DROPS / 179 / 7

Nineveh by DROPS Design

Casaco com encaixe arredondado, ponto rendado e forma trapézio, tricotado de cima para baixo. Do S ao XXXL. Tricota-se em DROPS BabyMerino e DROPS Kid-Silk.

DROPS Design: Modelo n.º bm-037
Grupo de fios A + A ou C
-----------------------------------------------------------
250-250-300-300-350-400 g cor 02, natural
E:
DROPS KID-SILK da Garnstudio (pertence ao grupo de fios A)
100-125-125-150-150-175 g cor 01, natural

Também se pode tricotar com
uma "Qualidade alternativa (Grupo de fios A)" – ver link abaixo.

AGULHAS DE PONTAS DUPLAS E CIRCULAR (60 ou 80 cm) DROPS 5 mm – ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 17 malhas e 22 carreiras em ponto meia com 1 fio de cada qualidade = 10 cm de largura e 10 cm de altura.

AGULHAS DE PONTAS DUPLAS E CIRCULAR (60 ou 80 cm) DROPS 4,5 mm para as orlas em ponto jarreteira – ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 18 malhas e 23 carreiras em ponto meia com 1 fio de cada qualidade = 10 cm de largura e 10 cm de altura.

BOTÕES DROPS MADREPÉROLA, Côncavos (branco) nº522: 6-6-6-7-7-7.

----------------------------------------------------------

ELEVAÇÃO:
Começando pelo direito, tricotar as 51-55-60-60-64-69 primeiras malhas, colocar 1 marcador (= meio da parte de trás – NOTA: nos tamanhos MS/PTS + XXL colocar o marcador na malha seguinte, nas outros tamanhos colocar o marcador antes da malha seguinte).
Tricotar as 8-9-10-10-10-11 malhas seguintes em meia, virar, puxar o fio e tricotar 16-19-20-20-21-22 malhas meia na carreira de volta, virar, puxar o fio e tricotar 24-29-30-30-32-33 malhas meia, virar, puxar o fio e tricotar 32-39-40-40-43-44 malhas meia na carreira de volta, virar, puxar o fio e tricotar 40-51-50-50-56-55 malhas meia, virar, puxar o fio e tricotar 48-62-60-60-68-66 malhas meia na carreira de volta, virar, puxar o fio e tricotar em meia até ao fim da carreira. Tricotar 1 carreira de volta em meia pelo avesso em todas as malhas.

PONTO FANTASIA:
Ver os diagramas A.1 a A.5. Os diagramas mostram todas as carreiras do ponto fantasia, vistas pelo direito. Ver diagrama indicado para a tamanhos (A.2).

AUMENTOS:
Para calcular quando aumentar a intervalos regulares, usar o número total de malhas da carreira (por ex. 94 malhas), menos as malhas das orlas da frente (por ex. 10 malhas) e dividir as restantes malhas pelo número de aumentos a fazer (por ex. 8) = 10.5. Neste exemplo, vai-se aumentar alternadamente depois de cerca de cada 10.ª e 11.ª malha. Não aumentar por cima das orlas das frentes.
Para aumentar 1 malha, fazer 1 laçada. Na carreira seguinte tricotar a laçada torcida em meia para evitar buracos.

DIMINUIÇÕES (meio sob a manga):
Começando 4 malhas antes da malha com o fio marcador, tricotar 2 malhas juntamente em meia, A.5 (= 5 malhas), deslizar 1 malha em meia, 1 malha meia, passar a malha deslizada por cima da malha tricotada (= diminui-se 2 malhas).

CASAS:
Fazer a 1.ª casa na 1.ª carreira pelo direito depois da orla em ponto jarreteira do decote, depois fazer as 5-5-5-6-6-6 casas seguintes com um espaço de cerca de 9-9-9-8-8-8 cm.
Fazer as casas na orla frente direita da seguinte maneira: Tricotar até restarem 3 malhas antes do fim da carreira (visto pelo direito), fazer 1 laçada, 2 malhas tricotadas juntamente em meia e 1 malha meia. Na carreira seguinte, tricotar a laçada em meia para formar um buraco.
----------------------------------------------------------

CASACO:
Tricota-se de cima para baixo, em idas e voltas na agulha circular a partir do meio da frente. As mangas tricotam-se em redondo com as agulhas de pontas duplas.

