DROPS / 183 / 3

Narvik Set by DROPS Design

Conjunto composto por: gorro, peitilho e mitenes em tricô, com jacquard nórdico. O conjunto tricota-se em DROPS Karisma.

DROPS Design: Modelo n.º u-833
Grupo de fios B
-----------------------------------------------------------
Para o conjunto completo, irá precisar de cerca de 200 g da cor 44, cinza claro, 100 g da cor 01, natural e 50 g da cor 48, vermelho escuro (para todos os tamanhos).
-----------------------------------------------------------

GORRO:
Tamanhos: S/M - M/L - L/XL
Para uma circunferência de cabeça de: cerca de 54/56 - 56/58 - 58/60 cm
Fios:
DROPS KARISMA da Garnstudio (pertence ao grupo de fios B)
50 g para todos os tamanhos nas seguintes cores:
cor 44, cinza claro
cor 01, natural
cor 48, vermelho escuro

Também se pode tricotar com
uma "Qualidade alternativa (Grupo de fios B)" – ver link abaixo.

AGULHAS DE PONTAS DUPLAS E CIRCULAR (40 cm) DROPS 3,5 mm – ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 22 malhas e 30 carreiras em ponto meia = 10 cm de largura e 10 cm de altura.

AGULHA CIRCULAR (40 cm) DROPS 3 mm - para o canelado.

Pode comprar o fio para fazer este modelo desde 17.50€. Saiba mais.
-----------------------------------------------------------

GOLA:
Tamanhos: S/M - M/L - L/XL
DIMENSÕES: Circunferência na parte de cima: 50-53-57 cm. Altura: 26-28-30 cm.
Fios:
DROPS KARISMA da Garnstudio (pertence ao grupo de fios B)
100 g para todos os tamanhos cor 44, cinza claro
50 g para todos os tamanhos cor 01, natural

Também se pode tricotar com
uma "Qualidade alternativa (Grupo de fios B)" – ver link abaixo.

AGULHA CIRCULAR (40 cm) DROPS 4 mm – ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 21 malhas e 28 carreiras em ponto meia = 10 cm de largura e 10 cm de altura.

AGULHA CIRCULAR (40 cm) DROPS 3 mm - para o canelado.
-----------------------------------------------------------

MITENES:
Tamanhos: S/M - M/L - L/XL
Dimensões: Comprimento: 25-26-27 cm.
Fios:
DROPS KARISMA da Garnstudio (pertence ao grupo de fios B)
50-100-100 g cor 44, cinza claro
50 g para todos os tamanhos nas seguintes cores:
cor 01, natural
cor 48, vermelho escuro

Também se pode tricotar com
uma "Qualidade alternativa (Grupo de fios B)" – ver link abaixo.

AGULHAS DE PONTAS DUPLAS DROPS 3,5 mm – ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 22 malhas e 30 carreiras em ponto meia = 10 cm de largura e 10 cm de altura.

AGULHAS DE PONTAS DUPLAS DROPS 3 mm – para o canelado.
----------------------------------------------------------

DIMINUIÇÕES/AUMENTOS:
Para calcular quando diminuir/aumentar a intervalos regulares, usar o número total de malhas (por ex. 111 malhas) e dividi-lo pelo número de diminuições/de aumentos a fazer (por ex. 7) = 15.9.
Neste exemplo, vai-se tricotar juntamente em meia cerca de cada 15.ª e 16.ª malha para diminuir. Para aumentar, fazer 1 laçada depois de cerca de cada 16.ª malha; na carreira/volta seguinte, tricotar as laçadas torcidas para evitar buracos.

PONTO FANTASIA:
Gorro: Ver os diagramas A.1 e A.2.
Gola: Ver os diagramas A.2 e A.3.
Mitenes: Ver os diagramas A.4 e A.5.
O jacquard tricota-se totalmente em ponto meia.

AUMENTOS (para o reforço do polegar, mitenes):
Tricotar até à malha com o marcador, fazer 1 laçada, 1 malha meia (= malha com o marcador), fazer 1 laçada (= aumentou-se 2 malhas). Na carreira seguinte, tricotar as laçadas torcidas em meia para evitar buracos. No aumento seguinte, tricotar da seguinte maneira: Tricotar até restar 1 malha antes da malha com o marcador, fazer 1 laçada, 3 malhas meia, fazer 1 laçada (= aumentou-se 2 malhas). Continuar a aumentar desta maneira a cada 2 carreiras, ou seja, aumentar sempre de ambos os lados dos aumentos.

