DROPS Extra / 0-1294

Sweet Indigo Cardigan by DROPS Design

Casaco raglan DROPS com ponto rendado, crochetado de cima para baixo, em ”Cotton Viscose”. Do S ao XXXL.

DROPS design: Modelo n.º n-177
Grupo de fios A
----------------------------------------------------------
Tamanhos: S - M - L - XL - XXL - XXXL
Fios:
DROPS COTTON VISCOSE da Garnstudio
550-600-650-750-800-900 g cor n.º 27, lilás

AGULHA DE CROCHÉ DROPS 3,5 mm – ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 22 pa/pb x 14 carreiras no ponto fantasia A.1 = 10 x 10 cm.
BOTÕES DROPS MADREPÉROLA CÔNCAVOS (branco), nº521: 5-5-5-6-6-6

----------------------------------------------------------

----------------------------------------------------------

DICA CROCHÉ:
Substituir o 1.º pa no princípio de cada carreira de pa por 3 pc.
No princípio de cada carreira de pb, começar por 1 pc – este pc NÃO SUBSTITUI o 1.º pb.
No fim de cada carreira de pb ou de pa, crochetar o último pb/pa no 1.º pb ou no 3.º pc do princípio da carreira precedente (em função da carreira precedente, ou seja, uma carreira de pa ou de pb).

PONTO FANTASIA:
Ver diagramas A.1 a A.3. Quando as carreiras 1-5 tiverem sido crochetadas 1 vez, repetir as carreiras 2-5.

AUMENTOS:
Para aumentar 1 ponto, crochetar 2 pb/pa no mesmo ponto.

DIMINUIÇÕES:
Crochetar 1 pb/pa mas não fazer a última laçada (= 2 argolas estão na agulha de croché), crochetar então o pb seguinte/pa mas na última laçada, crochetar todas as argolas que estão na agulha de croché = 1 pb/pa diminuído.
-----------------------------------------------------------

CASACO:
Crocheta-se de cima para baixo, em idas e voltas a partir do meio da frente.

ENCAIXE:
Montar uma corrente de 134-134-147-147-158-158 pc com a agulha de croché 3.5 mm em Cotton Viscose. Crochetar a 1.ª carreira da seguinte maneira pelo avesso: 1 pb no 2.º pc a partir da agulha de croché - VER DICA CROCHÉ -, *saltar 1 pc, 1 pb em cada um dos 3 pc seguintes*, repetir de * a * até restarem 0-0-1-1-0-0 pc e terminar com 1 pb em cada um dos 0-0-1-1-0-0 últimos pc = 100-100-110-110-118-118 pb (incluindo 4 pb de cada lado da peça para a orla da frente).
Crochetar 1 carreiras com 1 pb em cada ponto da carreira precedente. Crochetar então 1 carreira de pb pelo avesso e, ao mesmo tempo, aumentar 24-24-22-22-22-22 pb a intervalos regulares – VER AUMENTOS = 124-124-132-132-140-140 pb – NOTA: não aumentar por cima dos 4 pb de cada lado da peça.

LER COM ATENÇÃO AS EXPLICAÇÕES ATÉ AO FIM ANTES DE CONTINUAR E NÃO ESQUECER DE MANTER A MESMA TENSÃO DA INDICADA PARA A AMOSTRA!
Crochetar a carreira seguinte da seguinte maneira pelo direito: A.1 f 17-17-19-19-21-21 primeiros pb (os 4 primeiros pontos do princípio da carreira = orla da frente), 2 pb em cada um dos 2 pb seguintes (= aumento raglan), A.2 por cima dos 6 pontos seguintes (ou seja 1 pb no 1.º pb, 6 pc, saltar 4 pb, 1 pb no pb seguinte) (= frente esquerda), 2 pb no ponto seguinte, 1 pb em cada um dos 14 pb seguintes, 2 pb no pb seguinte (= manga), A.2 por cima dos 6 pb seguintes, 2 pb em cada um dos 2 pb seguintes, 1 pb em cada um dos 26-26-30-30-34-34 pb seguintes, 2 pb em cada um dos 2 pb seguintes (= costas), A.2 por cima dos 6 pb seguintes, 2 pb no pb seguinte, 1 pb em cada um dos 14 pb seguintes, 2 pb no pb seguinte (= manga), A.2 por cima dos 6 pontos seguintes, 2 pb em cada um dos 2 pb seguintes, 1 pb em cada um dos 17-17-19-19-21-21 últimas pb (= frente direita, os 4 últimos pb do fim da carreira = orla da frente), virar – NOTA: contar os aumentos desta carreira no número total de aumentos para o raglan.
Continuar em idas e voltas com A.1 por cima das mangas, das frentes e das costas (ou seja 2 carreiras de pa, 2 carreiras de pb) e A.2 a cada transição entre as costas/as frentes e as mangas (quando as carreiras 1-5 tiverem sido crochetadas 1 vez, repetir as carreiras 2-5). AO MESMO TEMPO, aumentar para o raglan em todas as carreiras da seguinte maneira – NOTA: aumenta-se de forma diferente nas frentes/nas costas e nas mangas:

