DROPS / 167 / 13

Pink Connection by DROPS Design

Pulôver rendado DROPS com encaixe arredondado e fendas nos lados, em ”Brushed Alpaca Silk”. Tricota-se de cima para baixo. Do S ao XXXL.

DROPS design: Modelo n.º as-057
Grupo de fios C ou A + A
----------------------------------------------------------
Tamanhos: S - M - L - XL - XXL - XXXL
Fios:
DROPS BRUSHED ALPACA SILK da Garnstudio
125-150-150-175-175-200 g cor n.º 12, rosa ternura

AGULHAS DE PONTAS DUPLAS E CIRCULARES (40 e 80 cm) DROPS 5 mm - ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 17 ms/pts x 22 carreiras em ponto meia = 10 x 10 cm.
AGULHA CIRCULAR (40 cm) DROPS 4 mm – para as orlas em ponto jarreteira.

Comentários (19)

77% Alpaca, 23% Seda
a partir de 1.95 € /25g
Pode comprar o fio para fazer este modelo desde 9.75€. Saiba mais.
----------------------------------------------------------

----------------------------------------------------------

PONTO FANTASIA:
Ver diagrama A.1 e A.2 (ver diagrama indicado para cada tamanho).

PONTO JARRETEIRA (em redondo):
1 barra jarreteira = 2 carreiras. Tricotar: *1 carreira meia, 1 carreira liga/tricô*, repetir de * a *.

Para aumentar 1 m/p, fazer 1 laçada, na carreira seguinte, tricotar a laçada torcida (= na alça de trás e não na alça da frente) para evitar buracos.

DIMINUIÇÕES:
Diminuir da seguinte maneira antes do marcador: Tricotar até restarem 4 ms/pts antes do marcador, 2 ms/pts tricotadas juntamente em meia, 2 ms/pts meia.
Diminuir da seguinte maneira depois do marcador: 2 ms/pts meia, deslizar 1 m/p em meia, 1 m/p meia, passar a m/p deslizada por cima da m/p tricotada
----------------------------------------------------------

ENCAIXE:
Tricota-se em redondo, de cima para baixo.
Montar 92-104-108-120-126-138 ms/pts com a agulha circular 4 mm em Brushed Alpaca Silk. Tricotar 2 barras em ponto jarreteira - ver acima - e, ao mesmo tempo, distribuir 16-16-24-24-30-30 aumentos na penúltima carreira (= carreira em ms/pts meia) - VER AUMENTOS = 108-120-132-144-156-168 ms/pts.
Continuar com a agulha circular 5 mm e tricotar 9-10-11-12-13-14 vezes A.1 (= 12 ms/pts) ao todo em largura. NÃO ESQUECER DE MANTER A MESMA TENSÃO DA INDICADA PARA A AMOSTRA! Quando A.1 tiver sido tricotado 1 vez em altura, temos 216-240-264-288-312-336 ms/pts. A peça mede cerca de 19-20-21-22-23-24 cm.
Tricotar 1 carreira meia e, ao mesmo tempo, distribuir 12-4-4-4-4-4 aumentos = 228-244-268-292-316-340 ms/pts. Tricotar a carreira seguinte da seguinte maneira: 32-34-39-43-47-52 ms/pts meia (= metade das costas), colocar as 50-54-56-60-64-66 ms/pts seguintes num alfinete de ms/pts para a 1.ª manga, montar 8 novas ms/pts sob a manga (colocar 1 marcador a meio destas 8 ms/pts), 64-68-78-86-94-104 (= frente) ms/pts meia, colocar as 50-54-56-60-64-66 ms/pts seguintes num alfinete de ms/pts para a 2.ª manga, montar 8 novas ms/pts sob a manga (colocar 1 marcador a meio destas 8 ms/pts), 32-34-39-43-47-52 ms/pts meia = 144-152-172-188-204-224 ms/pts.

COSTAS & FRENTE:
Colocar 1 marcador e PASSAR A MEDIR A PARTIR DAQUI. Tricotar, então, em ponto meia.
A 4 cm, diminuir 1 m/p de cada lado de cada marcador dos lados (= 4 diminuições) - VER DIMINUIÇÕES - e repetir estas diminuições mais 2-1-2-2-2-1 vez a cada 6-12-6-7-7-18 cm = 132-144-160-176-192-216 ms/pts.
A 20-21-22-23-24-25 cm, aumentar 1 m/p de cada lado de cada marcador dos lados (= 4 aumentos) e repetir estes aumentos mais 2 vezes a cada 3 cm = 144-156-172-188-204-228 ms/pts.
A 27-28-29-30-31-32 cm a partir do marcador, tricotar da seguinte maneira: tricotar em meia até restarem 4 ms/pts antes do marcador, 8 ms/pts em ponto jarreteira, tricotar em meia até restarem 4 ms/pts antes do marcador seguinte, 8 ms/pts em ponto jarreteira, tricotar o resto da carreira em meia. Quando 1 barra jarreteira tiver sido tricotada por cima das 4 ms/pts de cada lado de cada marcador, terminar a frente e as costas em idas e voltas separadamente (ou seja dividir a peça nos marcadores).

