DROPS / 182 / 1

Very Berry by DROPS Design

Conjunto composto por: Gorro e xaile em tricô, com ponto jarreteira e ponto rendado. O conjunto tricota-se em DROPS BabyMerino.

DROPS Design: Modelo n.º bm-043
Grupo de fios A
-----------------------------------------------------------
Para o conjunto completo, irá precisar de cerca de 200-250 g DROPS Baby Merino.
-----------------------------------------------------------

GORRO:
Tamanhos: S/M - L/XL
Para uma circunferência de cabeça de: cerca de 54/56 - 58/60 cm
Fios:
DROPS BABY MERINO da Garnstudio (pertence ao grupo de fios A)
100 g para os 2 tamanhos cor 41, ameixa

Também se pode tricotar com
uma "Qualidade alternativa (Grupo de fios A)" – ver link abaixo.

AGULHAS DE PONTAS DUPLAS E CIRCULAR (40 cm) DROPS 3,5 mm – ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 23 malhas e 45 carreiras ponto jarreteira = 10 cm de largura e 10 cm de altura.

AGULHA CIRCULAR DROPS 2,5 mm para o canelado - ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 26 malhas e 34 carreiras em ponto meia = 10 cm de largura e 10 cm de altura.
-----------------------------------------------------------

XAILE:
Dimensões: Altura: cerca de 40 cm. Largura: cerca de 160 cm.
Fios:
DROPS BABY MERINO da Garnstudio (pertence ao grupo de fios A)
150 g cor 41, ameixa

Também se pode tricotar com
uma "Qualidade alternativa (Grupo de fios A)" – ver link abaixo.

AGULHA CIRCULAR (80 cm) DROPS 3 mm,5 – ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 23 malhas e 45 carreiras ponto jarreteira = 10 cm de largura e 10 cm de altura.

Pode comprar o fio para fazer este modelo desde 13.80€. Saiba mais.
----------------------------------------------------------

PONTO FANTASIA (gorro):
CARREIRAS 1-12: Tricotar em meia pelo direito, e em meia pelo avesso.
CARREIRA 13 (pelo direito): 1 malha meia, *2 malhas tricotadas juntamente em meia, fazer 1 laçada *, repetir de * a * até restar 1 malha, 1 malha meia.
CARREIRA 14 (pelo avesso): Tricotar em meia.
Repetir estas 14 carreiras.

DICA PARA ARREMATAR:
Para evitar que as malhas arrematadas fiquem demasiado apertadas, pode-se arrematar com uma agulha ½ tamanho acima.
----------------------------------------------------------

GORRO:
Tricota-se em idas e voltas na agulha circular, com uma costura a meio da parte de trás e dobra-se a orla pelo direito.
Montar 130-134 malhas com a agulha circular 2.5 mm em Baby Merino e tricotar 1 carreira liga pelo avesso. Continuar em canelado (= 2 malhas meia / 2 malhas liga) com 1 malha em PONTO JARRETEIRA- ver acima -, de cada lado da peça. Tricotar até a peça medir 10 cm. Mudar para a agulha circular 3,5 mm e tricotar 1 carreira meia diminuindo ao mesmo tempo 16-14 malhas a intervalos regulares = 114-120 malhas.
Tricotar, então, no PONTO FANTASIA - ver acima. MANTER A MESMA TENSÃO DA INDICADA PARA A AMOSTRA! Quando a peça medir 22-24 cm (ajustar a altura para depois de uma carreira rendada - pode-se continuar em ponto jarreteira se necessário), continuar em ponto jarreteira até ao fim. Tricotar, então, 1 carreira diminuindo 2-8 malhas a intervalos regulares = 112-112 malhas. Colocar 10 marcadores sem tricotar da seguinte maneira: Colocar 1 marcador depois da 1.ª malha, e colocar os outros 9 marcadores com um espaço de 11-11 malhas entre eles (restam 12 malhas depois do último marcador). Na carreira seguinte, diminuir 1 malha depois de cada marcador tricotando 2 malhas juntamente em meia (= 10 malhas diminuídas). Diminuir desta maneira 9-9 vezes ao todo a cada 4 carreiras (ou seja, a cada 2 carreiras pelo direito) = 22-22 malhas. Na carreira seguinte, tricotar todas as malha juntamente em meia, 2 a 2 = 11-11 malhas. Cortar o fio, passá-lo pelas restantes malhas, franzir e costurar. O gorro mede cerca de 30-32 cm, com a virola incluida. Costurar o gorro na alça mais exterior das malhas para que a costura não fique demasiado grossa.
----------------------------------------------------------