DIMINUIÇÕES (mitenes):
Começando 3 malhas antes do fio marcador, tricotar 2 malhas juntamente em meia, 2 malhas meia (o fio marcador fica entre estas 2 malhas), deslizar 1 malha em meia, 1 malha meia, passar a malha deslizada por cima da malha tricotada (= diminui-se 2 malhas).
----------------------------------------------------------

GORRO:
Tricota-se em redondo na agulha circular, de cima para baixo. Continuar com as agulhas de pontas duplas quando necessário
Montar 111-117-123 malhas com a agulha circular 3 mm em vermelho escuro e tricotar 1 volta meia. Tricotar então em canelado (= 1 malha meia / 2 malhas liga) durante 3-4-4 cm. Tricotar 1 volta meia diminuindo 3-5-7 malhas a intervalos regulares – ver DIMINUIÇÕES/AUMENTOS = 108-112-116 malhas. Mudar para a agulha circular 3,5 mm e tricotar A.1 (= 27-28-29 motivos de 4 malhas). MANTER A MESMA TENSÃO DA INDICADA PARA A AMOSTRA! Na última carreira de A.1, diminuir 0-4-2 malhas a intervalos regulares = 108-108-114 malhas. Tricotar então A.2 em redondo (= 18-18-19 motivos de 6 malhas). Quando A.2 tiver sido tricotado 1 vez em altura, a peça mede cerca de 16-17-17 cm. Continuar em ponto meia em cinza claro. Quando a peça medir 18-19-20 cm, colocar 6 fios marcadores com um espaço de 18-18-19 malhas entre eles. Na carreira seguinte, diminuir 1 malha depois de cada fio marcador tricotando 2 malhas juntamente em meia (= diminui-se 6 malhas). Diminuir desta maneira 6-6-7 vezes ao todo a cada 2 carreiras e 10 vezes ao todo em todas as carreiras para todos os tamanhos = restam 12 malhas para todos os tamanhos. Cortar o fio, passá-lo pelas restantes malhas, franzir e costurar. O gorro mede cerca de 25-26-28 cm de cima para baixo.

POMPOM:
Fazer um pompom de cerca de 8 cm de diâmetro em natural e costurá-lo na parte de cima do gorro.
----------------------------------------------------------

PEITILHO:
Tricota-se em redondo na agulha circular, de cima para baixo até a parte de cima do peitilho estar feita. Dividir então a peça nos lados e terminar a frente e as costas separadamente, em idas e voltas, na agulha circular.
Montar 111-117-126 malhas com a agulha circular 3 mm em cinza claro e tricotar 1 volta meia. Tricotar então em canelado (= 1 malha meia / 2 malhas liga) durante 3 cm. Tricotar 1 volta meia diminuindo 7-5-6 malhas a intervalos regulares – ver DIMINUIÇÕES/AUMENTOS = 104-112-120 malhas. Mudar para a agulha circular 4 mm e tricotar A.3 (= 26-28-30 motivos de 4 malhas). MANTER A MESMA TENSÃO DA INDICADA PARA A AMOSTRA! Na última carreira de A.3, aumentar 4-2-0 malhas a intervalos regulares = 108-114-120 malhas. Tricotar então A.2 em redondo (= 18-19-20 motivos de 6 malhas). Quando A.2 tiver sido tricotado 1 vez em altura, continuar em cinza claro até ao fim. Quando a peça medir 10-11-12 cm, colocar 1 fio marcador no princípio da carreira e 1 outro fio marcador depois de 54-57-60 malhas (= 1 fio marcador de cada lado da peça). Tricotar, então, 3 BARRAS JARRETEIRA – ver acima -, por cima das 8 malhas de cada lado da peça (os fios marcadores estão a meio destas 8 malhas – as outras malhas tricotam-se em ponto meia). Depois de ter tricotado 3 barras jarreteira de cada lado da peça, separar a peça pelos fios marcadores e terminar a frente e as costas separadamente. MEDIR A PEÇA A PARTIR DAQUI!!

COSTAS:
= 54-57-60 malhas. Tricotar em idas e voltas em ponto meia, com 4 malhas de orla em ponto jarreteira – ver acima - de cada lado da peça. Quando a peça medir 12-13-14 cm a partir da separação, tricotar 1 carreira liga pelo avesso aumentando 12 malhas a intervalos regulares para todos os tamanhos (continuar as 4 malhas de orla de cada lado da peça em ponto jarreteira e não aumentar por cima destas 4 malhas) = 66-69-72 malhas. Mudar para a agulha circular 3 mm e tricotar a carreira seguinte pelo direito da seguinte maneira: 4 malhas de orla em ponto jarreteira, *1 malha meia, 2 malhas liga*, repetir de * a * até restarem 5 malhas, tricotar 1 malha meia e terminar com 4 malhas de orla em ponto jarreteira (as laçadas da carreira precedente tricotam-se torcidas para evitar buracos). Continuar em canelado desta maneira durante 3 cm. Arrematar então as malhas como elas se apresentam: em ponto jarreteira por cima do ponto jarreteira, em meia por cima das malhas meia e em liga por cima das malhas liga, mas para evitar que as malhas arrematadas fiquem demasiado apertadas, fazer 1 laçada depois de cada 6.ª malha quando arrematar (as laçadas arrematam-se como malhas normais). A gola mede cerca de 26-28-30 cm a partir da carreira de montagem.