AUMENTOS RAGLAN FRENTES E COSTAS:
Aumentar 2 pontos antes/depois de A.2 nas frentes e nas costas crochetando 2 pa/pb em cada um dos 2 últimos pb/pa antes/depois de A.2 nas frentes e nas costas.
Repetir estes aumentos de 2 pa antes/depois de A.2 (= 8 pontos aumentados): 3-6-6-11-13-18 vezes ao todo em todas as carreiras (incluindo o 1.º aumento do raglan).
Aumentar então 1 ponto antes/depois de A.2 (= 4 pontos aumentados) crochetando 2 pa/pb no pb/pa antes/depois de A.2 nas frentes e nas costas. Repetir estes aumentos de 1 ponto 16-15-17-13-13-10 vezes ao todo em todas as carreiras.

AUMENTOS RAGLAN MANGAS:
Aumentar 1 ponto depois de/antes A.2 de cada lado das mangas crochetando 2 pa/pb no pa/pb depois de/ antes A.2 das mangas.
Repetir estes aumentos de 1 ponto 19-21-23-24-26-28 vezes ao todo em todas as carreiras (incluindo no 1.º aumento do raglan).

TRANSIÇÃO A.2 E PB/PA:
AO MESMO TEMPO, na última carreira das aumentos, crochetar 6 pb/pa por cima de A.2 em vez de A.2 a cada transição entre as frentes/as costas e as mangas (ajustar com A.1).

Depois do último aumento, temos 288-316-340-368-400-436 pontos.
Crochetar a carreira seguinte da seguinte maneira pelo direito: 1 pb/pa como antes em cada um dos 44-49-53-59-65-72 primeiros pontos (= frente esquerda), saltar os 60-64-68-70-74-78 pontos seguintes (= manga), crochetar 12 pc, 1 pb/pa como antes em cada um dos 80-90-98-110-122-136 pontos seguintes (= costas), saltar os 60-64-68-70-74-78 pontos seguintes (= manga), crochetar 12 pc e 1 pb/pa como antes em cada um dos 44-49-53-59-65-72 últimos pontos (= frente direita) = 192-212-228-252-276-304 pontos.
Terminar as frentes/as costas e as mangas separadamente.

COSTAS & FRENTES:
Colocar 1 marcador – MEDIR, ENTÃO, A PEÇA A PARTIR DAQUI. Crochetar 1 carreira de pb/pa como antes com 1 pb/pa em cada ponto e 12 pb/pa na corrente sob cada manga AO MESMO TEMPO, aumentar 22-20-22-22-22-24 pontos a intervalos regulares (não aumentar por cima dos 4 pontos de cada lado da peça (= orla das frentes)) = 214-232-250-274-298-328 pontos.
Crochetar então o diagrama A.3 com 4 pb/pa de cada lado da peça para as orlas da frente, ou seja, da seguinte maneira (1.ª carreira = em pb pelo direito – se a carreira seguinte for pelo avesso, cortar o fio e começar pelo direito):

