DROPS Extra / 0-1295

Sweet Indigo by DROPS Design

Pulôver raglan DROPS com ponto rendado, abotoado a meio da parte de trás, crochetado de cima para baixo, em ”Cotton Viscose”. Do S ao XXXL.

DROPS design: Modelo n.º n-180
Grupo de fios A
----------------------------------------------------------
Tamanhos: S - M - L - XL - XXL - XXXL
Fios:
DROPS COTTON VISCOSE da Garnstudio
550-600-650-750-800-900 g cor n.º 27, lilás

AGULHA DE CROCHÉ DROPS 3,5 mm – ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 22 pa/pb x 14 carreiras no ponto fantasia A.1 = 10 x 10 cm.
BOTÕES DROPS MADREPÉROLA CÔNCAVOS (branco), nº521: 3-3-3-3-4-4

Comentários (7)
----------------------------------------------------------

----------------------------------------------------------

DICA CROCHÉ:
Substituir o 1.º pa no princípio de cada carreira de pa por 3 pc.
No princípio de cada carreira de pb, começar por 1 pc – este pc NÃO SUBSTITUI o 1.º pb.
No fim de cada carreira de pb ou de pa, crochetar o último pb/pa no 1.º pb ou no 3.º pc do princípio da carreira precedente (em função da carreira precedente, quer seja uma carreira de pb ou quer seja uma carreira de pa).
No princípio de cada carreira de pa, substituir o 1.º pa por 3 pc e terminar a carreira com 1 pbx no 3.º pc.
No princípio de cada carreira de pb, começar por 1 pc (este pc NÃO SUBSTITUI o 1.º pb), terminar a carreira com 1 pbx no 1.º pc.

PONTO FANTASIA:
Ver diagramas A.1 a A.3. Quando as carreiras 1-5 tiverem sido crochetadas 1 vez, repetir as carreiras 2-5.

AUMENTOS:
Para aumentar 1 ponto, crochetar 2 pb/pa no mesmo ponto.

DIMINUIÇÕES:
Crochetar 1 pb/pa mas não fazer a última laçada (= 2 argolas estão na agulha de croché), crochetar então o pb seguinte/pa mas na última laçada, crochetar todos os pontos na agulha de croché = 1 pb/pa diminuído.
-----------------------------------------------------------

PULÔVER:
Crocheta-se de cima para baixo, em idas e voltas a partir do meio da parte de trás.

ENCAIXE:
Montar uma corrente de 134-134-147-147-158-158 pc com a agulha de croché 3.5 mm em Cotton Viscose. Crochetar a 1.ª carreira da seguinte maneira pelo avesso: 1 pb no 2.º pc a partir da agulha de croché - VER DICA CROCHÉ, *saltar 1 pc, 1 pb em cada um dos 3 pc seguintes*, repetir de * a * até restar 0-0-1-1-0-0 pc e terminar com 1 pb em cada um dos 0-0-1-1-0-0 últimos pc = 100-100-110-110-118-118 pb (incluindo 4 pb de cada lado da peça, a meio da parte de trás para as orlas de abotoamento).
Crochetar 1 carreira de pb (= 1 pb em cada ponto da carreira precedente). Crochetar então 1 carreira de pb pelo avesso e, ao mesmo tempo, aumentar 24-24-22-22-22-22 pb a intervalos regulares – VER AUMENTOS = 124-124-132-132-140-140 pb – NOTA: não aumentar por cima dos 4 pb de cada lado da peça.

