DROPS / 177 / 15

Blue Callas by DROPS Design

Xaile em ponto jarreteira com folhas, tricotado de um lado ao outro, em DROPS Fabel.

DROPS Design: Modelo n.º. fa-369
Grupo de fios A
----------------------------------------------------------
Dimensões: cerca de 90 cm medido ao longo do lado mais curto (malhas arrematadas)
Fios:
DROPS FABEL da Garnstudio (pertence ao grupo de fios A)
200 g cor 100, natural
100 g cor 914, litoral

AGULHA CIRCULAR (60 ou 80 cm) DROPS 4 mm – ou a tamanho necessário para obter 21 malhas e 42 carreiras em ponto jarreteira = 10 cm de largura e 10 cm de altura.

(Continuar para o modelo...)

Tags:

forma: transversal, técnica: ponto de folhas, tipo de modelo: xailes,

----------------------------------------------------------

XAILE:
Tricota-se em ponto jarreteira em idas e voltas na agulha circular.

Montar 3 malhas com a agulha circular 4 mm em natural e tricotar 2 carreiras meia. Continuar da seguinte maneira:
CARREIRA 1 (= pelo avesso): 1 malha meia, 1 laçada, 1 malha meia, 1 laçada e 1 malha meia = 5 malhas. As laçadas tricotam-se sempre em meia na carreira seguinte porque devem formar buracos.
CARREIRA 2 (= pelo direito): 2 malhas tricotadas juntamente em meia, tricotar em meia até restar 1 malha, 1 laçada e 1 malha meia.
CARREIRA 3: Tricotar em meia.
CARREIRA 4: Tricotar em meia até restarem 2 malhas, 1 laçada, 1 malha meia, 1 laçada e 1 malha meia = 7 malhas.
CARREIRA 5: Tricotar em meia.

Repetir as carreiras 2- 5 até haver 45 malhas.

CARREIRAS ENCURTADAS em litoral:
Colocar 1 fio marcador na 32.ª malha pelo direito.
Continuar em litoral e tricotar as carreiras encurtadas da seguinte maneira:
CARREIRA 1 (= pelo direito): Tricotar em meia.
CARREIRA 2 (= pelo avesso): Tricotar em meia.
CARREIRA 3: Tricotar 32 malhas meia.
CARREIRA 4: Virar e tricotar 31 malhas meia na carreira de volta, tricotar a última malha 2 vezes em meia.
CARREIRA 5: Tricotar 29 malhas meia.
CARREIRA 6: Virar e tricotar 28 malhas meia na carreira de volta, tricotar a última malha 2 vezes em meia.
Continuar as carreiras encurtadas e o ponto jarreteira, virar 4 malhas mais cedo em todas as carreiras pelo direito e aumentar 1 malha no fim de cada carreira pelo avesso.
Continuar desta maneira até restarem 11 malhas antes de virar, virar e tricotar a última malha 2 vezes em meia. Tricotar 2 carreiras meia em todas as malhas.
Continuar a tricotar da seguinte maneira – pelo direito:
CARREIRA 1: Tricotar 2 malhas juntamente em meia (= há 1 malha na agulha), tricotar 10 malhas meia.
CARREIRA 2: Virar e tricotar a carreira de volta em meia.
CARREIRA 3: Tricotar 2 malhas juntamente em meia (= há 1 malha na agulha), tricotar 13 malhas meia.
CARREIRA 4: Virar e tricotar a carreira de volta em meia.
CARREIRA 5: Tricotar 2 malhas juntamente em meia (= há 1 malha na agulha), tricotar 16 malhas meia.
CARREIRA 6: Virar e tricotar a carreira de volta em meia.
Continuar as carreiras encurtadas e o ponto jarreteira, virar 4 malhas mais perto da malha com o fio marcador de cada vez que virar a peça, e tricotar 2 malhas juntamente em meia no princípio de cada carreira pelo direito. Continuar desta maneira até 32 malhas terem sido tricotadas antes de virar, virar e tricotar a carreira de volta em meia. Tricotar 1 carreira meia pelo direito e 1 carreira meia pelo avesso = 45 malhas.

PONTO JARRETEIRA com aumentos em natural.
CARREIRA 1 (= pelo direito): 2 malhas tricotadas juntamente em meia, tricotar em meia até restar 1 malha, 1 laçada e 1 malha meia.
CARREIRA 2 (= pelo avesso): Tricotar em meia.
CARREIRA 3: Tricotar em meia até restarem 2 malhas, 1 laçada, 1 malha meia, 1 laçada e 1 malha meia = 47 malhas.
CARREIRA 4: Tricotar em meia.
CARREIRA 5: 2 malhas tricotadas juntamente em meia, tricotar em meia até restar 1 malha, 1 laçada e 1 malha meia.
CARREIRA 6: Tricotar em meia até restarem 20 malhas, virar.
CARREIRA 7: Tricotar em meia até restarem 2 malhas, 1 laçada, 1 malha meia, 1 laçada e 1 malha meia = 49 malhas.
CARREIRA 8: Tricotar em meia.
Repetir mais 3 vezes as carreiras 1- 8= 61 malhas.

Continuar em litoral e tricotar as carreiras encurtadas como antes.

Continuar a tricotar alternadamente o ponto jarreteira com aumentos em natural e as carreiras encurtadas em litoral.

Continuar até haver 10 séries de carreiras encurtadas em litoral = 189 malhas (ou o comprimento desejado), e arrematar frouxamente.

Se pensa ter encontrado um erro, por favor publique o seu comentário ou pergunta na nossa secção Comentários. Ver o modelo DROPS 177-15 original.