DROPS / 174 / 14

Twin River by DROPS Design

Pulôver para homem com ponto texturado e raglan, em DROPS Nepal. Do S ao XXXL.

DROPS design: Modelo n.º ne-236

Grupo de fios C ou A + A
----------------------------------------------------------
650-750-800-900-1000-1100 g cor n.º 6314, azul denim

AGULHAS DE PONTAS DUPLAS E CIRCULAR (60 ou 80 cm) DROPS 5 mm - ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 17 ms/pts x 24 carreiras no ponto fantasia A.1 = 10 x 10 cm.

(Continuar para o modelo...)

Tags:

forma: raglan, mangas: mangas compridas, técnica: textura, tipo de modelo: pulôveres,

----------------------------------------------------------

----------------------------------------------------------

PONTO FANTASIA:
Ver os diagramas A.1 e A.2.

RAGLAN:
Diminuir da seguinte maneira antes de A.2: Tricotar até restarem 2 ms/pts antes de A.2, tricotar as 2 ms/pts seguintes juntamente em meia.
Diminuir da seguinte maneira depois de A.2: Deslizar 1 m/p em meia, 1 m/p meia, passar a m/p deslizada por cima da m/p tricotada

AUMENTOS (COSTAS & FRENTES):
Aumentar 4 ms/pts da seguinte maneira:
Tricotar até restar 1 m/p antes do marcador no lado, 1 laçada, tricotar 2 ms/pts em ponto jarreteira, 1 laçada (= 2 aumentos). Repetir estes aumentos do outro lado da peça.
Na carreira seguinte, tricotar a laçada torcida (= na alça de trás e não na alça da frente) para evitar buracos. Tricotar as novas ms/pts em ponto jarreteira.

AUMENTOS (MANGAS):
Aumentar da seguinte maneira a meio sob a manga:
Tricotar até restar 1 m/p antes do marcador, 1 laçada, tricotar 2 ms/pts en ponto jarreteira, 1 laçada. Na carreira seguinte, tricotar a laçada torcida para evitar buracos. Tricotar os aumentos no ponto fantasia à medida que for tricotando. NOTA: Tricotar a m/p de cada lado do marcador em ponto jarreteira (= 2 ms/pts em ponto jarreteira a meio sob a manga).

DIMINUIÇÕES RAGLAN (ELEVAÇÃO):
Todas as diminuições são feitas pelo direito!
Diminuir da seguinte maneira depois de A.2: 3 ms/pts tricotadas juntamente em meia torcida (= na alça de trás e não na alça da frente).
Diminuir da seguinte maneira antes de A.2: Tricotar até restarem 3 ms/pts antes de A.2, 3 ms/pts tricotadas juntamente em meia.
----------------------------------------------------------

PULÔVER:
Tricota-se em redondo.

COSTAS & FRENTE:
Montar 150-162-168-192-210-234 ms/pts em Nepal com a agulha circular 5 mm e tricotar: *1 m/p liga/tricô, (1 m/p meia, 2 ms/pts liga/tricô), repetir de (-) mais 23-25-26-30-33-37 vezes, 1 m/p meia, 1 m/p liga/tricô, colocar um marcador aqui (= lado)*, repetir de * a * mais 1 vez. NOTA: Fazer seguir os marcadores à medida que for tricotando. Continuar o canelado/barra em redondo desta maneira até a peça medir 4 cm. Continuar, então, no ponto fantasia A.1 da seguinte maneira: tricotar as 2 últimas ms/pts de A.1, depois, repetir A.1 em toda a carreira até restar 1 m/p, terminar com a 1.ª m/p de A.1. NÃO ESQUECER DE MANTER A MESMA TENSÃO DA INDICADA PARA A AMOSTRA! A 13-13-14-14-15-15 cm de altura total, aumentar 1 m/p de cada lado de cada marcador – ver AUMENTOS (COSTAS & FRENTE). Repetir estes aumentos quando a peça medir 27-28-29-29-30-30 cm = 158-170-176-200-218-242 ms/pts. A 41-41-42-42-42-42 cm de altura total (ajustar a altura para que a carreira seguinte seja a 2.ª carreira de A.1), formar as cavas da seguinte maneira: Arrematar as 5 primeiras ms/pts da carreira, tricotar as 69-75-78-90-99-111 ms/pts seguintes, arrematar as 10 ms/pts seguintes para a cava, tricotar as 69-75-78-90-99-111 ms/pts seguintes, arrematar as 5 últimas ms/pts. Cortar o fio. Colocar em espera e tricotar as mangas.