LER COM ATENÇÃO AS RESTANTES EXPLICAÇÕES ANTES DE CONTINUAR E NÃO ESQUECER DE MANTER A MESMA TENSÃO DA INDICADA PARA A AMOSTRA!
Crochetar a carreira seguinte da seguinte maneira pelo direito: A.1 nos 17-17-19-19-21-21 primeiros pb (os 4 primeiros pontos no princípio da carreira = orla de abotoamento), 2 pb em cada um dos 2 pb seguintes (= aumento raglan), A.2 por cima dos 6 pontos seguintes (ou seja 1 pb no 1.º pb, 6 pc, saltar 4 pb, 1 pb no pb seguinte) (= metade das costas), 2 pb no ponto seguinte, 1 pb em cada um dos 14 pb seguintes, 2 pb no pb seguinte (= manga), A.2 por cima dos 6 pb seguintes, 2 pb em cada um dos 2 pb seguintes, 1 pb em cada um dos 26-26-30-30-34-34 pb seguintes, 2 pb em cada um dos 2 pb seguintes (= frente), A.2 por cima dos 6 pb seguintes, 2 pb no pb seguinte, 1 pb em cada um dos 14 pb seguintes, 2 pb no pb seguinte (= manga), A.2 por cima dos 6 pontos seguintes, 2 pb em cada um dos 2 pb seguintes, 1 pb em cada um dos 17-17-19-19-21-21 últimas pb (= metade das costas - os 4 últimos pb no fim da carreira = orla de abotoamento), virar – NOTA: contar os aumentos desta carreira no número total de aumentos para o raglan.
Continuar em idas e voltas com A.1 por cima das mangas, da frente e das costas (ou seja, 2 carreiras de pa, 2 carreiras de pb) e A.2 a cada transição entre as costas/a frente e as mangas (quando as carreiras 1-5 tiverem sido crochetadas 1 vez, repetir as carreiras 2-5). AO MESMO TEMPO, aumentar para o raglan em todas as carreiras da seguinte maneira - NOTA: aumenta-se de forma diferente na frente/nas costas e nas mangas:

AUMENTOS RAGLAN FRENTE E COSTAS:
Aumentar 2 pontos antes/depois de A.2 nas costas e na frente crochetando 2 pa/pb em cada um dos 2 últimos pb/pa antes/depois de A.2 na frente e nas costas.
Repetir estes aumentos de 2 pa antes/depois de A.2 (= 8 pontos aumentados) 3-6-6-11-13-18 vezes ao todo em todas as carreiras (incluindo o 1.º aumento do raglan).
Aumentar então 1 ponto antes/depois de A.2 crochetando 2 pa/pb no pb/pa antes/depois de A.2 na frente e nas costas. Repetir estes aumentos 1 ponto antes/depois de A.2 (= 4 pontos aumentados) 16-15-17-13-13-10 vezes ao todo em todas as carreiras.

AUMENTOS RAGLAN MANGAS:
Aumentar 1 ponto depois de/antes A.2 de cada lado das mangas crochetando 2 pa/pb no pa/pb depois de/antes de A.2 das mangas.
Repetir estes aumentos 1 ponto em todas as carreiras 19-21-23-24-26-28 vezes ao todo (incluindo o 1.º aumento do raglan).

TRANSIÇÃO A.2 E PB/PA:
AO MESMO TEMPO, na última carreira dos aumentos, crochetar 6 pb/pa por cima de A.2 em vez de A.2 a cada transição entre as costas/a frente e as mangas (ajustar em A.1).

Depois do último aumento, temos 288-316-340-368-400-436 pontos.
Crochetar a carreira seguinte da seguinte maneira pelo direito: 1 pb/pa como antes em cada um dos 44-49-53-59-65-72 primeiros pontos (= metade das costas), saltar os 60-64-68-70-74-78 pontos seguintes (= manga), crochetar 12 pc, 1 pb/pa como antes em cada um dos 80-90-98-110-122-136 pontos seguintes (= frente), saltar os 60-64-68-70-74-78 pontos seguintes (= manga), crochetar 12 pc e 1 pb/pa como antes em cada um dos 44-49-53-59-65-72 últimos pontos (= metade das costas) = 192-212-228-252-276-304 pontos.
Terminar, então, as costas/a frente e as mangas separadamente.

COSTAS & FRENTE:
Colocar 1 marcador – MEDIR , ENTÃO, A PEÇA A PARTIR DAQUI. Crochetar , então, em redondo. Começar a 4 pontos do rebordo da orla – os 4 últimos pontos não são mais crochetados.
Crochetar 1 carreira de pb/pa como antes com 1 pb/pa em cada ponto e 12 pb/pa na corrente sob cada manga e, AO MESMO TEMPO, aumentar 22-20-22-22-22-24 pontos a intervalos regulares, até restarem 4 pontos e saltar estes pontos = 210-228-246-270-294-324 pontos.
Crochetar então em redondo seguindo o diagrama A.3, ou seja, da seguinte maneira:

