DROPS Extra / 0-1367

Silje by DROPS Design

Colete em ponto jarreteira com fendas nos lados, em DROPS Fabel e DROPS Kid-Silk. Do S ao XXXL.

DROPS design: Modelo n.º fa-359
Grupo de fios A + A ou C
----------------------------------------------------------
200-200-250-250-300-300 g cor n.º 913, inverno
E:
DROPS KID-SILK da Garnstudio
100-125-125-125-150-150 g cor n.º 02, preto

AGULHA CIRCULAR (40 e 60 ou 80 cm) DROPS 5 mm – ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 16 malhas x 30 carreiras em ponto jarreteira com 1 fio de cada qualidade (= 2 fios) = 10 x 10 cm.

----------------------------------------------------------
PONTO JARRETEIRA (em redondo):
1 barra jarreteira = 2 carreiras. Tricotar: *1 volta meia, 1 volta liga*, repetir de * a *.

PONTO JARRETEIRA (em idas e voltas):
Tricotar todas as carreiras em meia. 1 barra jarreteira = tricotar 2 carreiras meia.

CARREIRAS ENCURTADAS:
Tricotar as carreiras encurtadas começando a partir do decote em direção à cava. Puxar o fio de cada vez se vira para evitar buracos.
----------------------------------------------------------

COLETE:
Tricota-se em idas e voltas na agulha circular em diferentes partes unidas entre elas no fim. As costas medem 10 cm a mais do que a frente.

FRENTE:
Montar 80-86-92-100-110-120 malhas com 1 fio Fabel e 1 fio Kid-Silk (= 2 fios) com a agulha circular 5 mm. Tricotar em ponto jarreteira - ver acima. MANTER A MESMA TENSÃO DA INDICADA PARA A AMOSTRA Quando a peça medir 10 cm, montar 1 malha no fim das 2 carreiras seguintes (referências para as fendas dos lados) = 82-88-94-102-112-122 malhas. Continuar até a peça medir 44-45-46-47-48-49 cm. Montar, então, para as mangas 3 malhas no fim das 2 carreiras seguintes = 88-94-100-108-118-128 malhas. Quando a peça medir 58-60-61-63-64-66 cm, colocar as 14-14-14-16-16-16 malhas centrais num alfinete de malhas para o decote e terminar cada ombro separadamente. Arrematar então todas as carreiras a partir do decote: 2 vezes 2 malhas e 2 vezes 1 malha = restam 31-34-37-40-45-50 malhas para cada ombro.
Quando a peça medir 62-64-66-68-70-72 cm, tricotar CARREIRAS ENCURTADAS - ver acima - para o viés dos ombros no lado da cava da seguinte maneira:

Tricotar cada vez menos malhas no lado da cava da seguinte maneira:
CARREIRA 1: Tricotar até restarem 4-5-5-6-6-6 malhas.
CARREIRA 2: Virar e tricotar a carreira de volta.
CARREIRA 3: Tricotar até restarem 7-8-9-10-11-12 malhas.
CARREIRA 4: Virar e tricotar a carreira de volta.
CARREIRA 5: Tricotar até restarem 10-11-13-14-16-18 malhas.
CARREIRA 6: Virar e tricotar a carreira de volta.
CARREIRA 7: Tricotar até restarem 12-14-16-18-21-24 malhas.
CARREIRA 8: Virar e tricotar a carreira de volta.
CARREIRA 9: Tricotar até restarem 14-17-19-22-26-30 malhas.
CARREIRA 10: Virar e tricotar a carreira de volta.

Quando todas as carreiras encurtadas tiverem sido tricotadas, tricotar 1 barra jarreteira por cima de todas as malhas do ombro. Arrematar. Tricotar o outro ombro da mesma maneira.

COSTAS:
Montar e tricotar em ponto jarreteira como se fez para a frente. Quando a peça medir 20 cm, montar 1 malha no fim das 2 carreiras seguintes (referências para as fendas dos lados) = 82-88-94-102-112-122 malhas. Continuar até a peça medir 54-55-56-57-58-59 cm. Montar, então, para as mangas 3 malhas no fim das 2 carreiras seguintes = 88-94-100-108-118-128 malhas. Continuar em ponto jarreteira. Quando a peça medir 72-74-76-78-80-82 cm, tricotar carreiras encurtadas para o viés dos ombros no lado da cava como se fez para a frente e, AO MESMO TEMPO, quando a peça medir 74-76-78-80-82-84 cm arrematar as 24-24-24-26-26-26 malhas centrais para o decote e terminar cada ombro separadamente. Arrematar então 1 malha na carreira seguinte a partir do decote = restam 31-34-37-40-45-50 malhas para cada ombro.
Quando as carreiras encurtadas tiverem sido tricotadas, tricotar 1 barra jarreteira por cima de todas as malhas do ombro. Arrematar. Tricotar o outro ombro da mesma maneira.

MONTAGEM:
Fazer a costura dos ombros unindo as malhas arrematadas. Costurar então as 3 malhas montadas sob as mangas e fazer a costura dos lados até às fendas dos lados de cada lado da peça (ou seja até restarem 10 cm na frente e 20 cm nas costas). Costurar na alça mais exterior das malhas para evitar que a costura seja demasiado grossa.

GOLA:
Levantar pelo direito cerca de 65-75 malhas (incluindo as malhas em espera) com 1 fio Fabel e 1 fio Kid-Silk (= 2 fios) e a agulha circular 5 mm. Tricotar 2 barras jarreteira em redondo. Tricotar então 1 volta meia e arrematar.

Se pensa ter encontrado um erro, por favor publique o seu comentário ou pergunta na nossa secção Comentários. Ver o modelo DROPS Extra 0-1367 original.