CARREIRA 1: 1 pc, 1 pb em cada um dos 4 pontos seguintes (= orla da frente), *1 pb em cada um dos 2 pontos seguintes, 6 pc, saltar 4 pontos*, repetir de * a * até restarem 6 pontos e terminar com 1 pb em cada um dos 6 últimos pontos (os 4 últimos pontos = orla da frente), virar.
CARREIRA 2: 3 pc (= 1 pa), 1 pa em cada um dos 5 pb seguintes, *2 pc, 1 pb à volta do aro, 2 pc, 1 pa em cada um dos 2 pb seguintes*, repetir de * a * até restarem 4 pb e terminar com 1 pa em cada um dos 4 últimos pb, virar.
CARREIRA 3: 3 pc (= 1 pa), 1 pa em cada um dos 3 pa seguintes, *1 pa em cada um dos 2 pa seguintes, 3 pc, 1 pbx no pb, 3 pc*, repetir de * a * até restarem 6 pa e terminar com 1 pa em cada um dos 6 últimos pa, virar.
CARREIRA 4: 1 pc, 1 pb em cada um dos 6 primeiros pa, *4 pc, 1 pb em cada um dos 2 pa seguintes*, repetir de * a * até restarem 4 pa, 1 pb em cada um dos 4 últimos pa, virar.
CARREIRA 5: 1 pc, 1 pb em cada um dos 4 primeiros pb, *1 pb em cada um dos 2 pb seguintes, 6 pc*, repetir de * a * até restarem 6 pb, terminar com 1 pb em cada um dos 6 pb seguintes.
Continuar desta maneira seguindo A.3 (repetir as carreiras 2-5 do diagrama). A cerca de 34-35-36-37-37-38 cm a partir da cava – arrematar depois de uma carreira 4 ou 5 do diagrama -, crochetar 1 carreira de pa, ou seja, crochetar 1 pa em cada pb da carreira precedente e 4 pa à volta de cada aro, virar e crochetar 1 carreira de pb (= 1 pb em cada pa). Cortar o fio. A peça mede cerca de 54-56-58-60-62-64 cm de altura total a partir do ombro.

MANGAS:
= 60-64-68-70-74-78 pontos. Crochetam-se em idas e voltas. Colocar 1 marcador – MEDIR , ENTÃO, A PEÇA A PARTIR DAQUI.
Crochetar a 1.ª carreira da seguinte maneira pelo avesso:
Crochetar frouxamente 6 pc, 1 pb/pa em cada ponto da manga como antes e terminar a carreira com 8 pc, virar. Crochetar 1 pa no 4.º pc a partir da agulha de croché (= 2 pa), 1 pa em cada um dos 4 pc seguintes, 1 pa em cada pa da carreira precedente e, AO MESMO TEMPO, aumentar 0-0-0-0-4-4 pa a intervalos regulares e 1 pa em cada um dos 6 pc do princípio da carreira precedente = 72-76-80-82-90-94 pa.

Crochetar então A.3 da seguinte maneira (1.ª carreira = pb pelo direito – se a carreira seguinte for pelo avesso, cortar o fio e começar pelo direito): 11-13-12-13-14-16 pb, A.3A até restarem 13-15-14-15-16-18 pontos, A.3B e terminar com 1 pb em cada um dos 11-13-12-13-14-16 últimos pontos, virar. Continuar desta maneira seguindo A.3 (repetir as carreiras 2-5). Crochetar os pb como o 1.ª ponto de A.3B.
LER COM ATENÇÃO AS EXPLICAÇÕES SEGUINTES ATÉ AO FIM ANTES DE CONTINUAR!
AO MESMO TEMPO, na 2.ª carreira diminuir 1 ponto de cada lado da peça crochetando juntamente os 2 primeiros pa no princípio da carreira e os 2 últimos pa no fim da carreira – VER DIMINUIÇÕES. Repetir estas diminuições 11-13-12-13-14-16 vezes ao todo de cada lado da peça alternadamente a cada 4 e 5 carreiras = 50-50-56-56-62-62 pontos. Continuar A.3 em idas e voltas até a manga medir cerca de 46-46-45-45-43-43 cm a partir do marcador – arrematar depois de uma carreira 4 ou 5 do diagrama (NOTA: mais curto nos tamanhos grandes porque o encaixe é mais comprido). Restam cerca de 5 cm antes do fim - experimentar o casaco para ajustar o comprimento da manga.
Crochetar então em pa por cima de todos os pontos - NOTA: Crochetar 1 pa em cada pb e 4 pa à volta de cada aro. Quando a orla em pa medir 5 cm e a manga medir cerca de 51-51-50-50-48-48 cm a partir da cava, cortar o fio. Crochetar a outra manga da mesma maneira.

