DROPS / 184 / 28

Morven by DROPS Design

Pulôver tricotado em DROPS Flora, com decote em V, ponto texturado e ponto rendado. Do S ao XXXL

DROPS design: Modelo fl-016
Grupo de fios A
----------------------------------------------------------
Tamanhos: S - M - L - XL - XXL - XXXL
Fios:
DROPS FLORA da Garnstudio (pertence ao grupo de fios A)
300-350-350-400-450-500 g cor 03, cinza claro

Também se pode tricotar com:
uma "Qualidade alternativa (grupo de fios A)” - ver link abaixo.

AGULHAS DE PONTAS DUPLAS E CIRCULARES (40 + 60 ou 80 cm) DROPS 3 mm – ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 24 malhas e 32 carreiras em ponto meia = 10 cm de largura e 10 cm de altura.

AGULHA CIRCULAR (60 ou 80 cm) DROPS 2,5 mm - para as orlas em ponto jarreteira.

Comentários (10)

Pode comprar o fio para fazer este modelo desde 15.00€. Saiba mais.
----------------------------------------------------------

Ver os diagramas A.1 a A.5. Os diagramas mostram todas as carreiras do motivo, vistas pelo direito.

DIMINUIÇÕES (decote em V):
Diminuir para o decote em V a 7 malhas ponto jarreteira do rebordo. Todas as diminuições são feitas pelo direito.
Diminuir da seguinte maneira depois de 7 malhas em ponto jarreteira: Deslizar 1 m/p em meia, 1 malha meia, passar a malha deslizada por cima da malha tricotada (= diminui-se 1 malha).
Diminuir da seguinte maneira antes de 7 malhas em ponto jarreteira: Começando 2 malhas antes das 7 malhas, tricotar 2 malhas juntamente em meia (= diminui-se 1 malha).

AUMENTOS (meio sob as mangas):
Começando 5 malhas antes da malha com o fio marcador, fazer 1 laçada, tricotar 1 malha meia, A.4 (= 9 malhas), 1 malha meia, fazer 1 laçada (= aumenta-se 2 malhas). Na carreira seguinte, tricotar as laçadas torcidas em meia para evitar buracos.
----------------------------------------------------------

PULÔVER:
Tricota-se de cima para baixo. A frente e as costas tricotam-se primeiro separadamente na agulha circular até às fendas dos lados, depois, em redondo na agulha circular até às cavas, e terminar cada parte separadamente em idas e voltas na agulha circular. As mangas tricotam-se primeiro em idas e voltas na agulha circular para criar uma pequena fenda, e terminam em redondo nas agulhas de pontas duplas/a pequena agulha circular.

COSTAS:
Montar 109-119-129-141-155-169 malhas com a agulha circular 2,5 mm em Flora. Tricotar em ponto jarreteira - ver acima - durante 6 cm (terminar com 1 carreira meia pelo avesso). Colocar em espera e tricotar a frente.

FRENTE:
Montar 109-119-129-141-155-169 malhas e tricotar em ponto jarreteira como se fez para as costas durante 6 cm (terminar com 1 carreira meia pelo avesso). Colocar , então, as 2 peças juntamente como explicado abaixo.

COSTAS & FRENTE:
Continuar com a agulha circular 3 mm. Tricotar em meia as 109-119-129-141-155-169 malhas da frente, montar 1 malha, tricotar em meia as 109-119-129-141-155-169 malhas das costas e montar 1 malha = 220-240-260-284-312-340 malhas. Tricotar 1 carreira meia em todas as malhas.
Tricotar a carreira seguinte da seguinte maneira: A.1A por cima das 24-27-30-33-33-36 primeiras malhas (= 8-9-10-11-11-12 motivos de 3 malhas), A.2 (= 19 malhas), 23-27-31-37-51-59 malhas em ponto meia, A.3 (= 19 malhas), A.1B por cima das 24-27-30-33-33-36 malhas seguintes (= 8-9-10-11-11-12 motivos de 3 malhas), A.1C (= 1 malha), A.1A por cima das 24-27-30-33-33-36 malhas seguintes, A.2 (= 19 malhas), 23-27-31-37-51-59 malhas em ponto meia, A.3 (= 19 malhas), A.1B por cima das 24-27-30-33-33-36 malhas seguintes e terminar com A.1C (= 1 malha).
Continuar desta maneira (A.2 e A.3 vão sair em diagonal dos lados como triângulos e irá ter-se mais malhas em ponto meia a meio da frente e a meio da parte de trás). MANTER A MESMA TENSÃO DA INDICADA PARA A AMOSTRA!
Quando restarem 9 malhas em ponto texturado de cada lado das costas e da frente, colocar 1 fio marcador na malha a meio dessas 9 malhas de cada lado da peça – fazer seguir os fios marcadores à medida que for tricotando. Tricotar , então, A.4 por cima dessas 9 malhas de cada lado da peça, continuar as outras malhas em ponto meia. Quando a peça medir 35-36-37-39-40-41 cm, arrematar 1 malha de cada lado da peça para as cavas (ou seja arrematar a malha com o fio marcador). Cortar o fio. Terminar , então, a frente e as costas separadamente.

