DROPS / 165 / 15

Lavendula by DROPS Design

Xaile DROPS em ponto jarreteira com orla rendada, em ”Alpaca”.

DROPS design: Modelo n.º z-711
Grupo de fios A
----------------------------------------------------------
Dimensões: cerca de 48 cm ao longo da m/p central, e cerca de 170 cm ao longo da parte de cima do xaile.
Fios:
DROPS ALPACA da Garnstudio
200 g cor n° 4050, lilás claro

AGULHA CIRCULAR (80 cm) DROPS 3 mm – ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 24 ms/pts x 48 carreiras em ponto jarreteira = 10 x 10 cm.

Pode comprar o fio para fazer este modelo desde 14.60€. Saiba mais.
----------------------------------------------------------

----------------------------------------------------------

Ver os diagramas A.1 a A.5.

AUMENTOS:
Para aumentar, fazer 1 laçada. Tricotar as laçadas em meia na carreira seguinte, para criar ajours.

DICA TRICÔ:
Para um xaile maior, o número de ms/pts de cada lado da m/p central deve ser múltiplo de 8 + 1.

ORLA:
Unir a orla ao xaile da seguinte maneira:
Todas as carreiras pelo direito (quando se tricotam as últimas ms/pts da orla, visto pelo direito), tricotar juntamente em meia a última m/p da orla e a m/p seguinte do xaile.
Todas as carreiras pelo avesso (quando se une a orla ao xaile), deslizar frouxamente a 1.ª m/p em liga/tricô (com o fio atrás da peça).
----------------------------------------------------------

XAILE:
Começar tricotando o xaile em ponto jarreteira e, depois, tricotar a orla em ponto meia e ponto rendado unido ao xaile.
Tricota-se de cima para baixo a partir do meio das costas, em idas e voltas na agulha circular para que haja espaço suficiente para todas as ms/pts.
Montar 7 ms/pts com a agulha circular 3 mm em Alpaca. Colocar um marcador na m/p central. Tricotar então em ponto jarreteira - ver acima – e, AO MESMO TEMPO, aumentar tanto pelo direito como pelo avesso da seguinte maneira:
Pelo direito: aumentar 4 ms/pts em todas as carreiras do direito da seguinte maneira - VER AUMENTOS: 1 m/p a 1 m/p do rebordo de cada lado da peça + 1 m/p de cada lado da m/p central.
Pelo avesso: Aumentar 2 ms/pts em todas as carreiras pelo avesso: 1 m/p a 1 m/p do rebordo de cada lado da peça. NÃO ESQUECER DE MANTER A MESMA TENSÃO DA INDICADA NA AMOSTRA!
Aumentar desta maneira até haver 379 ms/pts na agulha (ou seja, 189 ms/pts de cada lado da m/p central). Aumentar então da seguinte maneira nas 2 carreiras seguintes (1.ª carreira = pelo direito): 1 m/p a 1 m/p do rebordo de cada lado da peça + 1 m/p de cada lado da m/p central (= 4 aumentos = 8 aumentos ao todo nas 2 carreiras) = 387 ms/pts (ou seja, 193 ms/pts de cada lado da m/p central). A última carreira é tricotada pelo avesso. A peça mede cerca de 26 cm medir na direcção do tricô - VER DICA TRICÔ. Não cortar o fio nem virar. Tricotar então a orla.

ORLA:
Montar 27 ms/pts para a orla no fim da carreira pelo avesso, virar.
Tricotar A.1 acima das 27 novas ms/pts (1.ª carreira = pelo direito). Depois de 2 carreiras de A.1, tricotar as 16 primeiras ms/pts, ou seja, tricotar 16 ms/pts como indicado no diagrama, virar, puxar o fio e tricotar 15 ms/pts como indicado no diagrama. Tricotar então 2 ms/pts a mais em todas as carreiras pelo direito. Na 15.ª carreira de A.1, unir a orla ao xaile – VER ORLA. Nas 2 últimas carreiras de A.1, tricotar carreiras encurtadas nas 11 primeiras ms/pts (visto pelo direito) como indicado no diagrama. Quando A.1 tiver sido tricotado 1 vez em altura, temos 28 ms/pts na agulha.
Tricotar então A.2. Nas 2 últimas carreiras de A.2, tricotar carreiras encurtadas nas 11 primeiras ms/pts visto pelo direito como indicado no diagrama. Repetir A.2 até à m/p central do xaile (= 24 vezes au total).
Na carreira seguinte pelo direito, tricotar A.3 nas 17 primeiras ms/pts como indicado no esquema, virar, puxar o fio e tricotar 16 ms/pts como indicado no esquema. Tricotar primeiro o diagrama A.3 acima de 2 ms/pts a mais em todas as carreiras pelo direito até todas as ms/pts da orla terem sido tricotadas e a m/p central do xaile tiver sido tricotada com a orla. Tricotar então A.3 em 2 ms/pts a menos em todas as carreiras pelo direito.
Tricotar então o diagrama A.4. Nas 2 primeiras carreiras de A.4, tricotar carreiras encurtadas nas 11 primeiras ms/pts visto pelo direito como indicado no diagrama. Repetir A.4 até restar 1 m/p do xaile (= 24 vezes ao todo).
Na carreira seguinte pelo direito, tricotar A.5. Nas 2 primeiras carreiras de A.5, tricotar carreiras encurtadas nas 11 primeiras ms/pts da orla, visto pelo direito, como indicado no diagrama. Tricotar então 2 ms/pts a menos em todas as carreiras pelo direito. Quando A.5 tiver sido tricotado 1 vez em altura, arrematar com todas as ms/pts em meia pelo direito.