GOLA:
Crochetar 1 pb em cada pb da corrente de base. NOTA: Não crochetar nos pc saltados na 1.ª carreira = 100-100-110-110-118-118 pb.

MONTAGEM:
Costurar as mangas orla com orla na alça da frente dos pontos mais exteriores. Fechar a abertura sob as mangas com uma costura. Costurar os botões - o de cima a cerca de 2 cm da gola, depois, colocar os outros com um espaço de cerca de 8 cm entre cada um deles (abotoar entre os pa da orla da frente direita).

Diagramas

= 1 pc
= 1 pb no ponto
= 1 pb à volta do aro
= 1 pbx no ponto
= 1 pa no ponto
= esta carreira é explicada acima

Comentários (5)

Deixe o seu comentário!

Ingrid Stenholm 25.04.2018 - 09:57:

Hej! Har garnet Cotton Viscose utgått? Varför? det är ju det finaste garnet som finns.

DROPS Design 26.04.2018 kl. 09:18:

Hej Ingrid, ja desværre men vi har DROPS Safran som er et lidt blankere bomuldsgarn :)

Titi 14.09.2017 - 14:50:

Bonjour, A la fin des augmentations raglans manches et dos+devant+ 6 mailles au dessus de A2, j'ai + de 316 mailles ( taille M) Pouvez vous être plus claire pour cette explication : Merci par avance pour votre aide

DROPS Design 14.09.2017 kl. 16:45:

Bonjour Titi, vous augmentez pour les devants et le dos: 6 x 8 m + 15 x 4 m (= 108 m au total) et pour les manches: 21 x 4 m (= 84 m au total). Vous aviez 124 m + 108 + 84 = 316 m. Bon crochet!

Coco 09.07.2017 - 16:06:

Bonjour concernant les augmentations raglan j'ai bien fait celles des devants et du dos mais je ne vois pas comment faire celle des manches merci de votre réponse

DROPS Design 10.07.2017 kl. 09:43:

Bonjour Coco, en fonction de la taille, les augmentations des manches se font plus ou moins en même temps que celles du dos et des devants, c'est-à-dire ainsi: Dos et devants: 3-18 x 2B tous les rangs et 16-30 x 1B tous les rangs Manche: 19-28 x 1 B tous les rangs. Augmentez avant A.2 (= fin du devant gauche, des manches et du dos), et/ou après A.2 (= fin des manches, début du dos et du devant droit). Bon crochet!

Kine 24.10.2016 - 15:14:

Hi! What does the "0 0 1 1 0 0" mean?

DROPS Design 24.10.2016 kl. 15:58:

Dear Kine, each number refers to a size, ie when you have to work until 0-0-1-1-0-0 ch remains, no chain will remain in 1st, 2nd, 5th and 6th size, only in 3rd and 4th size. Happy crocheting!

Dea 03.08.2016 - 15:39:

All'inizio del lavoro dice di fare la prima riga di m.b. sul rovescio del lavoro, poi due righe a maglie basse avanti e indietro e poi un'altra riga con aumenti dal rovescio del lavoro...seguendo questa successione mi ritrovo con quattro righe e quindi R, D, R , D e non rovescio...o sto sbagliando qualcosa e la riga con aumenti è la seconda delle due avanti e indietro? Spero di essermi spiegata bene. Grazie.

DROPS Design 03.08.2016 kl. 15:48:

Buongiorno Dea. Chiediamo una verifica alla casa madre. L'eventuale correzione verrà inserita nella spiegazione online. Grazie e buon lavoro!

Deixe um comentário acerca do modelo DROPS Extra 0-1294