DROPS / 166 / 17

Vintage Honeycomb by DROPS Design

Casaco com ajours DROPS em croché, com gola xaile, em ”Alpaca”. Do S ao XXXL.

DROPS design: Modelo n.º z-718
Grupo de fios A
----------------------------------------------------------
Tamanhos: S - M - L - XL - XXL -XXXL
Fios:
DROPS ALPACA da Garnstudio
450-500-550-600-650-750 g cor n° 2923, amarelo ouro

AGULHA DE CROCHÉ DROPS 2.5 mm – ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 28 pa x 16 carreiras = 10 x 10 cm.
BOTÕES DROPS MADREPÉROLA: côncavos (branco), N°522: 3 para todos os tamanhos

Comentários (14)

Pode comprar o fio para fazer este modelo desde 32.85€. Saiba mais.
----------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------

PONTO FANTASIA:
Ver diagramas A.1 a A.3. Os diagramas mostram todas as carreiras do ponto fantasia, vistas pelo direito.

DICA CROCHÉ:
Substituir o 1.º pa no princípio de cada carreira de pa por 3 pc.
Substituir o 1.º pb no princípio de cada carreira de pb por 1 pc.

DIMINUIÇÕES:
Diminuir 1 pa em crochetando juntamente 2 pa da seguinte maneira:
Crochetar 1 pa na 1.º ponto mas não fazer a última laçada, crochetar 1 pa na ponto seguinte mas, na última laçada, crochetar juntamente as 3 argolas que estão na agulha de croché.

CASAS:
Fazer as casas na orla da frente direita. 1 casa = substituir o 4 .º pa a partir do rebordo por 1 pc. Na carreira seguinte, crochetar os pontos da orla da frente como antes (crochetar 1 pa à volta do pc).
Fazer as casas quando a peça medir :
TAMANHO S: 10, 18 e 26 cm
TAMANHO M: 11, 19 e 27 cm
TAMANHO L: 12, 20 e 28 cm
TAMANHO XL: 13, 21 e 29 cm
TAMANHO XXL: 12, 21 e 30 cm
TAMANHO XXXL: 13, 22 e 31 cm
----------------------------------------------------------

COSTAS & FRENTES:
Crocheta-se em idas e voltas a partir do meio da frente.
Montar uma corrente de 332-367-402-437-472-507 pc (incluindo 3 pc para virar) com a agulha de croché 2,5 mm em Alpaca. Crochetar a 1.ª carreira (= pelo avesso) da seguinte maneira: 1 pa na 4.º pc a partir da agulha de croché (= 2 pa) - VER DICA CROCHÉ, crochetar então 1 pa em cada um dos 3 pc seguintes, *saltar 1 pc, 1 pa em cada um dos 4 pc seguinte*, repetir de * a * em toda a carreira = 265-293-321-349-377-405 pa. Crochetar 1 carreira de pa (= 1 pa em cada pa).
Continuar então no ponto fantasia seguindo o diagrama da seguinte maneira (1.ª carreira = pelo avesso): 1 pa em cada um dos 5 primeiros pa (= orla da frente esquerda), A.3 (= 9 pontos), repetir 17-19-21-23-25-27 vezes A.2 (= 14 pontos) ao todo, A.1 (= 8 pontos), terminar com 1 pa em cada um dos 5 pa seguintes (= orla da frente direita). Quando A.1-A.3 tiverem sido crochetados 1 vez em altura, repetir A.x. NÃO ESQUECER DE MANTER A MESMA TENSÃO DA INDICADA NA AMOSTRA e fazer as CASAS na orla da frente direita - ver acima.
A 35-36-37-38-39-40 cm de altura total - ajustar para que a última carreira seja pelo avesso -, terminar cada peça separadamente. colocar 1 marcador a 69-76-83-90-97-104 pontos de cada lado da peça (= 127-141-155-169-183-197 pontos para as costas).