COSTAS:
= 109-119-129-141-155-169 malhas. Tricotar 1 carreira liga pelo avesso (continuar o ponto fantasia de cada lado da peça como antes) e AO MESMO TEMPO, montar 1 malha de cada lado da peça para as costuras = 111-121-131-143-157-171 malhas. Tricotar a carreira seguinte pelo direito da seguinte maneira: 1 malha ourela em ponto jarreteira, A.5A (= 4 malhas), tricotar em ponto meia até restarem 5 malhas, A.5B (= 4 malhas) e terminar com 1 malha ourela em ponto jarreteira. Continuar desta maneira.
Quando a peça medir 52-54-56-59-61-63 cm, arrematar as 25-25-27-27-29-29 malhas centrais para o decote e terminar cada ombro separadamente. Continuar em ponto meia, com A5 e 1 malha ourela em ponto jarreteira no lado. Arrematar 1 malha para o decote no princípio das 2 carreiras seguintes a partir do decote = restam 41-46-50-56-62-69 malhas para o ombro. Tricotar até a peça medir cerca de 54-56-58-61-63-65 cm - ajustar a altura para que a carreira seguinte se tricote pelo avesso. Tricotar 1 carreira meia pelo avesso e arrematar em meia pelo direito mas para evitar que as malhas arrematadas fiquem demasiado apertadas, fazer 1 laçada depois de cada 5.ª malha (arrematar as laçadas como malhas normais). Tricotar o outro ombro da mesma maneira.

FRENTE:
= 109-119-129-141-155-169 malhas. Tricotar 1 carreira liga pelo avesso (continuar o ponto fantasia de cada lado da peça como antes) e montar AO MESMO TEMPO 1 malha de cada lado da peça para as costuras = 111-121-131-143-157-171 malhas. Tricotar então 4 carreiras em ponto meia com 1 malha ourela em ponto jarreteira e A.5A/A.5B de cada lado da peça - AO MESMO TEMPO, tricotar as 7 malhas centrais em ponto jarreteira.
Tricotar a carreira seguinte pelo direito depois das 2 barras jarreteira do meio da seguinte maneira: 1 malha ourela em ponto jarreteira, A.5A (= 4 malhas), 47-52-57-63-70-77 malhas em ponto meia, colocar essas 52-57-62-68-75-82 malhas em espera num alfinete de malhas ou deixá-las numa agulha, tricotar em meia até restarem 5 malhas, tricotar A.5B (= 4 malhas) e terminar com 1 malha ourela em ponto jarreteira. Tricotar a carreira de volta pelo avesso com 1 malha ourela em ponto jarreteira, A.5B (= 4 malhas) e tricotar em liga até restarem 7 malhas no lado do decote, e tricotar essas 7 malhas em meia.
Continuar em idas e voltas desta maneira com 7 malhas em ponto jarreteira no lado do decote, em ponto meia, com A.5B e 1 malha ourela em ponto jarreteira no lado. AO MESMO TEMPO, na 1.ª carreira pelo direito, diminuir para o decote em V - ver DIMINUIÇÕES. Diminuir desta maneira 5-5-6-6-7-7 vezes ao todo a cada 2 carreiras (ou seja, em todas as carreiras pelo direito), 4 vezes a cada 4 carreiras para todos os tamanhos e 2 vezes a cada 6 carreiras para todos os tamanhos = 48-53-57-63-69-76 malhas. Continuar até a peça medir 54-56-58-61-63-65 cm - ajustar a altura para que a carreira seguinte se tricote pelo avesso. Tricotar 1 carreira meia pelo avesso e 1 carreira meia pelo direito em todas as malhas. Na carreira seguinte (pelo avesso), arrematar as 41-46-50-56-62-69 primeiras malhas para o ombro = restam 7 malhas. Tricotar estas malhas em meia. Continuar estas 7 malhas em ponto jarreteira em idas e voltas até essa orla em ponto jarreteira medir cerca de 7-7-8-8-8-8 cm a partir do ombro e arrematar (= gola).
Retomar as malhas do outro lado da peça para a agulha circular 3 mm e levantar mais 1 malha em cada uma das 7 malhas em ponto jarreteira no lado do decote (levantar pelo avesso das malhas).
Tricotar em idas e voltas como se fez para o outro lado mas continuar A.5A no lado da cava e diminuir para o decote em V antes das 7 malhas de orla no lado do decote (pelo direito). Quando a peça medir 54-56-58-61-63-65 cm e depois de 1 carreira meia pelo avesso em todas as malhas, tricotar a carreira seguinte pelo direito da seguinte maneira: Arrematar as 41-46-50-56-62-69 primeiras malhas = restam 7 malhas. Tricotar essas malhas em meia. Continuar essas 7 malhas em ponto jarreteira em idas e voltas até a orla em ponto jarreteira medir cerca de 7-7-8-8-8-8 cm a partir de l'ombro e arrematar (= gola).

