DROPS / 167 / 6

Woodstock by DROPS Design

Top rendado DROPS com forma trapézio, tricotado de cima para baixo, em ”Belle”. Do S ao XXXL.

DROPS design: Modelo n.º vs-027
Grupo de fios B
----------------------------------------------------------
Tamanhos: S - M - L - XL - XXL - XXXL
Fios:
DROPS BELLE da Garnstudio
300-300-350-350-400-450 g cor n.º 11, urze

AGULHAS CIRCULARES (60 e 80 cm) DROPS 4,5 mm - ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 20 ms/pts x 26 carreiras em em ponto meia = 10 x 10 cm.

Comentários (46)

Pode comprar o fio para fazer este modelo desde 13.20€. Saiba mais.
----------------------------------------------------------

Em ponto jarreteira = Cordões de Tricô

----------------------------------------------------------

EM PONTO JARRETEIRA (em redondo):
1 barra jarreteira = 2 carreiras. Tricotar: * 1 carreira meia, 1 carreira liga/tricô*, repetir de * a *.

EM PONTO JARRETEIRA (em idas e voltas):
Tricotar todas as carreiras em meia. 1 barra jarreteira = 2 carreiras meia.

PONTO FANTASIA:
Ver os diagramas A.1 a A.4. Os diagramas mostram todas as carreiras do ponto fantasia, vistas pelo direito.

AUMENTOS 1:
Todos os aumentos são feitos pelo direito.
Para aumentar 1 m/p, fazer 1 laçada. Na carreira seguinte, tricotar a laçada torcida em liga/tricô (= na alça de trás e não na alça da frente) para evitar buracos. NOTA: tricotar os aumentos em ponto meia.

AUMENTOS 2:
Tricotar até restar 1 m/p antes do marcador no lado, 1 laçada, 2 ms/pts em ponto meia (o marcador está entre estas 2 ms/pts), 1 laçada. Repetir no outro lado. Na carreira seguinte, tricotar as laçadas em meia porque devem criar ajours.
----------------------------------------------------------

TOP:
Tricota-se de cima para baixo. Tricotar primeiro a frente e as costas separadamente, em idas e voltas, até às cavas e, depois, continuar em redondo.

COSTAS:
Tricotar o ombro direito da seguinte maneira:
Montar 16-17-17-18-20-20 ms/pts com a agulha circular 4.5 mm em Belle. Tricotar da seguinte maneira (1.ª carreira = pelo direito): 3 ms/pts em PONTO JARRETEIRA - ver acima (= lado do decote), 10-11-11-12-14-14 ms/pts em ponto meia, 3 ms/pts em ponto jarreteira (= no lado da cava). Continuar desta maneira até 4 carreiras em ponto meia terem sido tricotadas entre as 3 ms/pts em ponto jarreteira de cada lado da peça. Na carreira seguinte, aumentar 1 m/p a 3 ms/pts em ponto jarreteira do rebordo no lado do decote - VER AUMENTOS 1 = 17-18-18-19-21-21 ms/pts. Tricotar 1 carreira pelo avesso e colocar em espera.
Tricotar o ombro esquerdo da seguinte maneira:
Montar e tricotar como o ombro direito mas em sentido contrário. Ou seja aumentar 1 m/p antes das 3 ms/pts em ponto jarreteira no lado do decote na 5.ª carreira em ponto meia. Tricotar 1 carreira pelo avesso. Virar e tricotar como antes em todas as ms/pts. No fim da carreira, montar 35-35-37-37-39-39 novas ms/pts para o decote e tricotar as 17-18-18-19-21-21 ms/pts do ombro direito = 69-71-73-75-81-81 ms/pts.
Tricotar em ponto jarreteira as novas ms/pts montadas para o decote. Quando 2 barras jarreteira tiverem sido tricotadas nestas ms/pts, tricotar 2 carreiras em ponto meia com 3 ms/pts em ponto jarreteira de cada lado da peça. NÃO ESQUECER DE MANTER A MESMA TENSÃO DA INDICADA PARA A AMOSTRA!
Tricotar, então, no ponto fantasia da seguinte maneira na carreira seguinte pelo direito (NOTA: Começar na 13.ª carreira de A.1- A.3 - ver estrela no diagrama): 3 ms/pts em ponto jarreteira, 2-3-4-5-0-0 ms/pts em ponto meia, A.1 (= 5 ms/pts), 3-3-3-3-4-4 vezes A.2 (= 16 ms/pts) em largura, A.3 (= 6 ms/pts), 2-3-4-5-0-0 ms/pts em ponto meia, 3 ms/pts em ponto jarreteira. Repetir A.1-A.3 em altura até ao fim.
A 13-12-12-10-10-7 cm desde a carreira de montagem, aumentar para as cavas 1 m/p a 3 ms/pts em ponto jarreteira do rebordo de cada lado da peça. Repetir estes aumentos mais 2-4-6-9-11-16 vezes em todas as carreiras pelo direito = 75-81-87-95-105-115 ms/pts. Tricotar 1 carreira pelo avesso depois do último aumento e colocar em espera.

