DROPS / 187 / 30

Diamonds in Lace by DROPS Design

Top tricotado de cima para baixo, com ponto rendado, cavas raglan e forma trapézio, em DROPS Safran. Do S ao XXXL

DROPS design: Modelo e-273
Grupo de fios A
----------------------------------------------------------
Tamanhos: S - M - L - XL - XXL - XXXL
Fios:
DROPS SAFRAN da Garnstudio (pertence ao grupo de fios A)
250-250-300-300-350-350 g cor 17, branco

Também se pode tricotar com:
uma "Qualidade alternativa (grupo de fios A)” - ver link abaixo.

AGULHAS DE PONTAS DUPLAS E CIRCULARES (40 e 80 cm) DROPS 3,5 mm – ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 23 malhas e 30 carreiras em ponto meia = 10 cm de largura e 10 cm de altura.

AGULHAS DE PONTAS DUPLAS E CIRCULARES (40 e 80 cm) DROPS 3 mm para as orlas em ponto jarreteira – ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 24 malhas e 48 carreiras em ponto jarreteira = 10 cm de largura e 10 cm de altura.

Comentários (13)

Pode comprar o fio para fazer este modelo desde 7.75€. Saiba mais.
----------------------------------------------------------

AUMENTOS (a intervalos regulares):
Para calcular quando aumentar, contar o número de malhas (por ex. 110 malhas) e dividi-lo pelo número de aumentos a fazer (por ex. 44) = 2.5.
Neste exemplo, vai-se aumentar fazendo 1 laçada depois de cerca de cada 2.ª e 3.ª malha alternadamente. Na carreira seguinte, tricotar as laçadas torcidas para evitar buracos.

PONTO FANTASIA:
Ver os diagramas A.1 e A.2. Os diagramas mostram todas as carreiras do motivo, vistas pelo direito.

RAGLAN:
Aumentar a cada transição entre as costas/a frente e as mangas (= aumenta-se 8 malhas).
Tricotar até restarem 2 malhas antes do fio marcador, fazer 1 laçada, 4 malhas meia (o fio marcador fica a meio destas 4 malhas), 1 laçada (= aumenta-se 2 malhas). Na carreira seguinte, tricotar as laçadas em meia para formar buracos. Tricotar então as novas malhas em meia.

AUMENTOS (lados frente/costas):
Tricotar até restarem 2 malhas antes do fio marcador, fazer 1 laçada, 4 malhas meia (o fio marcador fica a meio destas 4 malhas), 1 laçada. Repetir do outro lado (= aumenta-se 4 malhas). Na carreira seguinte, tricotar as laçadas torcidas em meia para evitar buracos.
----------------------------------------------------------

TOP:
Tricota-se em redondo na agulha circular, de cima para baixo. As mangas tricotam-se em redondo nas agulhas de pontas duplas.

