (meio da parte de trás das meias):
Começando 2 malhas antes de A.3, tricotar 2 malhas juntamente em meia, A.3 (= 5 malhas), deslizar 1 malha em meia, 1 malha meia, passar a malha deslizada por cima da malha tricotada (= diminui-se 2 malhas).

DIMINUIÇÕES-2 (ponta):
Começando 2 malhas antes do fio marcador, tricotar 2 malhas juntamente em meia, fio marcador, deslizar 1 malha em meia, 1 malha meia, passar a malha deslizada por cima da malha tricotada (= diminui-se 2 malhas).

DICA TRICÔ (calcanhar):
Para reforçar o calcanhar, o calcanhar e as diminuições do calcanhar podem-se tricotar com 2 fios da seguinte maneira: Usar alternadamente o fio do interior e o fio do exterior do novelo e tricotar 1 malha com cada fio. Obtém-se, desta maneira, um calcanhar mais grosso sem tricotar com 2 fios.

DIMINUIÇÕES DO CALCANHAR:
CARREIRA 1 (= pelo direito): Tricotar em meia até restarem 7-8-8 malhas, deslizar a malha seguinte em meia, 1 malha meia, passar a malha deslizada por cima da malha tricotada, virar.
CARREIRA 2 (= pelo avesso): Tricotar em liga até restarem 7-8-8 malhas, deslizar a malha seguinte em liga/tricô, 1 malha liga, passar a malha deslizada por cima da malha tricotada, virar.
CARREIRA 3 (= pelo direito): Tricotar em meia até restarem 6-7-7 malhas, deslizar a malha seguinte em meia, 1 malha meia, passar a malha deslizada por cima da malha tricotada, virar.
CARREIRA 4 (= pelo avesso): Tricotar em liga até restarem 6-7-7 malhas, deslizar a malha seguinte em liga/tricô, 1 malha liga, passar a malha deslizada por cima da malha tricotada, virar.
Continuar a diminuir desta maneira com 1 malha a menos antes de cada diminuição até haver 15-15-17 malhas na agulha.
----------------------------------------------------------

MEIAS:
Tricotam-se em redondo nas agulhas de pontas duplas, de cima para baixo. As carreiras começam a meio da parte de trás.
Montar frouxamente 115 malhas para todos os números com a agulha circular 2.5 mm em Nord. Tricotar 2 barras em ponto jarreteira - ver acima. Tricotar então A.1 em redondo (= 5 motivos de 23 malhas). Quando A.1 tiver sido tricotado, restam 85-95-95 malhas.
Tricotar então A.2 em redondo – AO MESMO TEMPO, na 1.ª carreira, diminuir 3-7-1 malhas a intervalos regulares = 82-88-94 malhas. Depois de A.2, tricotar a carreira seguinte da seguinte maneira: Começando 2 malhas antes do princípio da carreira, tricotar A.3 (= 5 malhas – a malha central de A.3 = meio da parte de trás), 32-35-38 malhas em ponto meia, A.4 (= 13 malhas), 32-35-38 malhas em ponto meia. Continuar desta maneira. MANTER A MESMA TENSÃO DA INDICADA PARA A AMOSTRA!
AO MESMO TEMPO, quando a peça medir 10 cm a partir da montagem (medir no lado mais curto), diminuir 2 malhas a meio da parte de trás - ver DIMINUIÇÕES-1. Diminuir desta maneira 4-5-6 vezes ao todo a cada 8 carreiras, e 10-10-10 vezes a cada 4 carreiras = 54-58-62 malhas.
Quando a peça medir 34-36-38 cm no lado mais curto (as diminuições do meio da parte de trás devem estar terminadas), tricotar a carreira seguinte da seguinte maneira: 41-44-47 malhas meia e colocar as 27-29-31 últimas malhas tricotadas (dessas 41-44-47 malhas) num alfinete de malhas (= peito do pé), tricotar em meia as 13-14-15 restantes malhas = 27-29-31 malhas na agulha para o calcanhar.
Ver DICA TRICÔ e tricotar as malhas do calcanhar em ponto meia em idas e voltas durante 5-5½-6 cm. Colocar 1 marcador a meio da última carreira - medir a partir deste marcador.
Fazer, então, as DIMINUIÇÕES do calcanhar - ver acima. Depois das diminuições do calcanhar, tricotar a carreira seguinte da seguinte maneira: Tricotar as 15-15-17 malhas do calcanhar em ponto meia, levantar 13-14-16 malhas ao longo do lado esquerdo do calcanhar, tricotar as 27-29-31 malhas do alfinete de malhas (continuar A.4 depois de ter colocado as malhas em espera para o calcanhar) e levantar 13-14-16 malhas ao longo da lado direito do calcanhar = 68-72-80 malhas.
Colocar 1 marcador de cada lado das 27-29-31 malhas do peito do pé. Tricotar em ponto meia em redondo mas continuar A.4 no peito do pé tão longe quanto possível até ao princípio das diminuições da ponta (arrematar depois de um motivo completo em altura).
AO MESMO TEMPO, diminuir de cada lado das 27-29-31 malhas do peito do pé da seguinte maneira: Tricotar juntamente em meia as 2 últimas malhas antes do 1.º marcador do peito do pé e tricotar juntamente em meia torcida as 2 primeiras malhas depois do último marcador do peito do pé. Diminuir desta maneira 8-8-10 vezes ao todo de cada lado da peça a cada 2 carreiras = 52-56-60 malhas. Continuar até a peça medir 17-19-21 cm a partir do marcador do calcanhar (falta ainda tricotar cerca de 5-5-6 cm antes do fim e A.4 deve estar terminado depois de um motivo completo em altura). Colocar 1 fio marcador de cada lado da peça, com um espaço de 26-28-30 malhas para o peito do pé e para a planta do pé. Diminuir então para a ponta de cada lado dos 2 fios marcadores - VER DIMINUIÇÕES-2 (= diminui-se 4 malhas). Diminuir desta maneira 7-7-8 vezes ao todo a cada 2 carreiras e 4-5-5 vezes em todas as carreiras = restam 8 malhas para todos os tamanhos. Cortar o fio e passá-lo pelas restantes malhas, franzir e costurar.
Tricotar a outra meia da mesma maneira.
Cortar a fita de seda em duas partes iguais. Começando a meio da parte de trás de uma das meias, enfiar a fita de seda na carreira rendada (A.2) da parte de cima da meia. Atar a meio da parte de trás. Repetir para a outra meia.

= fazer 2 laçadas entre 2 mahas; na carreira seguinte, tricotar 1 laçada em meia e deixar cair a outra
= tricotar 2 malhas juntamente em liga
= tricotar 2 malhas juntamente em meia
= deslizar 1 malha em meia, 1 malha meia, passar a malha deslizada por cima da malha tricotada
= deslizar 2 malhas em meia, 1 malha meia, passar as malhas deslizadas por cima da malha tricotada
= deslizar 1 malha em meia, 2 malhas tricotadas juntamente em meia, passar a malha deslizada por cima das 2 malhas tricotadas juntamente
= 3 malhas tricotadas juntamente em mei
= Nó: tricotar estas 3 malhas da seguinte maneira sem as tirar da agulha: tricotar 3 malhas juntamente em meia, tricotar 3 malhas juntamente em liga e, depois, colocar as malhas na agulha esquerda

Deixe um comentário acerca do modelo DROPS 189-37