DROPS / 181 / 20

Blue Hour by DROPS Design

Pulôver raglan com ponto rendado, tricotado de cima para baixo. Do S ao XXXL. Tricota-se em DROPS Lima.

DROPS Design: Modelo n.º li-083
Grupo de fios B
-----------------------------------------------------------
Tamanhos: S - M - L - XL - XXL - XXXL
Fios:
DROPS LIMA da Garnstudio (pertence ao grupo de fios B)
500-550-600-650-700-800 g cor 6235, cinza azulado

Também se pode tricotar com
uma "Qualidade alternativa (Grupo de fios B)" – ver link abaixo.

AGULHAS DE PONTAS DUPLAS E CIRCULARES DROPS (40 + 60 ou 80 cm) 4 mm –ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 21 malhas e 28 carreiras em ponto meia = 10 cm de largura e 10 cm de altura.

AGULHAS DE PONTAS DUPLAS E CIRCULARES (40 + 60 ou 80 cm) DROPS 3,5 mm para as orlas em ponto jarreteira – ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 22 malhas e 30 carreiras em ponto meia = 10 cm de largura e 10 cm de altura.DROPS Design: Modelo n.º li-083
Grupo de fios B
-----------------------------------------------------------
Tamanhos: S - M - L - XL - XXL - XXXL
Fios:
DROPS LIMA da Garnstudio (pertence ao grupo de fios B)
500-550-600-650-700-800 g cor 6235, cinza azulado

Também se pode tricotar com
uma "Qualidade alternativa (Grupo de fios B)" – ver link abaixo.

AGULHAS DE PONTAS DUPLAS E CIRCULARES DROPS (40 + 60 ou 80 cm) 4 mm –ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 21 malhas e 28 carreiras em ponto meia = 10 cm de largura e 10 cm de altura.

AGULHAS DE PONTAS DUPLAS E CIRCULARES (40 + 60 ou 80 cm) DROPS 3,5 mm para as orlas em ponto jarreteira – ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 22 malhas e 30 carreiras em ponto meia = 10 cm de largura e 10 cm de altura.

----------------------------------------------------------

AUMENTOS-1 (a intervalos regulares):
Para calcular quando aumentar a intervalos regulares, contar o número total de malhas na secção a aumentar (por ex. 45 malhas) e dividi-lo pelo número de aumentos a fazer (por ex. 3) = 15. Neste exemplo, aumentar depois de cada 15.ª malha. Para aumentar 1 malha, fazer 1 laçada, na carreira seguinte, tricotar as laçadas torcidas em meia para evitar buracos.

PONTO FANTASIA:
Ver diagrama A.1. O diagrama mostra todas as carreiras do ponto fantasia, vistas pelo direito. Ver diagrama indicado para cada tamanho.

RAGLAN:
Aumentar 2 malhas a cada 2 carreiras a cada transição entre as costas/a frente e as mangas da seguinte maneira:
Tricotar até restar 1 malha antes do fio marcador, 1 laçada, tricotar 2 malhas meia (o fio marcador fica a meio destas malhas), 1 laçada. Na carreira seguinte, tricotar as laçadas em meia para formar buracos.

AUMENTOS-2 (lados costas & frente):
Começando 2 malhas antes do fio marcador, fazer 1 laçada, 4 malhas meia (o fio marcador fica a meio destas 4 malhas), fazer 1 laçada (= aumentou-se 2 malhas). Na carreira seguinte, tricotar as laçadas torcidas em meia para evitar buracos.

DIMINUIÇÕES (meio sob as mangas):
Começando 3 malhas antes do fio marcador, tricotar 2 malhas juntamente em meia, tricotar 2 malhas meia (o fio marcador fica a meio destas 2 malhas), deslizar 1 malha em meia, 1 malha meia, passar a malha deslizada por cima da malha tricotada (= diminui-se 2 malhas).
----------------------------------------------------------

PULÔVER:
Tricota-se de cima para baixo, em redondo, na agulha circular. As mangas tricotam-se em redondo com as agulhas de pontas duplas.

ENCAIXE:
Montar 90-94-98-104-108-114 malhas com a pequena agulha circular 3,5 mm em Lima. Tricotar 3 BARRAS JARRETEIRA em redondo – ver acima. Mudar para a pequena agulha circular 4 mm.