FRENTE DIREITA:
Crochetar o ponto fantasia (pelo direito) como antes até restarem 5 pontos antes do marcador (= cava) = 64-71-78-85-92-99 pontos - NOTA: Crochetar em pa os pontos no lado que já não se podem crochetar em A.2. Continuar até a peça medir 52-54-56-58-60-62 cm - ajustar para depois de 1 motivo completo de A.2 (última carreira = pelo avesso). Não crochetar mais acima dos 44-51-56-63-67-74 pontos do lado da cava (= ombro).
Crochetar então a gola nos 20-20-22-22-25-25 primeiros pontos pelo direito da seguinte maneira: *1 pa (crochetar nos pa mas à volta dos pc da carreira precedente) em cada um dos 12-12-13-13-14-14 primeiros pontos, 1 mpa em cada um dos 2 pontos seguintes, 1 pb em cada um dos 6-6-7-7-9-9 pontos seguintes, virar e crochetar 1 pb em cada um dos 6-6-7-7-9-9 primeiros pb - ver DICA CROCHÉ, 1 mpa em cada um dos 2 pontos seguinte, 1 pa em cada um dos 12-12-13-13-14-14 pontos seguintes, virar*, repetir de * a * até a gola medir cerca de 5-5-6-6-7-7 cm no lado mais estreito. Arrematar.

FRENTE ESQUERDA:
Crochetar como a frente direita mas em sentido contrário. Não crochetar nos 5 primeiros pontos na 1.ª carreira pelo direito. Continuar até a peça medir 52-54-56-58-60-62 cm - ajustar para depois de 1 motivo completo de A.2 (último carreira = pelo avesso). Cortar o fio. Não crochetar mais acima dos 44-51-56-63-67-74 primeiros pontos no lado da cava (= ombro).
Crochetar então a gola nos 20-20-22-22-25-25 últimos pontos, começando pelo direito da seguinte maneira: *1 pb em cada um dos 6-6-7-7-9-9 primeiros pontos, 1 mpa em cada um dos 2 pontos seguintes, 1 pa em cada um dos 12-12-13-13-14-14 pontos seguintes, virar e crochetar 1 pa em cada um dos 12-12-13-13-14-14 primeiros pontos, 1 mpa em cada um dos 2 pontos seguintes, 1 pb em cada um dos 6-6-7-7-9-9 pontos seguintes, virar *, repetir de * a * até a gola medir cerca de 5-5-6-6-7-7 cm no lado mais estreito. Arrematar.

COSTAS:
Crochetar no ponto fantasia como antes acima dos 117-131-145-159-173-187 pontos do meio (= 5 pontos de cada lado da peça para as cavas) - NOTA: Crochetar pa acima dos pontos de cada lado da peça que já não se podem crochetar em A.2.
A cerca de 50-52-54-56-58-60 cm de altura total – ajustar para que a carreira seguinte seja a carreira 4 de A.x (faltam mais 3 carreiras para fazer), não crochetar mais acima dos 27-27-31-31-37-37 pa centrais (= decote), e terminar cada ombro separadamente = 45-52-57-64-68-75 pontos para o ombro. Continuar as 3 últimas carreiras como antes (NOTA: Substituir todas os pc do ponto fantasia por 1 pa) – na 1.ª carreira, diminuir 1 pa lado do decote - VER DIMINUIÇÕES = 44-51-56-63-67-74 pontos. Arrematar. A peça mede cerca de 52-54-56-58-60-62 cm.

MANGAS:
Crochetam-se em idas e voltas.
Montar uma corrente de 67-72-75-77-82-85 pc (incluindo 3 pc para virar) com a agulha de croché 2,5 mm em Alpaca. Crochetar a 1.ª carreira da seguinte maneira: 1 pa na 4.º pc a partir da agulha de croché (= 2 pa), e, depois, 1 pa em cada um dos 3-3-1-3-3-1 pc seguintes, *saltar 1 pc, 1 pa em cada um dos 4 pc seguintes *, repetir de * a * em toda a carreira = 53-57-59-61-65-67 pa. Não esquecer DICA CROCHÉ! Crochetar 1 carreira de pa, e, depois, a carreira seguinte (= pelo direito) da seguinte maneira: 1 pa em cada um dos 4-6-7-1-3-4 primeiros pa, A.1, 2-2-2-3-3-3 vezes A.2 ao todo, A.3, terminar com 1 pa em cada um dos 4-6-7-1-3-4 últimos pa. Quando A.1-A.3 tiverem sido crochetados 1 vez em altura, repetir A.x.
A 10-10-10-10-8-8 cm de altura total, aumentar 1 pa de cada lado da peça crochetando 2 pa no 2.º e no penúltimo pa de cada lado da peça. Repetir estes aumentos de cada lado da peça mais 16-14-7-3-0-0 vezes a cada 3 carreiras, e, depois, 4-7-16-21-25-22 vezes a cada 2 carreiras e 0-0-0-0-0-5 vezes em todas as carreiras = 95-101-107-111-117-123 pontos.
A 49-48-46-45-43-42 cm de altura total (mais curto nos tamanhos grandes porque os ombros são mais largos), arrematar.
Crochetar a 2.ª manga da mesma maneira.