MANGAS:
Tricotam-se em redondo nas agulhas de pontas duplas.
Montar 42-42-42-48-48-48 ms/pts em Nepal nas agulhas de pontas duplas 5 mm. Colocar um marcador no princípio da carreira = a meio sob a manga. Tricotar em canelado/barra da seguinte maneira: 1 m/p liga/tricô, 1 m/p meia, *2 ms/pts liga/tricô, 1 m/p meia*, repetir de * a * até restar 1 m/p, 1 m/p liga/tricô. Continuar desta maneira em redondo até o canelado/barra medir 4 cm. Tricotar, então, no ponto fantasia da seguinte maneira: Tricotar as 2 últimas ms/pts de A.1, repetir A.1 até restar 1 m/p e terminar com a 1.ª m/p de A.1. A 9-8-7-6-10-9 cm de altura total, aumentar 1 m/p de cada lado do marcador – ver AUMENTOS (MANGAS). Aumentar desta maneira cerca de 8-11-14-14-14-17 vezes ao todo a cada 13-9-7-7-6-5 carreiras = 58-64-70-76-76-82 ms/pts. A 51-50-49-48-47-46 cm de altura total - ajustar a altura para que a carreira seguinte seja a 2.ª de A.1 -, arrematar as 10 ms/pts a meio sob a manga (= 5 ms/pts de cada lado do marcador) = 48-54-60-66-66-72 ms/pts. Tricotar a outra manga da mesma maneira.

ENCAIXE:
Colocar as ms/pts das mangas na mesma agulha circular 5 mm que as costas e a frente, por cima das ms/pts arrematadas para as cavas = 234-258-276-312-330-366 ms/pts. Não tricotar as ms/pts. Colocar um marcador a cada transição das mangas com as costas/a frente = 4 marcadores. Começar a carreira pelas costas, 4 ms/pts depois do marcador entre a manga e as costas.
Continuar, então, no ponto fantasia como antes e tricotar também A.2 (= 8 ms/pts) a cada transição entre as costas/a frente e as mangas (os marcadores estão a meio de A.2). Na carreira seguinte, começar a diminuir para o RAGLAN – ver acima! NOTA: Diminui-se de forma diferente nas costas/na frente e nas mangas da seguinte maneira:
RAGLAN COSTAS & FRENTE:
Diminuir 21-24-24-24-26-26 vezes a cada 2 carreiras e 0-0-0-6-7-13 vezes em todas as carreiras (= 21-24-24-30-33-39 vezes ao todo).
RAGLAN MANGAS:
Diminuir 6-6-4-3-5-5 vezes a cada 4 carreiras e 9-12-17-21-19-22 vezes a cada 2 carreiras (= 15-18-21-24-24-27 vezes ao todo).

Quando todas as diminuições estiverem feitas, restam 90-90-96-96-102-102 ms/pts (= 144-168-180-216-228-264 diminuições ao todo).

Tricotar, então, as 72-72-78-78-84-84 primeiras ms/pts no ponto fantasia como antes, colocar 1 marcador aqui (= entre A.2 e a manga direita). Tricotar então uma elevação para o decote, em idas e voltas, no ponto fantasia como antes e, AO MESMO TEMPO, diminuir para o raglan em todas as carreiras pelo direito por cima das ms/pts tricotadas – VER DIMINUIÇÕES RAGLAN (ELEVAÇÃO) da seguinte maneira: NOTA: Puxar o fio de cada vez que se vira para evitar buracos.
CARREIRA 1 (= pelo direito): Tricotar 55-55-58-58-61-61 ms/pts (= incluindo as 8 ms/pts a diminuir),
CARREIRA 2 (= pelo avesso): Virar e tricotar 45-45-48-48-51-51 ms/pts,
CARREIRA 3: Virar e tricotar 43-43-46-46-49-49 ms/pts (= incluindo as 8 ms/pts a diminuir),
CARREIRA 4: Virar e tricotar 33-33-36-36-39-39 ms/pts.
Temos, então, um total de 74-74-80-80-86-86 ms/pts.
Virar e continuar em redondo, em canelado/barra, da seguinte maneira: Tricotar as ms/pts meia em meia e as ms/pts ponto jarreteira em liga/tricô até o canelado/barra medir 4 cm. Arrematar as ms/pts como elas se apresentam. O pulôver mede 64-66-68-70-72-74 cm a partir da carreira de montagem e até ao ombro. Arrematar.

MONTAGEM:
Fechar a abertura sob as mangas com uma costura.

Se pensa ter encontrado um erro, por favor publique o seu comentário ou pergunta na nossa secção Comentários. Ver o modelo DROPS 174-14 original.