DROPS / 167 / 5

Retro Waves by DROPS Design

Xaile DROPS em ponto jarreteira com carreiras encurtadas, em ”Big Delight”.

DROPS design: Modelo n.º db-063
Grupo de fios C ou A + A
----------------------------------------------------------
Dimensões: cerca de 63 cm ao meio, e cerca de 180 cm ao longo do rebordo, na parte de cima do xaile.
Fios:
DROPS BIG DELIGHT da Garnstudio
400 g cor n.º 01, jardim de rosas

AGULHA CIRCULAR (80 cm) DROPS 7 mm – ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 14 ms/pts x 26 carreiras em ponto jarreteira = 10 x 10 cm.

Comentários (36)

100% lã
a partir de 6.50 € /100g
Pode comprar o fio para fazer este modelo desde 26.00€. Saiba mais.
----------------------------------------------------------

----------------------------------------------------------

Quando se tricotam em todas as ms/pts, aumentar da seguinte maneira (tricotar as laçadas em meia na carreira seguinte = ajours):
CARREIRAS 1 e 2: 1 m/p meia, 1 laçada, tricotar as restantes ms/pts em meia.
CARREIRAS 3 e 4: 1 m/p meia, 1 laçada, 1 m/p meia, 1 laçada, tricotar as restantes ms/pts em meia. Repetir estas 4 carreiras.

AUMENTOS-2:
Quando se tricotam as carreiras encurtadas, tricotam-se as ms/pts apenas de um lado, aumentar da seguinte maneira (tricotar as laçadas em meia na carreira seguinte = ajours).
Carreira 1: 1 m/p meia, 1 laçada, depois continuar como explicado.
Carreira 2: Tricotar sem aumentar.
Carreira 3: 1 m/p meia, 1 laçada, 1 m/p meia, 1 laçada, depois continuar como explicado.
Carreira 4: Tricotar sem aumentar.
Repetir estas 4 carreiras.
----------------------------------------------------------

XAILE:
Tricota-se em idas e voltas na agulha circular para que haja espaço suficiente para todas as ms/pts.
Montar 3 ms/pts com a agulha circular 7 mm em Big Delight. Tricotar em ponto jarreteira - ver acima – e, AO MESMO TEMPO, no princípio de cada carreira, aumentar alternadamente 1 e 2 ms/pts - VER AUMENTOS-1. NÃO ESQUECER DE MANTER A MESMA TENSÃO DA INDICADA PARA A AMOSTRA! Quando temos 45 ms/pts (14 barras jarreteira foram tricotadas e a peça mede cerca de 11 cm), colocar um marcador depois das 15 primeiras ms/pts (visto pelo direito). Tricotar então e aumentar da seguinte maneira:

CARREIRAS ENCURTADAS PARTE 1 (1.ª carreira = pelo direito):
Tricotar em meia até ao marcador - não esquecer de aumentar no lado - VER AUMENTOS-2, virar e tricotar a carreira de volta em meia. Virar e tricotar em meia até 1 m/p depois do marcador, virar e tricotar a carreira de volta em meia. Continuar a tricotar 1 m/p a mais de cada vez antes de virar até 16 barras jarreteira terem sido tricotadas (carreiras encurtadas). Deslocar o marcador depois da última carreira encurtada.

Tricotar 3 carreiras meia em todas as ms/pts - não esquecer AUMENTOS-1.

CARREIRAS ENCURTADAS PARTE 2 (1.ª carreira = pelo avesso):
Tricotar até ao marcador, virar e tricotar a carreira de volta. Não esquecer de aumentar no lado. Continuar a tricotar 1 m/p a mais de cada vez antes de virar até 20 barras jarreteira terem sido tricotadas (carreiras encurtadas). Deslocar o marcador depois da última carreira encurtada

Tricotar 3 carreiras meia em todas as ms/pts - não esquecer de aumentar dos lados.