ENCAIXE:
Montar 110-115-120-125-130-137 malhas com a agulha circular 3 mm em Safran. Tricotar 3 barras em ponto jarreteira - ver acima. Tricotar então 1 volta meia aumentando ao mesmo tempo 44-39-38-41-56-65 malhas a intervalos regulares - ver AUMENTOS (a intervalos regulares) = 154-154-158-166-186-202 malhas. Continuar com a agulha circular 3,5. Colocar 4 fios marcadores, sem tricotar, da seguinte maneira: um fio marcador no princípio da carreira (= transição entre a manga e as costas), o fio marcador seguinte depois das 53-53-55-59-69-77 malhas seguintes, (= costas), o fio marcador seguinte depois das 24 malhas seguintes (= manga), o fio marcador seguinte depois das 53-53-55-59-69-77 malhas seguintes (= frente). Restam , então, 24 malhas (= manga) depois do último fio marcador.
As carreiras começam na transição entre a manga e as costas. Tricotar, então, da seguinte maneira: 2 malhas meia, 1 laçada, 0-0-1-3-8-12 malhas meia, tricotar as 49 malhas centrais de A.1 (ou seja, saltar as 4 malhas de cada lado do diagrama), 0-0-1-3-8-12 malhas meia (= costas), 1 laçada, 4 malhas meia (o fio marcador fica a meio destas 4 malhas), 1 laçada, 20 malhas meia (= manga), 1 laçada, 4 malhas meia (o fio marcador foca a meio destas malhas), 1 laçada, 11-11-12-14-19-23 malhas meia, A.2 (= 27 malhas), 11-11-12-14-19-23 malhas meia, 1 laçada, 4 malhas meia (o fio marcador fica a meio destas 4 malhas), 1 laçada, 20 malhas meia (= manga), 1 laçada, 2 malhas meia. MANTER A MESMA TENSÃO DA INDICADA PARA A AMOSTRA. O 1.º aumento do RAGLAN - ver acima -, está feito (= aumentou-se 8 malhas). Continuar desta maneira aumentando 20-24-28-31-33-36 vezes ao todo (incluindo o 1.º aumento explicado acima) a cada 2 carreiras = 314-346-382-414-450-490 malhas. NOTA! de cada vez que se aumenta para o raglan, temos uma malha a mais para o ponto fantasia A.1 na parte de trás, no lado do raglan. Quando se aumentou malhas suficientes para tricotar todas as malhas de A.1, restam mais 16-20-24-27-29-32 aumentos para o raglan a fazer – tricotar estas malhas em meia. Repetir o diagrama A.1 em altura até ao fim. Tricotar 1 vez A.2 em altura, depois, tricotar as malhas de A.2 em ponto meia.
Quando todos os aumentos estiverem feitos, a peça mede 15-17-20-22-23-25 cm a partir da carreira de montagem, medir à frente. Continuar sem aumentar até a peça medir 19-20-21-22-23-25 cm a partir da carreira de montagem, medir à frente (se a tensão estiver correcta em altura, esta medida já foi alcançada nos tamanhos XL, XXL, e XXXL). Tricotar a carreira seguinte da seguinte maneira: Tricotar as 93-101-111-121-135-149 primeiras malhas (= costas), colocar as 64-72-80-86-90-96 malhas seguintes em espera num alfinete de malhas (= manga), montar 8-8-8-10-10-10 malhas no lado sob a manga, tricotar as 93-101-111-121-135-149 malhas seguintes (= frente), colocar as 64-72-80-86-90-96 malhas seguintes em espera num alfinete de malhas (= manga), montar 8-8-8-10-10-10 malhas no lado sob a manga. MEDIR A PARTIR DAQUI!

COSTAS & FRENTE:
= 202-218-238-262-290-318 malhas. Colocar um fio marcador de cada lado da peça, ou seja, a meio das 8-8-8-10-10-10 novas malhas montadas de cada lado da peça, sob as mangas (= 101-109-119-131-145-159 malhas para as costas e o mesmo número de malhas para a frente). Continuar em redondo com A.1 na parte de trás como antes e tricotar as malhas restantes em ponto meia. Quando a peça medir 4 cm, aumentar 2 malhas de cada lado da peça - ver AUMENTOS. Aumentar desta maneira 9 vezes ao todo a cerca de cada 3-3-3-4-4-4 cm = 238-254-274-298-326-354 malhas. Quando a peça medir cerca de 34-35-36-37-38-38 cm a partir da separação, continuar com a agulha circular 3 mm e tricotar 3 barras jarreteira. Arrematar com uma agulha um tamanho acima para evitar que as malhas arrematadas fiquem demasiado apertadas. O topo mede cerca de 56-58-60-62-64-66 cm de altura total a partir do ombro.

MANGAS:
Retomar as 64-72-80-86-90-96 malhas em espera de um lado da peça para as agulhas de pontas duplas 3,5 mm e levantar mais 1 malha em cada uma das 8-8-8-10-10-10 malhas montadas sob a manga = 72-80-88-96-100-106 malhas. Colocar 1 fio marcador a meio das 8-8-8-10-10-10 novas malhas sob a manga. Começar a carreira aqui e tricotar em ponto meia em redondo. Quando a manga medir 2 cm a partir da separação, continuar com as agulhas de pontas duplas 3 mm e tricotar 3 barras jarreteira. Arrematar com uma agulha um tamanho acima para evitar que as malhas arrematadas fiquem demasiado apertadas. Tricotar a outra manga da mesma maneira.

Diagramas

= 1 malha meia
= fazer 1 laçada entre 2 malhas. Na carreira seguinte, tricotar a laçada em meia para fazer um buraco.
= tricotar 2 malhas juntamente em meia
= deslizar 1 malha em meia, tricotar 1 malha meia, passar a malha deslizada por cima da malha tricotada
= deslizar 1 malha em meia, tricotar 2 malhas juntamente em meia, passar a malha deslizada por cima das 2 malhas tricotadas juntamente

Marylin Estrada 05.11.2018 - 21:43:

Quisiera hacer la parte d atrás sin calados sólo en punto derecho es posible?