MANGAS:
Montar 51-53-55-57-59-61 malhas com a agulha circular 2,5 mm em Flora. Tricotar em ponto jarreteira em idas e voltas durante 6 cm. Tricotar então em redondo, ou seja, distribuir as malhas nas agulhas de pontas duplas 3 mm – princípio da carreira, ou seja, a fenda da orla em ponto jarreteira = meio sob a manga. Tricotar em ponto meia em redondo com A.4 por cima das 9 malhas a meio sob a manga. Colocar 1 fio marcador na malha a meio de A.4 e fazer seguir o fio marcador. Quando a peça medir 8 cm, aumentar 2 malhas a meio sob a manga - ver AUMENTOS. Aumentar 19-21-22-24-25-26 vezes ao todo, no tamanho S: a cada 7 carreiras, nos tamanhos M e L: a cada 6 carreiras, no tamanho XL: a cada 5 carreiras, no tamanho XXL: alternadamente a cada 4 e 5 carreiras, no tamanho XXXL: a cada 4 carreiras = 89-95-99-105-109-113 malhas. Quando a peça medir 51-50-49-47-45-44 cm, arrematar todas as malhas mas para evitar que as malhas arrematadas fiquem demasiado apertadas fazer 1 laçada depois de cada 5.ª malha arrematando (arrematar as laçadas como se fossem malhas normais).
Tricotar a outra manga da mesma maneira.

MONTAGEM:
Costurar as malhas arrematadas dos ombros entre elas para ter 2 barras jarreteira a meio do ombro. Unir a gola a meio da parte de trás (a costura deve ficar pelo avesso) e costurá-la ao longo do decote das costas.
Montar as mangas a 1 malha ourela do rebordo.

Karin Brinch-Nielsen 25.03.2019 - 11:02:

Str M. Jeg er på forstykket efter de 4 pinde glatstrikning. 1 kantm i retstrik A.5A, 52 m glatstrik, sæt disse 57 m på en tråd. Det forstår jeg ikke. Hvordan kan 52 masker bliver til 57 m ?

Ani Leiggi 12.03.2019 - 19:15:

Ganz herzlichen Dank für die schnelle Aufklärung, jetzt steht meinem ersten V-Ausschnitt nichts mehr im Wege. Top Service hier, so macht stricken richtig doll Spass.DANKE!

Ani Leiggi 11.03.2019 - 20:31:

Guten Abend, meine Frage betrifft den V- Ausschnitt, ich stricke Grösse S. Habe die 52 M. der rechten Seite vor mir, stillgelegt. Auf der linken Nadel beginne ich nun direkt mit den mittigen 7 Krausmaschen, wie kann ich denn da vor 7 kraus rechten Maschen abnehmen: 2 Maschen vor den 7 kraus rechten Maschen beginnen und 2 Maschen rechts zusammenstricken? Ich hab da keine 2 Maschen davor?! Hab ich was falsch gemacht?

DROPS Design 12.03.2019 kl. 09:47:

Liebe Frau Leiggi, die Abnahmen für den V-Ausschnitt wird beim linken Vorderteil nach den 7 Maschen Kraus rechts gestrickt (= bei einer Hinreihe). Die Hinreihe der Verteilung stricken Sie zuerst ohne Abnahme, dann bei der nächsten Hinreihe (die vom Halsausschnitt beginnt), beginnen Sie die Abnahmen. Beim rechten Vorderteil nehmen Sie dann vor den 7 Maschen kraus rechts (auch bei einer Hinreihe). Viel Spaß beim stricken!

