DROPS / 176 / 5

Honey Blossom by DROPS Design

Pulôver com ponto rendado, tricotado de cima para baixo, com mangas ¾, em DROPS Merino Extra Fine. Do S ao XXXL.

DROPS Design: Modelo nº me-101
Grupo de fios B

----------------------------------------------------------
Tamanhos: S - M - L - XL - XXL - XXXL
Fios:
DROPS MERINO EXTRA FINE da Garnstudio (pertence ao grupo de fios B)
400-450-500-550-600-650 g cor 24, amarelo claro

AGULHAS DE PONTAS DUPLAS OU CIRCULARES (40 e 80 cm) DROPS 4 mm – ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 21 malhas e 28 carreiras em ponto meia = 10 cm de largura e 10 cm de altura.

----------------------------------------------------------

Ver os diagramas A.1 a A.5.

RAGLAN:
MANGAS:
Os aumentos das mangas estão incluídos nos diagramas A.1, A.2 e A.4. Aumentar 1 malha de cada lado de cada manga a cada 2 carreiras, tricotar as laçadas em meia na carreira seguinte para formar buracos.

COSTAS & FRENTE:
Aumentar 1 malha de cada lado da frente e 1 malha de cada lado das costas da seguinte maneira (= 4 malhas aumentadas ao todo):
Aumentar da seguinte maneira: começando 2 malhas antes de A.1, tricotar: 1 laçada, 2 malhas meia, A.1, 2 malhas meia, 1 laçada. Repetir antes e depois do A.1 seguinte. Na carreira seguinte, tricotar as laçadas em meia para formar buracos.

Quando aumentar a cada 4 carreiras, fazer da seguinte maneira:
CARREIRA 1: Começando 2 malhas antes de A.1: Fazer 1 laçada, tricotar 2 malhas meia, A.1, 2 malhas meia, fazer 1 laçada. Repetir antes e depois do A.1 seguinte.
CARREIRA 2: Tricotar as laçadas em meia para formar buracos.
CARREIRA 3: Começando 4 malhas antes de A.1, tricotar: 2 malhas juntamente em meia, 1 laçada, 2 malhas meia, A.1, 2 malhas meia, 1 laçada, deslizar 1 malha em meia, 1 malha meia, passar a malha deslizada por cima da malha tricotada – não se fazem aumentos, mas o motivo rendado continua como antes. Repetir antes e depois do A.1 seguinte.
CARREIRA 4: Tricotar as laçadas em meia para formar buracos.

AUMENTOS:
Começando 1 malha antes do fio marcador, fazer 1 laçada, tricotar 2 malhas meia (o fio marcador fica entre estas 2 malhas), 1 laçada. Tricotar as laçadas torcidas em meia na carreira seguinte.

DIMINUIÇÕES:
Começando 3 malhas antes do fio marcador, tricotar: 2 malhas juntamente em meia, 2 malhas meia (o fio marcador fica entre estas 2 malhas), deslizar 1 malha em meia, 1 malha meia, passar a malha deslizada por cima da malha tricotada. Tricotar em ponto meia as malhas a meio sob a manga que já não se podem tricotar no ponto fantasia.
----------------------------------------------------------

PULÔVER:
Tricota-se de cima para baixo, em redondo na agulha circular, a partir do meio da parte de trás. Montar 94-98-102-106-110-114 malhas com a agulha circular 4 mm em Merino Extra Fine. Tricotar 2 BARRAS JARRETEIRA – ver acima - e, na última carreira da barra jarreteira, aumentar 20 malhas a intervalos regulares = 114-118-122-126-130-134 malhas. Continuar da seguinte maneira: Tricotar 19-20-21-22-23-24 malhas em ponto meia (= metade das costas), 1 laçada, 1 malha em ponto meia, A.1 (= 17 malhas) (= manga direita), 1 malha em ponto meia, 1 laçada, 38-40-42-44-46-48 malhas em ponto meia (= frente), 1 laçada, 1 malha em ponto meia, A.1 (= manga esquerda), 1 malha em ponto meia, 1 laçada, 19-20-21-22-23-24 malhas em ponto meia (= metade das costas). O 1.º aumento do RAGLAN está, agora, feito. Continuar desta maneira no ponto fantasia e em ponto meia. Aumentar para o raglan como explicado acima. Para as mangas, aumentar 22-26-29-31-32-33 vezes a cada 2 carreiras, para as costas e a frente, aumentar 0-0-0-0-0-6 vezes em todas as carreiras, 14-16-17-25-32-30 vezes a cada 2 carreiras e, por fim, 4-5-6-3-0-0 vezes a cada 4 carreiras.