ENCAIXE:
Montar 94-98-102-106-112-118 malhas (incluindo 5 malhas de orla da frente de cada lado da peça) com a agulha circular 4,5 mm e 1 fio Alpaca + 1 fio Baby Merino (= 2 fios). Tricotar 2 BARRAS JARRETEIRA – ver acima. Tricotar então 1 carreira meia pelo direito aumentando 8-13-18-14-17-20 malhas a intervalos regulares – ver AUMENTOS = 102-111-120-120-129-138 malhas. Tricotar 1 carreira meia pelo avesso.
Para uma bonita forma, pode-se, então, tricotar uma pequena ELEVAÇÃO para o decote das costas – ver acima. Depois da elevação, continuar com a agulha circular 5 mm. Tricotar a carreira seguinte da seguinte maneira pelo direito: 5 malhas de orla da frente em ponto jarreteira, *A.1 (= 2 malhas), A.2 (= 7 malhas)*, repetir de * a * até restarem 7 malhas (= 10-11-12-12-13-14 motivos de 9 malhas), terminar com A.1 (= 2 malhas) e 5 malhas de orla da frente em ponto jarreteira – não esquecer as CASAS na orla da frente direita – ver acima. Continuar desta maneira e aumentar como indicado no diagrama. Quando A.1/A.2 tiverem sido tricotados 1 vez em altura, temos 252-276-300-324-350-376 malhas. Tricotar 1-3-7-1-5-1 carreiras em ponto meia com 5 malhas de orla da frente em ponto jarreteira de cada lado da peça aumentando ao mesmo tempo 1-5-9-1-3-1 malhas a intervalos regulares na 1.ª carreira = 253-281-309-325-353-377 malhas. A peça mede, então, cerca de 20-21-23-25-27-29 cm a partir da carreira de montagem (medido a meio da frente). (Se as medidas não corresponderem, pode continuar a tricotar em ponto meia com 5 malhas de orla da frente em ponto jarreteira de cada lado da peça até ter o comprimento indicado).
Tricotar a carreira seguinte da seguinte maneira pelo direito: Tricotar as 41-44-48-51-56-61 primeiras malhas em ponto jarreteira e em ponto meia como antes (= frente esquerda), colocar as 50-58-64-66-70-72 malhas seguintes em espera num fio (= manga esquerda), montar 7-7-7-9-9-9 malhas (= sob a manga), tricotar as 71-77-85-91-101-111 malhas seguintes em ponto meia como antes (= costas), colocar as 50-58-64-66-70-72 malhas seguintes em espera num fio (= manga direita), montar 7-7-7-9-9-9 malhas (= sob a manga) e tricotar as 41-44-48-51-56-61 últimas malhas em ponto meia e ponto jarreteira como antes (= frente direita). Terminar, então, as costas/as frentes e as mangas separadamente. MEDIR A PEÇA A PARTIR DAQUI!!

