DROPS / 174 / 1

Jackson by DROPS Design

Casaco para homem com torcidos simples, ponto texturado e gola xaile, em DROPS Karisma. Do XS ao XXXL.

DROPS design: Modelo n.º u-805
Grupo de fios B
----------------------------------------------------------
Tamanhos: XS/S - M - L - XL - XXL - XXXL
Fios:
DROPS KARISMA da Garnstudio
750-850-900-1000-1100-1200 g cor n.º 21, cinza médio

AGULHAS DE PONTAS DUPLAS E CIRCULARES (40 e 80 cm) DROPS 4 mm - ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 21 ms/pts x 28 carreiras em ponto meia = 10 x 10 cm.
AGULHAS DE PONTAS DUPLAS E CIRCULAR (80 cm) DROPS 3 mm - para o canelado/barra.
AGULHA PARA TORCIDOS DROPS.
BOTÕES DROPS EM CORNO DE BÚFALO, N.º 538: 6 para todos os tamanhos.

----------------------------------------------------------

----------------------------------------------------------

Ver os diagramas A.1 a A.5. Os diagramas mostram todas as carreiras do ponto fantasia, vistas pelo direito.

DICA TRICÔ (orla das frentes):
Para evitar que a orla das frentes não apertem a peça em altura, tricotar carreiras encurtadas por cima das orlas da frente da seguinte maneira: *Começando a meio da frente, tricotar as 10 primeiras ms/pts em meia (= orla da frente), virar, deslizar a 1.ª m/p em meia, puxar o fio e tricotar as restantes ms/pts em meia*, repetir de * a * a cerca de cada 10 carreiras.

AUMENTOS-1 (gola xaile):
Aumentar 1 m/p na parte da frente -última m/p no meio do lado da frente - tricotando 2 vezes esta m/p alternadamente na alça da frente e na alça de trás.

AUMENTOS-2 (meio sob a manga):
Aumentar 1 m/p de cada lado da m/p com o marcador a meio sob a manga. Para aumentar 1 m/p, fazer 1 laçada, na carreira seguinte, tricotar a laçada torcida (= na alça de trás e não na alça da frente) para evitar buracos. Tricotar os aumentos no ponto fantasia A.3.

DIMINUIÇÕES (decote):
Diminuir antes/depois das 10 ms/pts da orla da frente em ponto jarreteira + os aumentos para a gola xaile. Todas as diminuições são feitas pelo direito!
Diminuir da seguinte maneira antes da orla da frente + as ms/pts da gola: 2 ms/pts tricotadas juntamente em meia.
Diminuir da seguinte maneira depois das ms/pts da gola + da orla da frente: Deslizar 1 m/p em meia, 1 m/p meia, passar a m/p deslizada por cima da m/p tricotada.

CASAS:
Fazer as casas pelo direito, na orla da frente esquerda (quando se usa o casaco). 1 casa = tricotar 6 ms/pts de orla da frente como antes, deslizar a penúltima m/p da agulha direita por cima da última m/p, 1 m/p meia, deslizar a penúltima m/p da agulha direita por cima da última m/p (2 ms/pts arrematadas), tricotar as 3 últimas ms/pts em meia. Na carreira seguinte, montar 2 ms/pts por cima das ms/pts arrematadas.
Fazer as casas quando a peça medir (em cm de altura total):
TAMANHOS XS/S: 2, 12, 21, 31, 40 e 50 cm.
TAMANHOS M: 2, 12, 21, 31, 41 e 51 cm.
Tamanhos L: 2, 12, 22, 32, 42 e 52 cm.
TAMANHOS XL: 3, 13, 23, 33, 43 e 53 cm.
Tamanhos XXL: 3, 13, 23, 33, 43 e 54 cm.
TAMANHOS XXXL: 3, 13, 24, 34, 45 e 55 cm.
----------------------------------------------------------

CASACO:
Tricota-se em idas e voltas na agulha circular a partir do meio da frente.