CARREIRA 1: *1 pb em cada um dos 2 primeiros pontos/ dos 2 pontos seguintes, 6 pc, saltar 4 pontos*, repetir de * a * em toda a carreira.
CARREIRA 2: *1 pa em cada um dos 2 primeiros pb/dos 2 pb seguintes, 2 pc, 1 pb à volta do aro, 2 pc*, repetir de * a * em toda a carreira.
CARREIRA 3: *1 pa em cada um dos 2 primeiros pa/2 pa seguintes, 3 pc, 1 pbx no pb, 3 pc*, repetir de * a * em toda a carreira.
CARREIRA 4: *1 pb em cada um dos 2 primeiros pa/2 pa seguintes, 4 pc*, repetir de * a * em toda a carreira.
CARREIRA 5: *1 pb em cada um dos 2 primeiros pb/das 2 pb seguintes, 6 pc*, repetir de * a * em toda a carreira.

Continuar desta maneira seguindo o diagrama A.3 (repetir as carreiras 2-5 do diagrama). A cerca de 34-35-36-37-37-38 cm a partir da cava – arrematar depois de uma carreira 4 ou 5 do diagrama, crochetar 1 carreira de pa, ou seja crochetar 1 pa em cada pb da carreira precedente e 4 pa à volta de cada aro. Crochetar 1 carreira de pb (= 1 pb em cada pa). Cortar o fio. A peça mede cerca de 54-56-58-60-62-64 cm de altura total a partir do ombro.

MANGAS:
= 60-64-68-70-74-78 pontos. Crochetam-se em redondo. Colocar 1 marcador – MEDIR , ENTÃO, A PEÇA A PARTIR DAQUI. Colocar 1 outro marcador a meio sob a manga. Fazer seguir este marcador à medida que for crochetando.
Crochetar a 1.ª carreira da seguinte maneira: Crochetar frouxamente 6 pc, 1 pb/pa em cada ponto da manga como antes e terminar a carreira por 6 pc, e 1 pbx no 1.º pc da carreira. Crochetar 1 pa em cada um dos 6 primeiros pc, 1 pa em cada pa da carreira precedente e, AO MESMO TEMPO, aumentar 0-0-0-0-4-4 pa a intervalos regulares e crochetar 1 pa em cada um dos 6 últimos pc = 72-76-80-82-90-94 pa.

Crochetar então seguindo o diagrama A.3 da seguinte maneira: (Crochetar os pb como o 1.º ponto de A.3B), crochetar 11-13-12-13-14-16 pb, A.3A até restarem 13-15-14-15-16-18 pontos antes do fim da carreira, crochetar A.3B e terminar com 1 pb em cada um dos 11-13-12-13-14-16 últimos pontos. Continuar desta maneira seguindo o diagrama A.3 (repetir as carreiras 2-5).

LER COM ATENÇÃO AS RESTANTES EXPLICAÇÕES ANTES DE CONTINUAR!
AO MESMO TEMPO, na 2.ª carreira, diminuir 1 ponto de cada lado da peça crochetando os 2 primeiros 2 pa da carreira juntamente e os 2 últimos pa da carreira juntamente– VER DIMINUIÇÕES. Repetir estas diminuições 11-13-12-13-14-16 vezes ao todo de cada lado da peça alternadamente a cada 4 e 5 carreiras = 50-50-56-56-62-62 pa. Crochetar A.3 até a manga medir cerca de 46-46-45-45-43-43 cm a partir do marcador – arrematar depois de uma carreira 4 ou 5 do diagrama (NOTA: mais curto nos tamanhos grandes porque o encaixe é mais comprido). Falta ainda tricotar cerca de 5 cm antes do fim - experimentar o pulôver para ajustar o comprimento das mangas.
Crochetar então em pa em redondo por cima de todos os pontos - NOTA: Crochetar 1 pa em cada pb e 4 pa à volta de cada aro. Quando a orla em pa medir 5 cm e a manga medir cerca de 51-51-50-50-48-48 cm a partir da cava, cortar o fio. Crochetar a outra manga da mesma maneira.

GOLA:
Começando a meio da parte de trás, crochetar 1 pb em cada pb da corrente de base. NOTA: Não crochetar nos pc saltados na 1.ª carreira = 100-100-110-110-118-118 pb.

MONTAGEM:
Fechar a abertura sob as mangas com uma costura. Costurar os botões, o de cima a cerca de 2 cm da gola, os outros, a intervalos regulares ao longo da orla (abotoar entre os pa do outro lado). Colocar a orla esquerda por baixo da orla direita a meio da parte de trás e costurar.