COSTAS & FRENTES:
= 167-179-195-211-231-251 malhas. Colocar 1 fio marcador na 45.ª-48.ª-52.ª-56.ª-61.ª-66.ª malha de cada lado da peça (= 77-83-91-99-109-119 malhas entre as malhas com os fios marcadores para as costas). Tricotar em ponto meia com 5 malhas de orla da frente em ponto jarreteira de cada lado da peça. AO MESMO TEMPO, na carreira seguinte pelo direito, tricotar A.3 por cima das 5 malhas ao meio de cada lado da peça (ou seja por cima das malhas com o fio marcador + 2 malhas de cada lado). Continuar em ponto meia, A.3 dos lados e 5 malhas de orla da frente em ponto jarreteira de cada lado da peça e aumentar na 7.ª e 15.ª carreira do diagrama A.3 (= a cada 8 carreiras do diagrama) até a peça medir 31-32-32-32-32-32 cm a partir da separação. Deve-se ter, então, aumentado cerca de 8 vezes de cada lado da peça = cerca de 199-211-227-243-263-283 malhas. Continuar com a agulha circular 4,5 mm e tricotar a carreira seguinte da seguinte maneira pelo direito: 5 malhas de orla da frente em ponto jarreteira, A.4A até restarem 6 malhas, A.4B (= 1 malha) e terminar com 5 malhas de orla da frente em ponto jarreteira. Quando A.4 tiver sido tricotado 1 vez em altura, arrematar em meia pelo direito. Para evitar que as malhas arrematadas não fiquem demasiado apertadas, pode-se usar uma agulha mais grossa ou fazer 1 laçada depois de cerca de cada 4.ª malha – arrematar a laçada como se fosse uma malha. O casaco mede cerca de 58-60-62-64-66-68 cm de altura total a partir do ombro.

MANGAS:
Retomar as 50-58-64-66-70-72 malhas em espera nas agulhas de pontas duplas 5 mm e levantar mais 1 malha em cada uma das 7-7-7-9-9-9 malhas montées sob a manga (= 57-65-71-75-79-81 malhas). Colocar um fio marcador na malha central sob a manga. As carreiras começa depois das 7-7-7-9-9-9 novas malhas. Tricotar em ponto meia em redondo, mas tricotar A.5 por cima das 5 malhas a meio sob a manga (= a malha com o fio marcador + 2 malhas de cada lado dessa malha). Quando a peça medir 3 cm para todos os tamanhos, diminuir 2 malhas a meio sob a manga – ver DIMINUIÇÕES. Diminuir desta maneira 6-9-11-11-11-10 vezes ao todo a cada 8-5-4-3-3-2 carreiras= 45-47-49-53-57-61 malhas. Quando a peça medir 22-22-21-19-17-15 cm a partir da transição entre o encaixe e a manga, colocar 3 fios marcadores (sem tricotar) da seguinte maneira: Colocar o 1.º fio marcador no princípio da carreira, o 2.º fio marcador depois de 15-16-17-18-19-21 malhas, e o 3.º fio marcador depois de 15-16-16-18-19-20 malhas = restam 15-15-16-17-19-20 malhas depois do 3.º fio marcador. Na carreira seguinte, aumentar 1 malha depois de cada fio marcador fazendo 1 laçada (= aumentou-se 3 malhas – tricotar as laçadas torcidas em meia na carreira seguinte para evitar buracos).
Aumentar desta maneira 6 vezes ao todo a cada 4 carreiras = 63-65-67-71-75-79 malhas. Continuar em ponto meia com A.5 a meio sob a manga até a peça medir 31-31-30-28-26-24 cm a partir da transição entre o encaixe e a manga. Mudar para as agulhas de pontas duplas 4,5 mm e tricotar A.4A em redondo diminuindo ao mesmo tempo 1 malha na primeira carreira = 62-64-66-70-74-78 malhas. Quando A.4A tiver sido tricotado 1 vez, arrematar em meia. Para evitar que as malhas arrematadas fiquem demasiado apertadas, pode-se usar uma agulha mais grossa ou fazer 1 laçada depois de cada 4.ª malha - arrematar a laçada como se fosse uma malha normal. A manga mede cerca de 35-35-34-32-30-28 cm a partir da transição entre o encaixe e a manga. Tricotar a outra manga da mesma maneira.

MONTAGEM:
Costurar os botões na orla da frente esquerda.

= deslizar 1 malha em meia, 2 malhas tricotadas juntamente em meia, passar a malha deslizada por cima das malhas tricotadas juntamente
= última carreira de A.1 consoante os tamanhos

Se pensa ter encontrado um erro, por favor publique o seu comentário ou pergunta na nossa secção Comentários. Ver o modelo DROPS 179-7 original.