COSTAS & FRENTES:
Montar 243-271-299-327-355-383 ms/pts (incluindo 10 ms/pts de orla da frente de cada lado da peça) com a agulha circular 3 mm em Karisma. Tricotar 1 carreira liga/tricô pelo avesso e, depois, a carreira seguinte da seguinte maneira pelo direito: 10 ms/pts de orla da frente em ponto jarreteira – ver acima -, A.1A (= 28 ms/pts), *3 ms/pts meia, 4 ms/pts liga/tricô*, repetir de * a * 11-13-15-17-19-21 vezes ao todo, 3 ms/pts meia, 7 ms/pts liga/tricô (= meio da parte de trás), *3 ms/pts meia, 4 ms/pts liga/tricô*, repetir de * a * 11-13-15-17-19-21 vezes ao todo, 3 ms/pts meia, A.2A (= 28 ms/pts) e 10 ms/pts de orla da frente em ponto jarreteira. Na carreira de volta pelo avesso, tricotar em ponto jarreteira por cima do ponto jarreteira, as ms/pts liga/tricô em liga/tricô e as ms/pts meia em meia. Continuar o canelado/barra desta maneira até a peça medir 8 cm - não esquecer as CASAS na orla da frente esquerda – ver acima - e ver DICA TRICÔ. Tricotar a carreira seguinte da seguinte maneira pelo direito: 10 ms/pts de orla da frente como antes, A.1B (= passa-se de 28 para 25 ms/pts), *3 ms/pts meia, 2 ms/pts liga/tricô, 2 ms/pts tricotadas juntamente em liga/tricô*, repetir de * a * 11-13-15-17-19-21 vezes ao todo, 3 ms/pts meia, 2 ms/pts tricotadas juntamente em liga/tricô, 3 ms/pts liga/tricô, 2 ms/pts tricotadas juntamente em liga/tricô, *3 ms/pts meia, 2 ms/pts liga/tricô, 2 ms/pts tricotadas juntamente em liga/tricô*, repetir de * a * 11-13-15-17-19-21 vezes ao todo, 3 ms/pts meia, A.2B (= passa-se de 28 para 25 ms/pts) e 10 ms/pts de orla da frente como antes = 213-237-261-285-309-333 ms/pts. Na carreira de volta pelo avesso, tricotar em ponto jarreteira por cima do ponto jarreteira, as ms/pts liga/tricô em liga/tricô e as ms/pts meia em meia, (tricotar A.1B e A.2B como indicado nos diagramas). Continuar com a agulha circular 4 mm e tricotar a carreira seguinte pelo direito da seguinte maneira: 10 ms/pts de orla da frente como antes, A.4 (= 25 ms/pts), tricotar A.3A nas 72-84-96-108-120-132 ms/pts seguintes (= 12-14-16-18-20-22 motivos de 6 ms/pts), A.3B (= 5 ms/pts), A.3C nas 66-78-90-102-114-126 ms/pts seguintes (= 11-13-15-17-19-21 motivos de 6 ms/pts), A.5 (= 25 ms/pts) e terminar com 10 ms/pts de orla da frente como antes. Colocar 1 marcador na 59.ª-65.ª-71.ª-77.ª-83.ª-89.ª m/p a partir do rebordo, de cada lado da peça (os marcadores ficam num ponto jarreteira dos lados). Continuar o ponto fantasia desta maneira e fazer seguir os marcadores à medida que for tricotando. NÃO ESQUECER DE MANTER A MESMA TENSÃO DA INDICADA PARA A AMOSTRA! A 46-47-48-49-50-51 cm de altura total, arrematar para as cavas 7 ms/pts de cada lado da peça (ou seja, arrematar a m/p com o marcador + 3 ms/pts de cada lado dessa m/p). Terminar então as frentes e as costas separadamente.

COSTAS:
= 89-101-113-125-137-149 ms/pts. Continuar A.3 como antes e arrematar para as cavas no princípio de cada carreira de cada lado da peça: 0-0-2-5-5-7 vezes 2 ms/pts e 2-2-4-4-4-6 vezes 1 m/p = 85-97-97-97-109-109 ms/pts. Continuar até a peça medir 66-68-70-72-74-76 cm. Arrematar, então, as 23-27-27-27-29-29 ms/pts centrais para o decote e terminar cada ombro separadamente. Arrematar 2 ms/pts na carreira seguinte a partir do decote = restam 29-33-33-33-38-38 ms/pts para l'ombro. Continuar até a peça medir 68-70-72-74-76-78 cm e arrematar frouxamente. Repetir para o outro ombro.