NOTA! Quando A.1 está terminado, continuar da seguinte maneira (nas malhas das mangas): A.2 (= 8 malhas), A.3 (= 12 malhas), A.4 (= 7 malhas). Quando A.2, A.3 e A.4 tiverem sido tricotados 1 vez em altura, tricotar da seguinte maneira: A.2, A.3 por cima das 36 malhas seguintes (= 3 vezes), A.4. de cada vez que A.2 a A.4 tiverem sido tricotados 1 vez em altura, continuar com 2 motivos de A.3 a mais entre A.2 e A.4. Arrematar A.2, A.3 e A.4 quando se aumentou 22-26-29-31-32-33 vezes ao todo nas mangas e 18-21-23-28-32-36 vezes ao todo na frente e nas costas.

Quando todos os aumentos estiverem feitos, temos 61-69-75-79-81-83 malhas para cada manga, 76-84-90-102-112-122 malhas para a frente e as costas = 274-306-330-362-386-410 malhas ao todo. Tricotar a carreira seguinte da seguinte maneira:

Tricotar 38-42-45-51-56-61 malhas (= metade das costas), colocar as 61-69-75-79-81-83 malhas seguintes num fio (= manga), montar 8-8-10-10-12-14 malhas, tricotar as 76-84-90-102-112-122 malhas seguintes (= frente), colocar as 61-69-75-79-81-83 malhas seguintes num fio (= manga), montar 8-8-10-10-12-14 malhas, tricotar as 38-42-45-51-56-61 últimas malhas (= metade das costas).

COSTAS & FRENTE:
Temos, então, 168-184-200-224-248-272 malhas para as costas e a frente. Continuar em ponto meia. Enfiar um fio marcador nos lados, a meio das 8-8-10-10-12-14 novas malhas montadas. PASSAR A MEDIR A PEÇA A PARTIR DAQUI! Quando a peça medir 3 cm, aumentar 1 malha de cada lado de cada fio marcador (= 4 aumentos), aumentar 4 vezes ao todo a cada 7 cm – VER AUMENTOS! = 184-200-216-240-264-288 malhas. Quando a peça medir 27-26-26-26-27-29 cm tricotar A.5 em todas as malhas e arrematar. A peça mede cerca de 50-52-54-56-58-60 cm a partir da carreira de montagem.

MANGAS:
Colocar as malhas em espera nas agulhas de pontas duplas 4 mm e levantar 1 malha em cada uma das 8-8-10-10-12-14 malhas montadas sob a manga = 69-77-85-89-93-97 malhas. Enfiar um fio marcador a meio das novas malhas = meio sob a manga. Continuar A.3, tricotar em ponto meia as malhas a meio sob a manga que já não se podem tricotar no ponto fantasia. Continuar desta maneira. Quando a peça medir 3-3-3-5-5-5 cm, diminuir 1 malha de cada lado do fio marcador, 9-12-15-16-17-18 vezes ao todo a cada 3-2-1½-1½-1-1 cm – VER DIMINUIÇÕES = 51-53-55-57-59-61 malhas. Quando a peça medir 33-30-29-28-28-28 cm, tricotar A.5 em todas as malhas. Arrematar quando A.5 tiver sido tricotado 1 vez em altura. A manga mede cerca de 36-33-32-31-31-31 cm. Tricotar uma outra manga igual.

= 1 laçada entre 2 malhas
= deslizar 1 malha em meia, tricotar 2 malhas juntamente em meia, passar a malha deslizada por cima das malhas tricotadas juntamente

Se pensa ter encontrado um erro, por favor publique o seu comentário ou pergunta na nossa secção Comentários. Ver o modelo DROPS 176-5 original.