COSTAS:
= 72-78-86-94-102-114 ms/pts. Continuar com 4 ms/pts em PONTO JARRETEIRA - ver acima - de cada lado da peça.
A 34-35-36-37-38-40 cm a partir do marcador, tricotar da seguinte maneira pelo direito: 4 ms/pts em ponto jarreteira, repetir A.2 até restarem 5 ms/pts e, AO MESMO TEMPO, distribuir 0-0-1-2-0-0 aumentos na 1.ª carreira, terminar com 1 m/p em ponto meia e 4 ms/pts em ponto jarreteira = 72-78-87-96-102-114 ms/pts. Arrematar quando A.2 tiver sido tricotado 1 vez em altura. A peça mede cerca de 58-60-62-64-66-68 de altura total.

FRENTE:
Tricotar como se fez para as costas.

MANGAS:
Tricotam-se em redondo nas agulhas de pontas duplas.
Retomar as 50-54-56-60-64-66 ms/pts em espera para as agulhas de pontas duplas 5 mm. Montar 8 novas ms/pts sob a manga, colocar um marcador a meio destas 8 ms/pts = 58-62-64-68-72-74 ms/pts. Colocar 1 marcador e PASSAR A MEDIR A PARTIR DAQUI. Continuar em ponto meia.
A 3 cm desde o marcador, diminuir 1 m/p de cada lado do marcador e repetir estas diminuições mais 10-10-10-12-13-14 vezes a cada 3-3-3-2½-2-2 cm = 36-40-42-42-44-44 ms/pts.
A 41-41-40-39-39-38 cm (NOTA: mais curto nos tamanhos grandes porque os ombros são mais largos), ajustar o número de ms/pts para 36-39-42-42-45-45 ao todo na carreira seguinte. Tricotar então 12-13-14-14-15-15 vezes A.2 ao todo em toda a carreira. Arrematar quando A.2 tiver sido tricotado 1 vez em altura. Tricotar outra manga igual.

MONTAGEM:
Fechar a abertura sob as mangas com uma costura.

Este modeelo foi corrigido. .

Correcção: faltava 1 laçada em A.1, nos tamanhos S-M.
Actualizado online: 16.02.2016
Correcção: Novo diagrama A.1 para os tamanhos XXL-XXXL
Actualizado online: 25.10.2016

= 1 laçada entre 2 ms/pts – na carreira seguinte, NÃO TRICOTAR a laçada torcida em meia porque deve formar um ajour
= 1 laçada entre 2 ms/pts - na carreira seguinte, tricotar a laçada torcida em meia (= na alça de trás e não na alça da frente) - não deverá formar um ajour
= eslizar 2 ms/pts tricotadas juntamente em meia, 1 m/p meia, passar as ms/pts deslizadas por cima da m/p tricotada

Comentários (19)

Deixe o seu comentário!

Sandrine 11.12.2018 - 11:09:

Salve, è la prima volta che mi cimento con i ferri circolari ed avrei una domanda: nello schema i ferri di ritorno come si lavorano sui ferri circolari? Grazie

DROPS Design 11.12.2018 kl. 11:40:

Buongiorno Sandrine. Quando lavora in tondo, lavora sempre sul diritto del lavoro. Lavora i ferri di ritorno come fossero ferri di andata. Se c'è un diagramma lo legge da destra verso sinistra. P.es la riga 2 del diagramma A.1 viene lavorata a diritto. Buon lavoro!

Paola 13.09.2018 - 14:00:

Ho avviato con i ferri circolari n 4 le 92 maglie ma mi viene molto piccolo? Per caso devo raddoppiare per lavorare in tondo?

DROPS Design 13.09.2018 kl. 14:25:

Buongiorno Paola, non deve raddoppiare il numero di maglie quando lavora in tondo, il numero di maglie da avviare è corretto. Ha provato a lavorare il campione prima di iniziare? Corrisponde a quello indicato? In caso affermativo può procedere, altrimenti deve cambiare numero di ferri fino a quando ottiene la misura indicata. Tenga onoltre presente che il lavoro parte dal collo. Buon lavoro!

Lorella 04.09.2018 - 19:25:

Se lo sprone si lavora avanti e indietro, quando devo passare alla lavorazione in tondo? Grazie!