= deslizar 1 m/p em meia, passar a m/p deslizada por cima da m/p tricotada
= 2 ms/pts tricotadas juntamente em meia
= deslizar 1 m/p em meia, 2 ms/pts tricotadas juntamente em meia, passar a m/p deslizada por cima da m/p tricotada
= arrematar esta m/p no princípio da carreira seguinte pelo direito
= montar as novas ms/pts no fim da carreira pelo avesso
= 1 laçada entre 2 ms/pts, na carreira seguinte, tricotar a laçada torcida em meia
= tricotar juntamente em meia 1 m/p de a orla + 1 m/p do xaile

Maria 20.11.2018 - 16:59:

Dziękuję bardzo za odpowiedź. Ale ja mam problem nie z "bokami" trójkąta - z oczkami zamykanymi na końcu, tylko z brzegiem, który wychodzi z oczek brzegowych i powinien stanowić najdłuższy bok trójkąta, ta część, która w gotowej chuście jest na górze, pod szyją.

DROPS Design 20.11.2018 kl. 18:58:

Witaj Mario! Na początku tak to wygląda. Wykonuj luźno oczka brzegowe, a po zakończeniu pracy nas szalem radzę go zblokować, tzn. namoczyć, delikatnie odcisnąć, rozłożyć na dywanie/materacu, delikatnie naciągając do właściwych wymiarów, przypinając brzegi szpilkami i w takiej pozycji suszyć. Powtarzać to samo po każdym praniu. Pozdrawiamy!

Maria Kowalska 20.11.2018 - 00:35:

Zaczynam robić chustę, ale górny brzeg wychodzi zbyt ściągnięty, nie jest prosty, boki są "zadarte" do góry. Próbowałam robić luźniejsze oczka brzegowe, ale cały czas wychodzi mi litera v. Jak próbuję go naciągnąć, reszta dzianiny się fałduje. Coś źle robię? Pozdrawiam

DROPS Design 20.11.2018 kl. 15:32:

Witaj Marysiu! Aby zamknąć oczka na końcu szala, w nowszych wzorach stosuje się 2 techniki, które mają zapobiec ściąganiu jego brzegu: 1) do zamykania oczek używamy większych drutów niż we wzorze, 2) co kilka oczek jest wykonywany narzut podczas zamykania (narzuty zamykamy jak zwykłe oczka). A czasami używamy obydwu tych technik jednocześnie. Powodzenia!

Riekje 20.05.2016 - 14:09:

Ik loop vast na het stuk recht breien en meerderen ..er staat niets over afhechten ..en hoe moet ik dan verder met de rand ..kunt u mij helpen?

DROPS Design 20.05.2016 kl. 15:06:

Hoi Riekje. Je moet hier ook niet afhechten. Na het breien van de ribbelsteken en meerderen ga je verder met de RAND. Bij de laatste deel van de rand kant je ook de st af.

Maggan 22.09.2015 - 08:33:

Jag har 10 nystan á 50 gr, 110 m, Cotton Viscose. Räcker det till denna sjal?

DROPS Design 22.09.2015 kl. 11:59:

Hej Maggan. Du kan regne det ud som fölger: DROPS Alpaca löber 167 m per 50 gr. Du skal bruge 200 gr = 4 nöster = 668 m. Du har 10 x 110 m = 1100 m, saa mere end rigeligt til dette sjal :-) Laes ogsaa her hvordan du omregner

Ellis 08.06.2015 - 21:26:

Elegant and chique

Maju 28.05.2015 - 18:16:

Beautiful pattern

Yvonne Björkholm Norrbacka 27.05.2015 - 23:05:

En vacker sjal med fin spets och en underbar skön lila färg

Cornelia Sutter 27.05.2015 - 20:31:

Sehr schön! Werde ich stricken.

Rita Ravone 27.05.2015 - 16:35:

Raffinato, moderno e nostalgico.

Deixe um comentário acerca do modelo DROPS 165-15