XAILE:
Tricota-se em idas e voltas na agulha circular, de cima para baixo em direção à ponta do meio da frente.
Montar 9 malhas com a agulha circular 3,5 mm em Baby Merino. Tricotar e aumentar da seguinte maneira:
CARREIRA 1 (= pelo direito): 1 malha meia, fazer 1 laçada, 3 malhas meia, fazer 1 laçada, 1 malha meia (= malha central), fazer 1 laçada, 3 malhas meia, fazer 1 laçada e 1 malha meia = 13 malhas. Colocar 1 marcador na malha central e fazer seguir o marcador à medida que for tricotando até ao fim.
CARREIRA 2 (= pelo avesso): 1 malha meia, fazer 1 laçada, tricotar em meia até restar 1 malha, fazer 1 laçada, 1 malha meia = 15 malhas. MANTER A MESMA TENSÃO DA INDICADA PARA A AMOSTRA!
CARREIRA 3 (= pelo direito): 1 malha meia, fazer 1 laçada, tricotar em meia até à malha central, fazer 1 laçada, 1 malha meia (= malha central), fazer 1 laçada, tricotar em meia até restar 1 malha, fazer 1 laçada, 1 malha meia = aumenta-se 4 malhas.
CARREIRA 4 (= pelo avesso): 1 malha meia, fazer 1 laçada, tricotar em meia até restar 1 malha, fazer 1 laçada, 1 malha meia = aumentou-se 2 malhas.
CARREIRAS 5-20: Repetir as carreiras 3 e 4 (= aumenta-se 6 malhas ao todo depois de cada 2.ª carreira). Quando estas 20 carreiras tiverem sido tricotadas, temos 69 malhas.
CARREIRA 21 (= pelo direito): 1 malha meia, fazer 1 laçada, *2 malhas tricotadas juntamente em meia, 1 laçada*, repetir de * a * até à malha central (NOTA: tricotar em meia as malhas que já não se podem tricotar no motivo), fazer 1 laçada, 1 malha meia (= malha central), fazer 1 laçada, *2 malhas tricotadas juntamente em meia, 1 laçada *, repetir de * a * até restar 1 malha, fazer 1 laçada, 1 malha meia = aumentou-se 4 malhas.
CARREIRA 22 (= pelo avesso): 1 malha meia, fazer 1 laçada, tricotar em meia até restar 1 malha, fazer 1 laçada, 1 malha meia = aumentou-se 2 malhas.
CARREIRAS 23-24: Repetir as carreiras 3 e 4.
Repetir as carreiras 3-24.
Quando a peça medir cerca de 40 cm ao longo da malha central, arrematar depois de uma carreira 20 do ponto fantasia (ou continuar da mesma maneira até ao comprimento desejado, e arrematar depois de uma carreira 20). Arrematar – ver DICA PARA ARREMATAR acima. Dar um nó em cada ponta.

Loredana 19.01.2019 - 16:42:

Buongiorno, volendo realizzare uno dei lavori da voi proposti ( ad esempio lo scialle) , mi chiedevo dove posso sapere quanti gomitoli di lana occorrono ( dimensione è quella da voi proposta). grazie tante per la disponibilità. Loredana

DROPS Design 19.01.2019 kl. 18:37:

Buongiorno Loredana. Trova l’indicazione del filato occorrente nella prima parte delle spiegazioni. Nel caso dello scialle servono 150 g (corrispondenti a 3 gomitoli) di Baby Merino. Buon lavoro!

AnneChapman 30.08.2018 - 12:41:

Hej igen, Jeg skrev, at det var samme problem som Hege - altsâ pind 21. Har löst problemet ved at "tälle" *2 ret sammen* fra midtermasken og ud til pindens start, sâ kan man se, hvad der skal startes med :) Jeg er meget glad for jeres sider !

AnneChapman 28.08.2018 - 14:54:

Oplever samme problem som Hege, man kan da ikke slâ om to gange i träk. Jeg hâber, at I kan hjälper mig !

DROPS Design 29.08.2018 kl. 15:55:

Hej Anne, på pind 21 strikker du "2 ret sammen, slå om", så længe du kan frem til omslaget før midterste maske, (OBS: masker som ikke går op i mønsteret strikkes ret) det betyder at når du ikke længere får plads før omslaget, strikker du sidste maske ret. God fornøjelse!

HEGE JØRGENSEN 20.08.2018 - 01:07:

Er der feil på oppskriften? På pinne 21 står det at det skal økes med 4 masker. Men om må følger oppskriften, så blir det kun 2 masker som øker. Har også snakket med en annen som opplever det samme.

DROPS Design 21.08.2018 kl. 07:29:

Hei Hege, På pinne 21, man skal lage en kast på begynnelse av pinnen og en på slutten i tillegg til kastene i midten. Da blir det 4 masker økt på pinnen. God fornøyelse!

Sacré Jaël 05.03.2018 - 17:01:

Je suis très conte de votre site, les explications sont magnifiques. En plus on a la chance d'avoir des tutoriels. Un très grand merci.

Deixe um comentário acerca do modelo DROPS 182-1