FRENTE:
Tricotar o ombro direito da seguinte maneira:
Montar 16-17-17-18-20-20 ms/pts com a agulha circular 4.5 mm em Belle. Tricotar da seguinte maneira (1.ª carreira = pelo direito): 3 ms/pts em ponto jarreteira (= no lado da cava), 10-11-11-12-14-14 ms/pts em ponto meia, 3 ms/pts em ponto jarreteira (= lado do decote).
LER COM ATENÇÃO ANTES DE CONTINUAR!
Continuar desta maneira e, AO MESMO TEMPO, quando a peça medir 7-8-7-8-8-9 cm, aumentar para o decote e quando a peça medir 13-12-12-10-10-7 cm aumentar para a cava como se fez para as costas. NOTA: No tamanho XXXL começar os aumentos para as cavas antes dos aumentos para o decote.
AUMENTOS DECOTE:
Aumentar 1 m/p a 3 ms/pts em ponto jarreteira do rebordo no lado do decote. Repetir estes aumentos mais 4-4-5-5-6-6 vezes em todas as carreiras pelo direito = 5-5-6-6-7-7 aumentos para o decote.
Quando todos os aumentos estiverem feitos, tricotar 1 carreira pelo avesso. Colocar em espera.

Tricotar o ombro esquerdo da seguinte maneira:
Montar e tricotar como o ombro direito, mas em sentido contrário. Ou seja aumentar 1 m/p antes das 3 ms/pts em ponto jarreteira no lado do decote.
Quando todos os aumentos para o decote estiverem feitos, tricotar 1 carreira pelo avesso. Virar e tricotar como antes em todas as ms/pts. No fim da carreira, montar para o decote 27 ms/pts para todos os tamanhos, depois tricotar as ms/pts do ombro direito. Continuar em idas e voltas desta maneira (continuar a aumentar para as cavas) até 2 barras jarreteira terem sido tricotadas nas novas ms/pts do decote.
Na carreira seguinte pelo direito, tricotar o ponto fantasia A.4 (= 27 ms/pts) nas 27 ms/pts centrais. NOTA: Tricotar 1 vez A.4 em altura mas o motivo não está terminado antes de tricotar em redondo a parte de baixo do top.
Quando todos os aumentos para as cavas estiverem feitos, temos 75-81-87-95-105-115 ms/pts. Depois do último aumento, tricotar 1 carreira pelo avesso.