CARREIRAS ENCURTADAS PARTE 3 (1.ª carreira = pelo direito):
Tricotar até ao marcador, virar e tricotar a carreira de volta. Não esquecer de aumentar no lado. Continuar a tricotar 1 m/p a mais de cada vez antes de virar até 20 barras jarreteira terem sido tricotadas (carreiras encurtadas). Deslocar o marcador depois da última carreira encurtada

Tricotar 3 carreiras meia em todas as ms/pts - não esquecer de aumentar dos lados.

CARREIRAS ENCURTADAS PARTE 4 (1.ª carreira = pelo avesso):
Tricotar até ao marcador, virar e tricotar a carreira de volta. Não esquecer de aumentar no lado. Continuar a tricotar 1 m/p a mais de cada vez antes de virar até 20 barras jarreteira terem sido tricotadas (carreiras encurtadas). Deslocar o marcador depois da última carreira encurtada

Tricotar 3 carreiras meia em todas as ms/pts - não esquecer de aumentar dos lados.

CARREIRAS ENCURTADAS PARTE 5 (1.ª carreira = pelo direito):
Tricotar até ao marcador, virar e tricotar a carreira de volta. Não esquecer de aumentar no lado. Continuar a tricotar 1 m/p a mais de cada vez antes de virar até 14 barras jarreteira terem sido tricotadas (carreiras encurtadas). Deslocar o marcador depois da última carreira encurtada

Tricotar 3 carreiras meia em todas as ms/pts - não esquecer de aumentar dos lados.

CARREIRAS ENCURTADAS PARTE 6 (1.ª carreira = pelo avesso):
Tricotar até ao marcador, virar e tricotar a carreira de volta. Não esquecer de aumentar no lado. Continuar a tricotar 1 m/p a mais de cada vez antes de virar até 18 barras jarreteira terem sido tricotadas (carreiras encurtadas). Deslocar o marcador depois da última carreira encurtada

Tricotar 3 carreiras meia em todas as ms/pts - não esquecer de aumentar dos lados.

CARREIRAS ENCURTADAS PARTE 7 (1.ª carreira = pelo direito):
Tricotar até ao marcador, virar e tricotar a carreira de volta. Não esquecer de aumentar no lado. Continuar a tricotar 1 m/p a mais até 8 barras jarreteira terem sido tricotadas (carreiras encurtadas).

Tricotar 3 carreiras meia em todas as ms/pts - não esquecer de aumentar dos lados. Arrematar FROUXAMENTE com uma agulha mais grossa para evitar que o rebordo fique demasiado apertado.

Este modeelo foi corrigido. .

Actualizado online: 06.10.2016
Alteração na quantidade de fios: Fios:
DROPS BIG DELIGHT da Garnstudio
400 g cor n.º 01, jardim de rosas

Dorota 05.03.2019 - 20:01:

Jestem w trakcie wykonywania tego pięknego szala.Aby uzyskać taki efekt kolorystyczny został wyeliminowany najciemniejszy odcień różu na początku szala z co najmniej dwóch motków wełny

Ginette Lozeau 26.11.2018 - 23:40:

Rangs raccourcis Partie 1: Continuer à tricoter 1 m en plus à chaque fois avant de tourner jusqu'à ce que 16 côtes mousses aient été tricotées. Est-ce que je répète les rangs 1-2-3-4 en tricotant une maille en plus après le marqueur à la fin des rangs 3 et 4? On répète ces augmentations jusqu'à ce qu'on ait tricoté 16 cotes mousses.

DROPS Design 27.11.2018 kl. 08:55:

Bonjour Mme Lozeau, pendant les rangs raccourcis, vous tricotez les rangs 1 à 4 (= 4 rangs) en augmentant au rang 1 et au rang 3 comme indiqué, et, en même temps, tricotez 1 m en plus après le marqueur jusqu'à ce que vous ayez tricoté un total de 16 côtes mousse (soit 32 rangs). Bon tricot!

Mimi 12.04.2018 - 04:17:

Patrons trop difficiles à comprendre

DROPS Design 12.04.2018 kl. 08:51:

Bonjour Mimi, pour toute assistance à la réalisation de nos modèles, vous pouvez volontiers poser votre question ici, contacter votre magasin DROPS ou demander de l'aide sur le forum DROPS. Bon tricot!