Diagramas

= 1 pc
= 1 pb no ponto
= 1 pb à volta do aro
= 1 pbx no ponto
= 1 pa no ponto
= esta carreira é explicada acima

Comentários (7)

Deixe o seu comentário!

Centientje 06.08.2018 - 09:01:

Voor de afwerking van de onderkant mouw en lijf moeten volgens de patroonbeschrijving 4 stk in de lossenboogjes worden gehaakt, maar bij mij gaan de onderkanten dan golven. Als ik echter 3 stk in de lossenboogjes haak, ziet het werk er veel rechter en strakker uit.

Centientje 30.07.2018 - 17:00:

Ik heb de beschrijving van het patroon precies gevolgd en nu de trui gereed is valt deze niet recht maar zit er een flinke draai in. Wat ging er mis? Hoe los ik het probleem op?

DROPS Design 31.07.2018 kl. 11:46:

Dag Centientje, Het is denk ik het beste om het werk wat te bevochten en tussen 2 handdoeken te leggen om op vorm te brengen. Dus na het bevochtigen leg je het werk in de juiste afmetingen tussen de handdoeken en dan laat je het drogen.

Centientje 21.07.2018 - 15:24:

Ik ga beginnen aan de mouw, maar, waar moet ik na de 6 lossen insteken? (Haak de eerste toer als volgt aan de verkeerde kant: Haak 6 losse l, haak 1 v/stk in elke st op de mouw als hiervoor en eindig toer met 8 l, keer het werk.)

DROPS Design 22.07.2018 kl. 11:55:

Dag Centientje, De 6 lossen komen onder de mouw, dus onder de oksel, zeg maar. Na de 6 lossen begin je de eerste steek aan het begin van de mouw, dus in de overgang tussen mouw en lijf.

Van Staden 22.05.2017 - 15:09:

Thank you

Van Staden 22.05.2017 - 13:27:

I'm assuming the size worked in the picture on this pattern is a small size which i'm noticing more or less 5 A2 patterns worked. Would like to know if my calculations are correct? Is it possible to also attach a picture of the back part. Thank you Nina

DROPS Design 22.05.2017 kl. 15:06:

Dear Mrs Van Staden, back piece looks as front piece - you should have also 23 rows worked in A.2 (as for the raglan inc), ie 1 time rows 1-5 + 4 times rows 2-5 + 1 time rows 2-3. Happy crocheting!

Van Staden 22.05.2017 - 13:26:

Halo. I'm starting with my increases and i'm crocheting Large size. Will I increase 8sts before/after A2. in the first 6 rows, then increase only 4sts before/after A2 in the next 17 rows and then increase 4sts before/after A2. on the sleeves for the next 23 rows? Total of rows worked 46? When calculating the sts I'm getting 340 stitches and there will be a total of 11 A2 patterns worked on the top part. Part1 of question

DROPS Design 22.05.2017 kl. 15:03:

Dear Mrs Van Staden, on the body you will inc 2 sts before/after A.2 (= 8 sts inc) every row 6 times in total then 1 st before/after A.2 (= 4 sts inc) every row 17 times in total (= 23 rows) - at the same time, you will inc on the sleeves after/before A.2 2 sts every row a total of 23 times. You will work a total of 23 rows. Happy crocheting!

Kathrin 08.03.2017 - 21:15:

Ich fange gerade mit den Zunahmen an (1. Reihe mit stäbchen) ich verstehe nicht, wie ich bei den Zunahmen so viele wiederholungen pro Reihe machen kann wie angegeben. 11 in meinem Fall. Oder ist hier gemeint, so lange reihen häkeln bis ich 11 mal zugenommen habe? Das geht sich ja auch nicht aus :( Bitte Hilfe

DROPS Design 09.03.2017 kl. 08:53:

Liebe Kathrin, in der 4. Größe sollen Sie für den Raglan so zunehmen: Rumpfteil: 2 M x 11 in jeder Reihe + 1 M x 13 in jeder Reihe nach und vor A.2 am Vorder- und Rückenteil, gleichzeitig wird bei den Ärmel so zugenommen: 1 M x 24 nach und vor A.2 an beiden Ärmel. Viel Spaß beim häkeln!

Deixe um comentário acerca do modelo DROPS Extra 0-1295