FRENTE ESQUERDA:
= 55-61-67-73-79-85 ms/pts. Continuar como antes e formar a cava no princípio de cada carreira a partir do lado como se fez para as costas. AO MESMO TEMPO, quando 2 carreiras tiverem sido tricotadas nas orlas das frentes depois da última casa, tricotar 1 barra jarreteira (= 2 carreiras meia) apenas nas 10 primeiras ms/pts da orla da frente (não tricotar as outras ms/pts). Tricotar então em todas as ms/pts como antes novamente. AO MESMO TEMPO, aumentar para a gola xaile 1 m/p no meio do lado da frente – VER AUMENTOS-1 -, 18-18-18-20-20-20 vezes ao todo a cada 2 carreiras. AO MESMO TEMPO, quando a peça medir 52-53-54-55-56-57 cm (2 cm devem ter sido tricotados depois da última casa), diminuir 1 m/p para o decote - VER DIMINUIÇÕES - 10-12-12-12-13-13 vezes ao todo a cada 2 carreiras (ou seja, em todas as carreiras pelo direito) e 4 vezes para todos os tamanhos a cada 4 carreiras (ou seja, a cada 2 carreiras pelo direito). Quando todos os aumentos da gola e as diminuições do decote estiverem feitas, temos 57-61-61-63-68-68 ms/pts. A 68-70-72-74-76-78 cm de altura total, arrematar 29-33-33-33-38-38 ms/pts para o ombro = restam 28-28-28-30-30-30 ms/pts para a gola. Tricotar estas ms/pts em idas e voltas em ponto jarreteira da seguinte maneira: *1 barra jarreteira em todas as ms/pts, 1 barra jarreteira nas 18-18-18-20-20-20 primeiras ms/pts*, repetir de * a * até a gola medir cerca de 9-9-9-10-10-10 cm no lado mais estreito (mede cerca de 18-18-18-20-20-20 cm na parte mais larga). Arrematar.

FRENTE DIREITA:
Tricotar como a frente esquerda mas em sentido contrário. NOTA: Não fazer casas na orla da frente direita. Quando se tricota 1 barra jarreteira apenas nas 10 ms/pts no meio do lado da frente - ajustar a altura com a da frente esquerda.

MANGAS:
Montar 56-56-63-63-63-70 ms/pts com as agulhas de pontas duplas 3 mm em Karisma. Tricotar 1 carreira meia. Tricotar a carreira seguinte da seguinte maneira: *3 ms/pts meia, 4 ms/pts liga/tricô*, repetir de * a * em toda a carreira. A 6 cm de altura total, tricotar a carreira seguinte da seguinte maneira: *3 ms/pts meia, 2 ms/pts liga/tricô, 2 ms/pts tricotadas juntamente em liga/tricô*, repetir de * a * em toda a carreira = 48-48-54-54-54-60 ms/pts. Continuar com as agulhas de pontas duplas 4 mm e tricotar o diagrama A.3A. Colocar 1 marcador na última m/p da carreira (ou seja, numa m/p em ponto jarreteira = meio sob a manga) e fazer seguir o marcador à medida que for tricotando. A 8 cm de altura total, aumentar 18-20-20-22-25-25 vezes 2 ms/pts a meio sob a manga - VER AUMENTOS-2, no tamanho S: a cada 7 carreiras, nos tamanhos M + L: a cada 6 carreiras, no tamanho XL: a cada 5 carreiras, no tamanho XXL: alternadamente a cada 4 e 5 carreiras e no tamanho XXXL: a cada 4 carreiras = 84-88-94-98-104-110 ms/pts. A 53-53-51-49-49-46 cm de altura total (NOTA: mais curto nos tamanhos grandes porque o arredondado da manga é mais comprido e os ombros mais largos), arrematar as 7 ms/pts a meio sob a manga (= a m/p com o marcador + 3 ms/pts de cada lado dessa m/p). Tricotar, então, o arredondado da manga em idas e voltas na agulha circular. Continuar o ponto fantasia e, AO MESMO TEMPO, arrematar no princípio de cada carreira de cada lado da peça da seguinte maneira: 1 vez 3 ms/pts, 1-1-2-3-3-4 vezes 2 ms/pts e 2-2-3-3-3-6 vezes 1 m/p. Arrematar então 2 ms/pts de cada lado da peça até a manga medir 59 cm para todos os tamanhos, arrematar então 1 vez 3 ms/pts de cada lado da peça e arrematar as restantes ms/pts. A manga mede cerca de 60 cm para todos os tamanhos. Tricotar a outra manga da mesma maneira.

MONTAGEM:
Fazer a costura dos ombros. Unir a gola a meio da parte de trás (ter atenção para que a costura não seja visível quando a gola for virada). Costurar a gola ao longo do decote das costas.
Montar as mangas. Costurar os botões na orla da frente direita.

= nenhuma m/p - saltar este quadrado
= 2 ms/pts tricotadas juntamente em liga/tricô
= deslizar 5 ms/pts para a agulha auxiliar, colocada à frente da peça, 5 ms/pts meia, retomar as 5 ms/pts em espera e tricotá-las em meia
= deslizar 5 ms/pts para a agulha auxiliar, colocada atrás da peça, 5 ms/pts meia, retomar as 5 ms/pts em espera e tricotá-las em meia

Se pensa ter encontrado um erro, por favor publique o seu comentário ou pergunta na nossa secção Comentários. Ver o modelo DROPS 174-1 original.