DROPS Design 19.11.2018 kl. 22:40:

Hola Marylin. Puedes trabajar la espalda sin calados sustituyendo los puntos trabajados junto al diagrama A.1 por puntos en punto jersey.

Beverly 28.09.2018 - 18:37:

I figured out what was wrong, i was misreading the chart. Now my second question. Is the pattern to knit all stitches every other row? As every other row on the chart is blank

DROPS Design 30.09.2018 kl. 09:02:

Dear Beverly,the even numbered rows (every other row) is knit all the way around. Happy Knitting!

Beverly 28.09.2018 - 14:49:

I am knitting size M. I have done the 3 garter ridges and added the 39 stitches. My problem is that as i am working the middle 49 stitches of A1, i run out of stitches before i finish the pattern. I am able to finish about 44 stitches of the pattern. What am i doing wrong?

DROPS Design 01.10.2018 kl. 07:45:

Dear Berverly, work 1st row in pattern while inc for raglan as follows: Knit 2, 1 YO, work the middle 49 stitches in A.1, (= back piece), 1 YO, knit 4, 1 YO, knit 20 (= sleeve), 1 YO, knit 4, 1 YO, knit 11, A.2 (= 27 stitches), knit 11, 1 YO, knit 4, 1 YO, knit 20 (= sleeve), 1 YO, knit 2. = 2+49+4+20+4+11+27+11+4+20+2= 154+8 YOs = 162 sts. Happy Knitting!

Friedgund Thum 24.07.2018 - 16:31:

Ich habe mir diesen Pulli in schwarz und das n blau gestrickt! Er sitzt super und ist ein echtes Allround-Teil. Großartig!!!! Nun habe ich schon den ersten Auftrag einer Freundin bekommen, ihr auch einen zu stricken 😊

Friedgund Thum 24.07.2018 - 16:31:

Ich habe mir diesen Pulli in schwarz und das n blau gestrickt! Er sitzt super und ist ein echtes Allround-Teil. Großartig!!!! Nun habe ich schon den ersten Auftrag einer Freundin bekommen, ihr auch einen zu stricken 😊

Ute Hartmann 19.07.2018 - 18:50:

Ich habe mir diesen wunderschönen Pulli nachgestrickt. Es war das erste Mal, dass ich einen Pullover von oben nach unten strickte und es hat super geklappt. Durch das durchgehende Muster im Rückenbereich wird das Stricken auch nicht langweilig.

Bader Isabel 16.07.2018 - 10:02:

Guten Tag Gerne möchte ich dieses Top ohne Muster stricken. Kann ich das Muster einfach ignorieren und die Raglanzunahmen arbeiten und muss ich trotzdem Maschen überspringen? Mir ist nicht ganz klar, wie ich einen Ausschnitt erhalte. Vielen Dank für Ihre Rückmeldung und freundliche Grüsse. Isabel Bader

DROPS Design 16.07.2018 kl. 12:03:

Liebe Frau Bader, Sie können wahrscheinlich das Top ohne Lochmuster stricken, einfach Diagramme ignorieren, für die Raglanzunahmen werden Löcher entstehen, wenn Sie keine möchten, können Sie die Umschläge verschränkt stricken (oder mit einem anderen Technik zunehmen). Viel Spaß beim stricken!

Doris 19.05.2018 - 09:26:

Ich habe den Pullover in Drops Baby Merino gestrickt. Er ist superschön geworden und passt wie angegossen. Danke für die vielen schönen Muster!

Carmen 10.05.2018 - 19:44:

Tengo una duda con este patrón. Cuando dice que a partir de los 15cms de ranglan se siga tejiendo hasta los 19cms pero sin aumentar puntos ?se sigue echando la hebra para que quede el agujero? No se si me he explicado bien ,espero que si.Gracias por atenderme.

DROPS Design 13.05.2018 kl. 12:48:

Hola Carmen, después de completar los aumentos del raglán, las vueltas que se trabajan para alcanzar las medidas no tienen hebras, ya que las hebras se trabajan para aumentar puntos.

TREHOUT 04.05.2018 - 12:36:

Bonjour, est-il est possible de livrer en france le coloris 17 (blanc)?\r\nsi oui, à quel prix?

DROPS Design 04.05.2018 kl. 14:18:

Bonjour Mme Trehout, vous trouverez ici la liste des magasins DROPS en France, si vous n'avez pas la chance d'avoir une boutique près de chez vous, n'hésitez pas à visiter les différentes boutiques en ligne. Bon tricot!

Deixe um comentário acerca do modelo DROPS 187-30