DROPS / 179 / 25

The Grove by DROPS Design

Casaco em ponto de arroz. Do S ao XXXL Tricota-se em DROPS Polaris.

DROPS design: Modelo po-096
Grupo de fios F ou E + E
----------------------------------------------------------
Tamanhos: S/M – L/XL – XXL/XXXL
Fios:
DROPS POLARIS da Garnstudio (pertence ao grupo de fios F)
1600-1900-2300 g cor 04, cinza médio

AGULHA CIRCULAR (60 ou 80 cm) DROPS 20 mm – ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 5.5 malhas e 7 carreiras em ponto meia = 10 cm de largura e 10 cm de altura.

BOTÕES DROPS MADREPÉROLA CÔNCAVOS (branco), nº540: 2 para todos os tamanhos

----------------------------------------------------------

PONTO DE ARROZ:
CARREIRA 1: *1 malha meia, 1 malha liga*, repetir de * a * até ao fim da carreira.
CARREIRA 2: Tricotar as malhas meia em liga e as malhas liga em meia.
Repetir a 2.ª carreira.
----------------------------------------------------------

CASACO:
Tricota-se numa só peça, em idas e voltas. Tricotar as frentes e montar as malhas das mangas, depois, as do decote e tricotar as costas de cima para baixo.

FRENTE DIREITA + MANGA:
Tricota-se em idas e voltas na agulha circular para que haja espaço suficiente para todas as malhas. Montar 21-25-28 malhas com a agulha circular 2 mm em Polaris. Tricotar 1 barra em ponto jarreteira - ver acima. Tricotar então da seguinte maneira pelo direito: 5 malhas em ponto jarreteira e 16-20-23 malhas em PONTO DE ARROZ - ver acima. Continuar desta maneira. MANTER A MESMA TENSÃO DA INDICADA PARA A AMOSTRA! Quando a peça medir 44-46-48 cm, montar para a manga 13-11-9 malhas no fim da carreira seguinte pelo direito = 34-36-37 malhas. Colocar 1 marcador. MEDIR A PARTIR DAQUI. Quando a peça medir cerca de 23-25-27 cm a partir do marcador (ajustar a altura para que a carreira seguinte seja pelo direito), tricotar as 9 primeiras malhas como antes e colocá-las em espera num alfinete de malhas = restam 25-27-28 malhas. Tricotar as restantes malhas. Colocar 1 novo marcador (= meio da parte de cima do ombro) – MEDIR A PARTIR DAQUI! Tricotar 1 carreira nas malhas do ombro/manga e colocá-las em espera num alfinete de malhas.

FRENTE ESQUERDA + MANGA:
Montar e tricotar como a frente direita mas em sentido contrário. Montar as malhas para a manga no fim da carreira pelo avesso. Colocar as 9 primeiras malhas pelo avesso num alfinete de malhas, tricotar as restantes malhas. Tricotar então as costas sem colocar as restantes malhas em espera.

COSTAS:
Continuar em ponto de arroz na carreira seguinte pelo direito da seguinte maneira: Tricotar as malhas da frente esquerda + manga, montar 8 malhas (= decote das costas) e tricotar as malhas da frente direita + manga na mesma agulha circular = 58-62-64 malhas. Continuar em idas e voltas até a peça medir 24-26-28 cm a partir do marcador na parte de cima do ombro. Na carreira seguinte, arrematar as 13-11-9 primeiras e últimas malhas, cortar o fio = 32-40-46 malhas. Continuar nas restantes malhas. Quando a peça medir cerca de 66-70-74 cm, tricotar 2 carreiras meia em todas as malhas e depois arrematar frouxamente.

GOLA:
Retomar as 9 malhas da frente direita em espera e tricotar todas as malhas em carreiras encurtadas da seguinte maneira:
Carreiras 1 e 2: começando a meio da frente - 5 malhas meia, virar e tricotar a carreira de volta em meia.
Carreiras 3 e 4: tricotar todas as malhas em meia, virar e tricotar a carreira de volta em meia.
Repetir estas 4 carreiras até a gola medir cerca de 7 cm no lado do ombro e arrematar. Tricotar da mesma maneira as malhas da frente esquerda em espera.

MONTAGEM:
Fazer a costura sob as mangas e as dos lados, orla com orla, na alça exterior das malhas ourela para evitar que a costura fique demasiado grossa. Unir a gola orla com orla a meio da parte de trás. Costurar a gola ao longo do decote das costas.
Costurar os botões na frente esquerda: o 1.º botão a cerca de 45-50 cm a partir da carreira de montagem, e o 2.º a cerca de 57-62 cm a partir da carreira de montagem. Abotoar através das malhas. Não é necessário fazer casas.

Se pensa ter encontrado um erro, por favor publique o seu comentário ou pergunta na nossa secção Comentários. Ver o modelo DROPS 179-25 original.