MONTAGEM:
Costurar os ombros. Unir a gola a meio das costas, orla com orla e, depois, costurá-la ao longo do decote das costas. Montar as mangas. Fazer a costura das mangas, orla com orla, de baixo para cima.

Diagramas

= 1 pc
= 1 pa no ponto
= 1 pa à volta do pc
= começar aqui
= a 1.ª carreira é explicada acima

Lucienne Brokerhof 21.10.2018 - 13:20:

Op de foto's is slechts een klein sjaalkraagje te zien terwijl hij wel groter in het schemapatroon staat.

Lene Iversen 02.10.2018 - 13:38:

Forstår ikke hvordan opskriften startes. 1.rk består af st med lm huller, 2.rk kun st (ignorerer lm hullerne, så =indtagning), dernæst mønster efter diagram. Hvorfor skal man lave hulmønster på første række og ignorere det på næste? Hvorfor ikke bare slå det færre antal maske op og lave to solide rækker (st rk)?

Christine 28.02.2018 - 05:07:

When we work the back section how come it is only 117 sts 265-(69X2)= 127 not 117 would you please explain more

DROPS Design 28.02.2018 kl. 10:17:

Dear Christine, you leave 5 sts unworked for armhole on each piece: front pieces are worked over 64 sts (= 5 sts unworked for armhole) and back piece is worked over 117 sts (= 5 sts unworked for armhole on each side), so that you have: 64 sts (front piece), 10 sts unworked (armhole), 117 sts (back piece), 10 sts unworked (armhole), 64 sts (front piece) = 64+10+117+10+64= 265 sts. Happy crocheting!

SYLVIE PERRIER 29.08.2016 - 00:09:

Mon échantillon est le même que le modèle, mais lorsque je crochète , en taille M , j'ai 10 cm de plus que le modèle. Est ce qu'il y aurait une erreur dans le nombre de brides à faire? Sinon pour que je puisse continuer combien fait la largeur de la manche pour que je recalcule. Merci de otre réponse

DROPS Design 29.08.2016 kl. 12:22:

Bonjour Mme Perrier, vérifiez bien le nombre de mailles crochetées pour le dos et les devants, on monte 367 ml mais on doit avoir seulement 293 B au 1er rang. À la fin des augmentations de la manche, vous avez 101 B soit 36 cm de large. Bon crochet!

Gloria 09.04.2016 - 00:17:

No veo ninguna pestaña que diga "vídeos"

DROPS Design 10.04.2016 kl. 17:24:

Hola Gloria. Cada patrón tiene "Videos" explicativos, para acceder a ellos hay que marcar la pestaña "Videos" al lado de la pestaña "Materiales" en la parte superior del patrón

Karen Strickholm 19.06.2015 - 15:17:

Elegant! I too would like to see set-in sleeves. Also I hope there is some subtle waist shaping... Lovely design, and particularly flattering for larger bodied women like me!

Anja Steinhaus 14.06.2015 - 13:54:

Möchte ich sofort stricken . . . wunderschön!!!!

Fe Canas 11.06.2015 - 08:13:

Is this crochet or knit?

Ellis 08.06.2015 - 21:45:

Please give me an option to make set-in sleeves because I like this cardigan a lot but will not wear clothes that do not fit. I have a larger size clothing and need therfore have patterns that fit

Kirchhoff 05.06.2015 - 14:59:

Wunderschönes Muster, elegant und genial schlicht zugleich

Deixe um comentário acerca do modelo DROPS 166-17