DROPS Design 04.09.2018 kl. 20:44:

Buonasera Lorella, abbiamo corretto il testo, anche lo sprone si lavora in tondo. Buon lavoro!

Lorella Imperatore 04.09.2018 - 19:22:

Se lo sprone si lavora avanti e indietro, quando devo iniziare la lavorazione in tondo?\r\nGrazie! !

Eva Roberg 09.07.2018 - 14:08:

Hei. Strikker denne flotte genseren i L, på slutten av bolen der det står: \"Strikk rett til det gjenstår 4 m før merke, 8 m rille, strikk rett til det gjenstår 4 m før neste merke, 8 m rille, strikk rett ut omg. ...... \" \r\nEr det splitt i sidene på genseren? Skal da for -og bakstykke strikkes hver for seg ca 30 cm?? Høres ikke rett ut? Mvh Eva Roberg

DROPS Design 10.07.2018 kl. 09:43:

Hej Eva, husker du at måle fra mærket? Splitten skal måle 12 cm. Se også målene i måleskitsen nederst i opskriften. God fornøjelse!

Eva Roberg 09.07.2018 - 14:07:

Hei. Strikker denne flotte genseren i L, på slutten av bolen der det står: \"Strikk rett til det gjenstår 4 m før merke, 8 m rille, strikk rett til det gjenstår 4 m før neste merke, 8 m rille, strikk rett ut omg. ...... \" \r\nEr det splitt i sidene på genseren? Skal da for -og bakstykke strikkes hver for seg ca 30 cm?? Høres ikke rett ut? Mvh Eva Roberg

Noellie 23.04.2018 - 22:45:

Bonjour, Je souhaite commencer ce modèle, mais je bloque sur la 3eme ligne du diagramme car je n'arrive pas à comprendre pourquoi après la première jeté, les deux mailles suivantes ne sont pas tricotées ensembles comme c'est le cas avant les deux jetés situées en fin de ligne? Les deux façons de faire étant différentes, cela ne risque t'il pas d'affecter la symétrie de l'empiécement ? Par avance merci de votre réponse

DROPS Design 24.04.2018 kl. 09:04:

Bonjour Noellie, au début du motif ajouré, on diminue avec 1 surjet simple (= on glisse 1 m à l'end, on tricote 1 m end, et on passe la m glissée par-dessus la m tricotée), ceci 2-3 fois en fonction de la taille (avec 1 jeté auparavant pour créer le point ajouré) et à la fin du diagramme, on tricote 2 m ens à l'end, 1 jeté. C'est ainsi que la symétrie va se faire. Bon tricot!

Ledien Dominique 12.11.2017 - 13:13:

Bonjour, je désire tricoter ce joli pull avec le fil DROP AIR. Lorsque je regarde d'autres modèles avec AIR il faut entre 300 et 350g de laine et pour ce modèle il ne faut que 150g (pour la même taille) quelle quantité dois-je prendre ? Merci de votre réponse.

DROPS Design 13.11.2017 kl. 09:49:

Bonjour Mme Ledien, ce modèle se tricote ici en Brushed Alpaca Silk (= 140 m pour 25 g), alors que Air fait 140 m pour 50 gm. Il va vous falloir recalculer la quantité nécessaire pour votre taille en métrage - vous trouverez comment ici. Bon tricot!

Kirsi 09.03.2017 - 19:45:

Hei, haluaisin neuloa puseron 2-kertaisella langalla. Tuleeko koosta sopiva jos teen yhtä kokoa pienemmän?

DROPS Design 14.03.2017 kl. 16:41:

Hei! Aina kun korvaat ohjeen alkuperäisen langan jollakin toisella langalla/lankayhdistelmällä,sinun tulee olla erityisen tarkkana neuletiheyden kanssa. Jos neulot puseron kaksinkertaisella langalla, puserosta tulee väljempi ja neulepinnasta tulee tiheämpi. Eli tarkista ensin tiheys ja vertaa sitten mitat ohjeen puseron mittoihin.

Daniela Perrone 05.02.2017 - 02:02:

Grazie per la cortese risposta. Devo aver frainteso lo schema però perché nelle spiegazioni del diagramma leggo che un quadretto bianco ad esempio corrisponde ad una maglia dir sul diritto e una rov sul rovescio. Quindi una riga sono due ferri...? Io ho fatto così ma ora mi trovo alla misura di diagramma finito e sono invece solo a metà... Confrontando con la foto credo fosse invece fa lavorare una riga diagramma= un ferro....

DROPS Design 05.02.2017 kl. 09:07:

Buongiorno Daniela.  Ogni riga del diagramma corrisponde ad un ferro. Quindi p.es. 10 righe di diagramma,sono 10 ferri. Buon lavoro !

Deixe um comentário acerca do modelo DROPS 167-13