Gilda 17.03.2018 - 14:58:

Bonjour, je ne comprend pas ou doit on remettre le marqueur après les 3 rangs de points mousse. Ce n'est pas clair, j'ai tricotée des heures et j'ai du tout défaire ca ne ressemblais pas à votre modèle. Merci Gilda

DROPS Design 19.03.2018 kl. 09:46:

Bonjour Gilda, le marqueur n'est déplacé qu'à la fin des rangs raccourcis, dans la 1ère partie, vous tricotez 16 côtes mousse sur les mailles à droite du marqueur, vous déplacez ensuite le marqueur après la dernière maille tricotée des rangs raccourcis = 16 m à droite. Tricotez ensuite 3 rangs sur toutes les mailles et tricotez ensuite les rangs raccourcis de la même façon (mais sur 20 côtes mousse) sur la partie gauche (vu sur l'endroit), et vous déplacez le marqueur après la dernière m du dernier rang raccourci et ainsi de suite. Bon tricot!

L Poulsen 26.12.2017 - 21:59:

I starten af opskriften står at man skal strikke 18 p for at ende m. 45 m og 11 cm. Det kan jeg ikke få til at passe. Er det ikke 28 p som skal strikkes? Det passer i hvert fald bedre.

DROPS Design 03.01.2018 kl. 10:59:

Hei. Her er det en feil i den danske oppskriften. Det skal stå 14 p retstrikk ( = 28 pinner strikket). Takk for at du gjorde oss oppmerksom på dette, vi vil ordne dette så fort som mulig. Mvh Drops design

Cristina 06.11.2017 - 21:32:

Desejo agradecer-lhes por ter uma dúvida tão prontamente elucidada. Vosso trabalho é admirável.

Cristina 05.11.2017 - 03:12:

Para iniciar cada uma das partes das carreiras encurtadas devo deslocar o marcador, colocando-o novamente após a 15 malha da parte seguinte, ou mantenho sempre após 15 malha da primeira parte?

DROPS Design 06.11.2017 kl. 13:29:

Mantém sempre o marcador depois das 15 malhas (mais as malhas aumentadas no lado). Bom tricô!

Rosalba 22.08.2017 - 05:51:

Salve, vorrei provare a fare questo scialle molto bello ma visto che lo vorrei uniforme senza trafori, posso solo aumentare la maglia a diritto al posto del gettato per evitare i trafori? E poi vorrei sapere cosa sono i ferri accorciati perché non li ho mai usati.Sono percaso i ferri da maglia normali o un altro tipo? Sono una principiante.Grazie

DROPS Design 22.08.2017 kl. 07:54:

Buongiorno Rosalba, se preferisce non avere trafori, può lavorare degli aumenti nascosti, nessun problema. I ferri accorciati sono dei ferri in cui non si lavorano tutte le maglie presenti: deve lavorare il n° di maglie indicato per quel ferro e poi girare il lavoro e tornare indietro. Buon lavoro!

Barbara 11.05.2017 - 07:41:

Moin, wenn ich das Tuch größer Stricken möchte, haben Sie da einen Tip wie?Bin jetzt bei Teil 4 evtl alles wiederholen oder?

DROPS Design 11.05.2017 kl. 09:16:

Liebe Barbara, wir können leider nicht jeder unserer Anleitung nach jeder Geschmack anpassen. Gerne werden Sie persönnliche Tipps und Hilfe von Ihrem DROPS Laden bekommen. Viel Spaß beim stricken!

Kirsten 21.12.2016 - 10:58:

Er det muligt at gøre sjalet større ved at gentage f.eks. del 2, 3 eller 4 nogle flere gange?

DROPS Design 21.12.2016 kl. 14:08:

Hej Kirsten. Ja, det tror jeg sagtens du kan. Du skal saa vaere opmaerksom paa at du saa faar flere masker og du nok skal aendre lidt paa de forkortede p, men pröv dig lidt frem hen ad vejen.

Deixe um comentário acerca do modelo DROPS 167-5