Virar e tricotar todas as ms/pts da frente, montar 4-6-8-10-12-14 ms/pts (= cava) e colocar um marcador a meio destas novas ms/pts (= 2-3-4-5-6-7 ms/pts de cada lado do marcador), tricotar as 75-81-87-95-105-115 ms/pts das costas na mesma agulha circular e montar 4-6-8-10-12-14 ms/pts (= 2.ª cava), colocar um marcador a meio destas novas ms/pts (= 2-3-4-5-6-7 ms/pts de cada lado do marcador) = 158-174-190-210-234-258 ms/pts. O princípio da carreira fica depois das 4-6-8-10-12-14 últimas novas ms/pts montadas.

COSTAS & FRENTE:
Tricotar então em redondo na agulha circular. PASSAR A MEDIR A PARTIR DAQUI. Continuar, então, no ponto fantasia da seguinte maneira: 3 ms/pts em ponto jarreteira, continuar em em ponto meia com o ponto fantasia como antes nas 69-75-81-89-99-109 ms/pts seguintes - NOTA: Continuar A.4 até o diagrama ter sido tricotado 1 vez em altura, depois tricotar em ponto meia em todas as ms/pts da frente, 10-12-14-16-18-20 ms/pts em ponto jarreteira, em ponto meia nas 5-8-11-15-12-17 ms/pts seguintes, continuar A.1-A.3 como antes nas 59-59-59-59-75-75 ms/pts seguintes, 5-8-11-15-12-17 ms/pts em ponto meia, 7-9-11-13-15-17 ms/pts em ponto jarreteira. Quando 2 barras jarreteira tiverem sido tricotadas nas novas ms/pts das cavas, tricotar estas ms/pts em ponto meia até ao fim.
A 4 cm, aumentar 2 ms/pts de cada lado da peça - VER AUMENTOS 2! Repetir estes aumentos a cada 4 carreiras até ao fim.
A 44-45-46-47-48-49 cm – ajustar a altura para terminar depois da 10.ª ou da 20.ª carreira de A.1-A.3 - tricotar 1 carreira em ponto meia. Temos, então, cerca de 262-278-298-318-346-374 ms/pts, em função da carreira onde parámos o ponto fantasia. Tricotar então 2 barras jarreteira. Arrematar.

MONTAGEM:
Fazer a costura dos ombros tendo o cuidado para não a fazer demasiado apertada.

= começar o diagrama nesta carreira

Comentários (46)

Deixe o seu comentário!

Valerie 19.08.2018 - 02:47:

I am at the increase neck section. I have increased the appropriate number of stitches and am increasing for the armhole as well. Do I stop when the stitches for the neck are finished or continue until all the stitches for the armhole are finished?

DROPS Design 21.08.2018 kl. 07:54:

Hi Valerie, You work each shoulder separately, so increase for neck on the right shoulder and then work the left shoulder. Once you have worked both shoulders you cast on stitches for the neck and work the shoulders together. I hope this helps and happy knitting!

Susanna 03.07.2018 - 20:38:

These patterns are great, but I really wish they would be edited better. I couldn't tell which "cast on edge" to measure from when beginning the back armhole increases. I chose the neck cast on, and only after happening to read a comment here did I learn it was supposed to be the shoulders. Also, there is a mistake in the pattern for the front shoulders--the left shoulder should be knitted first, then the right, neck cast on to right shoulder, then left shoulder joined.

Natalie Hall 22.05.2018 - 11:41:

All the keys in every knitting chart are blank on all my devices so I don’t know if I am supposed to k2tog or sl k1 psso. Is there a key chart which is in a different format?

DROPS Design 22.05.2018 kl. 12:47:

Dear Mrs Hall, the dec are symbols 2 , 3 and 5, ie either diagonal line over 2 sts/squares (2nd and 3rd symbol) or black triangle over 3 sts (5th symbol). Happy knitting!