Tricotar , então, uma carreira colocando 4 fios marcadores e aumentando da seguinte maneira: Colocar um fio marcador no princípio da carreira (= raglan das costas, ombro esquerdo): tricotar 37-39-42-45-47-50 malhas meia aumentando AO MESMO TEMPO 1-1-2-3-5-6 malhas a intervalos regulares – ver AUMENTOS-1 (a intervalos regulares), colocar um fio marcador aqui, 1 malha meia, *1 laçada, 1 malha meia*, tricotar de * a * 7-7-6-6-6-6 vezes ao todo, colocar um fio marcador aqui, tricotar 37-39-42-45-47-50 malhas meia aumentando AO MESMO TEMPO 1-1-2-3-5-6 malhas a intervalos regulares, colocar um fio marcador aqui, 1 malha meia, *1 laçada, 1 malha meia*, tricotar de * a * 7-7-6-6-6-6 vezes ao todo = 106-110-114-122-130-138 malhas. Tricotar 1 volta meia (tricotar todas as laçadas torcidas em meia para evitar buracos). MANTER A MESMA TENSÃO DA INDICADA PARA A AMOSTRA!
Tricotar a carreira seguinte da seguinte maneira: *1 malha meia, 1 laçada, 6-7-9-9-11-13 malhas meia, A.1 (= 24-24-24-28-28-28 malhas), 6-7-9-9-11-13 malhas meia, 1 laçada, 2 malhas meia (o fio marcador fica a meio destas malhas), 1 laçada, 13-13-11-11-11-11 malhas meia, 1 laçada, 1 malha meia (o fio marcador está aqui) *, tricotar de * a * mais 1 vez. O 1.º aumento do raglan está, então, feito (= aumentou-se 8 malhas). Continuar desta maneira e aumentar para o RAGLAN – ver acima -, 22-25-27-30-33-36 vezes ao todo a cada 2 carreiras (incluindo o 1.º aumento) = 282-310-330-362-394-426 malhas. Continuar sem aumentar entre as costas/a frente e as mangas (continuar A.1 como antes) até a peça medir 20-22-23-25-27-29 cm a partir da carreira de montagem a meio da frente.
Tricotar a carreira seguinte da seguinte maneira: Tricotar as 82-90-98-108-118-128 primeiras malhas (= costas), colocar as 59-65-67-73-79-85 malhas seguintes em espera num fio (= manga), montar 10-10-12-12-14-16 malhas sob a manga, tricotar as 82-90-98-108-118-128 malhas seguintes (= frente), colocar as 59-65-67-73-79-85 malhas seguintes em espera num fio (= manga), montar 10-10-12-12-14-16 malhas sob a manga. Terminar as costas/a frente e as mangas separadamente. Colocar um fio marcador aqui. MEDIR A PEÇA A PARTIR DAQUI!!

COSTAS & FRENTE:
= 184-200-220-240-264-288 malhas. Colocar 1 fio marcador de cada lado da peça (ou seja, a meio das 10-10-12-12-14-16 malhas montadas sob a manga de cada lado da peça). Tricotar em ponto meia em redondo e continuar A.1 a meio da frente e a meio da parte de trás como antes. Quando a peça medir 4 cm a partir da separação, aumentar 2 malhas de cada lado da peça – ver AUMENTOS-2 (= aumenta-se 4 malhas). Aumentar desta maneira 7-7-6-6-6-6 vezes ao todo a cada 12-12-14-14-14-14 carreiras = 212-228-244-264-288-312 malhas. Continuar em ponto meia até a peça medir 31-31-32-32-32-32 cm a partir da separação. Mudar para a agulha circular 3,5 mm e tricotar 3 barras jarreteira. Arrematar em meia. Para evitar que as malhas arrematadas fiquem demasiado apertadas, pode-se arrematar com uma agulha um tamanho acima se necessário. O pulôver mede cerca de 56-58-60-62-64-66 cm de altura total a partir do ombro.

MANGAS:
Retomar as 59-65-67-73-79-85 malhas em espera deum lado da peça para as agulhas de pontas duplas 4 mm e levantar mais 1 malha em cada uma das 10-10-12-12-14-16 novas malhas montadas sob a manga = 69-75-79-85-93-101 malhas. Colocar 1 fio marcador a meio das 10-10-12-12-14-16 novas malhas levantadas de cada lado da peça (= meio sob a manga/lados do pulôver). Tricotar em ponto meia em redondo. Quando a peça medir 4 cm a partir da separação, diminuir 2 malhas a meio sob a manga – ver DIMINUIÇÕES. Diminuir desta maneira 11-14-15-17-21-24 vezes ao todo a cada 9-6-6-5-4-3 carreiras = 47-47-49-51-51-53 malhas. Continuar até a manga medir 44-42-42-40-39-37 cm a partir da separação. Mudar para as agulhas de pontas duplas 3,5 mm e tricotar 3 barras jarreteira. Arrematar em meia. Para evitar que as malhas arrematadas fiquem demasiado apertadas, pode-se arrematar com uma agulha um tamanho acima se necessário.
Tricotar a outra manga da mesma maneira.

= fazer 1 laçada entre 2 malhas, na carreira seguinte tricotar as laçadas em meia para formar buracos

Se pensa ter encontrado um erro, por favor publique o seu comentário ou pergunta na nossa secção Comentários. Ver o modelo DROPS 181-20 original.