Nicole Polzin 05.10.2018 - 19:33:

Vielen, vielen Dank!!! Bin wirklich irgendwie nicht von selbst drauf gekommen 🙈. Aber jetzt klappt es. Eure kurzfristigen Antworten sind SUPER!!!!!! So konnte ich direkt weitermachen.

Nicole Polzin 05.10.2018 - 16:01:

Stricke ich die Muster A.1A, A.1B und A.1C nur 1x in der Höhe (also 10 Runden) und dann über diese Maschen nur noch re Maschen oder solange bis ich die Muster A.2 und A.3 1x in der Höhe gestrickt habe?

DROPS Design 05.10.2018 kl. 16:08:

Liebe Frau Polzin, Sie stricken im Muster mit A.1, A.2 und A.3 und die Maschen glatt rechts wie beschrieben, nach A.2 und A.3 einmal in der Höhe gestrickt wurden, wiederholen Sie diese Diagramme wie zuvor aber mit weniger Maschen im Muster und mehr Maschen glatt rechts. Viel Spaß beim stricken!

Nicole Polzin 05.10.2018 - 13:06:

Aber ich habe doch die ganzen Maschen von A.1A u d A.2.B unter den Armen und die Maschena Zahl bleibt doch gleich. Hab ich irgendwie einen Denkfehler?

DROPS Design 05.10.2018 kl. 14:38:

Liebe Frau Polzin, die Maschenanzahl der ganze Runde bleibt gleich, aber wegen A.2/A.3 gibt es immer mehr Maschen, die glatt gestrickt sind und weniger die im Muster gestrickt sind. - das Muster macht so ein Dreicke an beiden Seiten - siehe auch Foto. Viel Spaß beim stricken!

Nicole Polzin 04.10.2018 - 21:54:

Ich verstehe folgendes nicht: „Wenn noch insgesamt 9 Maschen im Strukturmuster an beiden Seiten des Rumpfteils übrig sind, je 1 Markierungsfaden an der mittleren dieser 9 Maschen an beiden Seiten des Rumpfteils anbringen – die Markierungsfäden beim Stricken mitführen. Nun im Muster A.4 über die mittleren 9 Maschen an beiden Seiten des Rumpfteils stricken, die übrigen Maschen glatt rechts weiterstricken.“ Wo genau sollen die 9 Maschen übrig sein?

DROPS Design 05.10.2018 kl. 07:52:

Liebe Frau Polzin, wegen A.2 und A.3 wir das Muster auf die Seiten verschoben (= immer mehr Maschen glatt rechts und dazu weniger Maschen im Muster), wenn dann nur noch 9 Maschen im Muster übrig sind (= unter beiden Ärmel), setzen Sie eine Markierung in die mittlere Masche an der Seite (= 4 M im Muster, 1 M im muster mit Markierer und 4 M im Muster). Jetzt stricken Sie A.4 über diese 9 Maschen (die mittlere M in A.4 = je die Masche mit der Markiereung). Viel Spaß beim stricken!

Edwige Coquema 16.09.2018 - 20:46:

COMBIEN DE PELOTE POUR UNE TAILLE 40 AVEC LE FIL FLORA ? MERCI DE VOTRE R2PONSE \r\nCORDIALEMENT

DROPS Design 17.09.2018 kl. 09:54:

Bonjour Mme Coquema, vous trouverez la quantité de laine pour chaque taille dans l'en-tête, au poids: soit par ex 300 g en taille S divisé par 50 g la pelote de Flora = il vous faudra 6 pelotes en taille S et donc 7 pelotes en taille M et en taille L, et ainsi de suite. Bon tricot!

Sabine Grimm 02.03.2018 - 11:20:

Ich verstehe leider nicht warum Sie im Diagramm von Hin- und Rückreihen sprechen, obwohl das Rumpfteil doch in Runden gestrickt wird ? : ( Herzlichen Dank für Ihre Hilfe

DROPS Design 02.03.2018 kl. 11:55:

Liebe Frau Grimm, Rücken- und Vorderteil werden am Ende einzeln (inkl. Diagrams) gestrickt. Nun beachten: alle Reihe/Runden sind im Diagram gezeigt. Viel Spaß beim stricken!

Gerd Brodén 20.01.2018 - 18:53:

Hur blir det 9 strukturmaskor kvar i sidorna när A1 och A4 består av 30m vardera. Fortsätter sneddningen (trekanten) över A1/A4 maskorna också?

DROPS Design 30.01.2018 kl. 11:09:

Du fortsätter sneddningen till du har 9 strukturmaskort kvar. Lycka till

Deixe um comentário acerca do modelo DROPS 184-28