Margrethe Fauske 11.05.2018 - 11:58:

Hei!\r\nJeg har kommet til der jeg legger opp 27 masker til hals. Jeg strikker str. S.\r\nJeg har strikket høyre skulder: legg opp 16 masker, øk 5 masker til hals, øk 3 masker til ermehull = 24 masker. Jeg har gjort det samme med venstre skulder = 48 masker. Pluss de 27 maskene til hals har jeg da 75 masker. Men oppskriften sier at jeg skal fortsette å øke til ermehull til jeg har 75 masker, men det har jeg allerede? Hva har jeg gjort feil?

KATE ROBINSON 17.04.2018 - 22:23:

Hi, When the pattern says "When piece measures 13-12-12-10-10-7 cm / 5"-4 3/4"-4 3/4"-4"-4"-2 3/4'' from cast-on edge, inc 1 st inside the 3 sts in garter st in each side for armhole." what is meant by "inside the 3 sts in garter st"? Where are those stitches to made exactly? Between the last stockinette stitch and the first garter stitch? And how many stitches are we increasing by? Is that one stitch for each garter st border, ie 4 stitches? Thank you!

DROPS Design 18.04.2018 kl. 09:37:

Dear Mrs Robinson, you increase from RS after the first 3 sts in garter st and before the last 3 sts in garter st. These new sts will be worked in stockinette stitch= you will increase 2 sts on each inc row = every RS row. Happy knitting!

Yvonne 20.01.2018 - 12:44:

Der Abschlussrand rollt sich trotz den 2 Reihen kraus rechts immer hoch. Hat jemand ein Tipp???

DROPS Design 22.01.2018 kl. 09:08:

Liebe Yvonne, Sie können das Top mit Stecknadeln auf einer geeigneten Unterlage spannen, anfeuchten (z.B. mit einer Sprühflasche für Blumen) und trocknen lassen, danach entfernen Sie die Stecknadeln, dann sollte sich der Rand nicht mehr rollen. Viel Spaß beim fertigstellen!

Roxanne Sandiford 03.06.2017 - 00:32:

I have counted down from the top of the pattern and where the star sits is the 12th row I am confused. Also is the pattern ie knit together etc done on the right or wrong side? thank you

DROPS Design 03.06.2017 kl. 08:59:

Dear Roxanne, you have to count from the bottom, not from the top. How to read the diagrams that come with the patterns you will find HERE. Happy knitting!

Sandiford 01.06.2017 - 20:37:

I have done back up to starting chart and find that star falls on row 12 not 13 so will start below star. I have 69 stitches on my needle but counting 5 plus 16 x 3=48 plus 6 this adds up to 59 not 69 what i am not understanding please

DROPS Design 02.06.2017 kl. 10:03:

Dear Sandiford, could you please tell us more, ie until where you are, the size worked, etc. Thank you!

Jennifer MacKenzie 22.05.2017 - 21:52:

I am making size S and need help with front instructions. I finished my neck increases (start at 7 cm) before the start of the armhole increases (at 13 cm) - then did those 3 inc at arm hole and 2 ridges at neck. So I'm now not sure when to start the lace chart A4 and those 4 CO arm hole increases. If I cast on those 4 st immediately after the first 3 inc the arm hole will not be big enough.

DROPS Design 23.05.2017 kl. 08:45:

Dear Mrs MacKenzie, when you have worked both shoulders tog, casting on 27 new sts for neck and worked the 2 ridges over these sts, start A.4 on next row from RS with the 27 sts in A.4 over the middle 27 sts. At the same time, continue increase for armhole as before. Happy knitting!

Rita 01.04.2017 - 12:39:

Hallo, mir kommen die 16 cm für den Armausschnitt bei Größe M sehr wenig vor. Oder liegt es vielleicht daran, dass die Wolle sich noch etwas längt. Der Armausschnitt auf dem Foto erscheint deutlich größer.

DROPS Design 03.04.2017 kl. 11:30:

Liebe Rita, es wird danach etwas länger, Ihre Maschenprobe dann beachten, und wie in der Anleitung stricken. Viel Spaß beim stricken!

Deixe um comentário acerca do modelo DROPS 167-6