FRENTE:
= 54-57-60 malhas. Tricotar como se fez para as costas.
----------------------------------------------------------

MITENE DIREITA:
Tricota-se em redondo com as agulhas de pontas duplas.
Montar 42-45-51 malhas com as agulhas de pontas duplas 3 mm em vermelho escuro e tricotar 1 volta meia. Tricotar então em canelado (= 1 malha meia / 2 malhas liga) durante 3 cm. Tricotar 1 volta meia diminuindo 6-5-3 a intervalos regulares – ver DIMINUIÇÕES/AUMENTOS = 36-40-48 malhas. Continuar com as agulhas de pontas duplas 3,5 mm e tricotar A.4 (= 9-10-12 motivos de 4 malhas). MANTER A MESMA TENSÃO DA INDICADA PARA A AMOSTRA! Na última carreira de A.4, aumentar 0-2-0 malhas a intervalos regulares = 36-42-48 malhas. Tricotar então A.5 (= 6-7-8 motivos de 6 malhas). Depois de A.5, a peça mede cerca de 8 cm. Continuar em cinza claro até ao fim. AO MESMO TEMPO, na primeira carreira depois de A.5, colocar 1 marcador na 1.ª malha da carreira. Aumentar, então, para o reforço do polegar 1 malha de cada lado da malha com o marcador – ver AUMENTOS! Aumentar desta maneira 6-7-8 vezes ao todo a cada 2 carreiras = 48-56-64 malhas. Continuar até a peça medir 12-13-14 cm. Na carreira seguinte, colocar em espera as 13-15-17 malhas do reforço do polegar num fio, continuar em redondo em cinza claro e, ao mesmo tempo, montar 1 malha por cima das malhas em espera = 36-42-48 malhas. Continuar até a luva medir 21-22-23 cm (restam, então, cerca de 4 cm antes do comprimento final – pode-se experimentar a mitene e continuar até ao comprimento desejado). Colocar 1 fio marcador no princípio da carreira e 1 outro fio marcador depois de 18-21-24 malhas. Na carreira seguinte, diminuir 1 malha de cada lado das 2 fios marcadores – ver DIMINUIÇÕES (= diminui-se 4 malhas). Diminuir desta maneira 5-4-3 vezes ao todo a cada 2 carreiras e 3-5-7 vezes ao todo em todas as carreiras = restam 4-6-8 malhas. Cortar o fio, passá-lo pelas restantes malhas, franzir e costurar.

POLEGAR:
Retomar as 13-15-17 malhas do reforço do polegar em espera para as agulhas de pontas duplas 3,5 mm e levantar em cinza claro 2 malhas na orla por cima do polegar = 15-17-19 malhas. Tricotar em ponto meia em redondo até o polegar medir cerca de 5-5½-6 cm (pode-se enfiar a mitene - resta, então, cerca de ½ cm antes do comprimento final). Tricotar 2 carreiras meia tricotando juntamente em meia, 2 a 2, todas as malhas em cada uma dessas 2 carreiras = restam 4-5-5 malhas. Cortar o fio, passá-lo pelas restantes malhas, franzir e costurar.

MITENE ESQUERDA:
Montar e tricotar como se fez para a mitene direita, mas aumentar para o reforço do polegar 1 malha de cada lado da última malha da carreira. Terminar a mitene como a direita.

Diagramas

= vermelho escuro
= cinza claro
= natural
= carreira de diminuições/de aumentos

Sue Mellgren 11.08.2018 - 20:04:

Neck warmer. After back piece is 5\" and I end on a P row, do my first row of 4 K, *K1P2* until last 5, then K5. what do I do when I flip to the wrong side? Exact same stitches? I tried that and it doesn\'t seem to make any sort of a pattern after the 1\".

DROPS Design 12.08.2018 kl. 17:22:

Dear Sue, when the piece measures 5", you have to work a purl row in which you increase 12 sts inside the 4 edge sts at each side. Then, you have to change needle and work: 4 edge stitches in garter stitch, * knit 1, purl 2 *, repeat from *-* until there are 5 stitches left on the row, knit 1 and finish with 4 edge stitches in garter stitch. Then, continue like this for 1". Happy knitting!

Carole 17.10.2017 - 03:15:

Bonjour J'ai un problème avec les augmentations pour les mitaines. Je fais les jetés tel que décrit mais les trous sont encore trop apparent. Est-ce que je peux faire d'autres sortes d'augmentations pour être certaine de ne plus avoir ces trous? Merci beaucoup de votre aide.

DROPS Design 17.10.2017 kl. 09:32:

Bonjour Carole, vous pouvez tout à fait utiliser la technique que vous souhaitez pour augmenter. Bon tricot!

Ann-Mari Lageholm 26.09.2017 - 20:16:

Hittar inte själva stickbeskrivningen, endast garnåtgång och diagram???

DROPS Design 27.09.2017 kl. 09:12:

Hei Ann-Mari. Her var det lagt dobbelt, men det er nå ordnet og oppskriften ligger nå under bildet. Takk for at du gjorde oss oppmerksom på dette. God Fornøyelse med å strikke dette flotte settet.

Deixe um comentário acerca do modelo DROPS 183-3