DROPS / 164 / 39

Tourmaline by DROPS Design

Conjunto DROPS: gorro, mitenes e gola com petites tranças e canelado/barra, em ”Cotton Merino”.

DROPS design: Modelo n.º° cm-034
Grupo de fios B
----------------------------------------------------------
GORRO:
Tamanho: Único
Circunferência de cabeça: cerca de 56/58 cm
Fios:
DROPS COTTON MERINO da Garnstudio
100 g cor n° 11, verde floresta

AGULHAS DE PONTAS DUPLAS & CIRCULAR (40 cm) DROPS 4 mm - ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 21 ms/pts x 28 carreiras em ponto meia = 10 x 10 cm.
AGULHA CIRCULAR (40 cm) DROPS 3.5 mm – para o canelado/barra.

MITENES:
Tamanho: Único
Dimensões: cerca de 20 cm de largura e 22 cm de comprimento
Fios:
DROPS COTTON MERINO da Garnstudio
50 g cor n° 11, verde floresta

AGULHAS DE PONTAS DUPLAS DROPS 3,5 mm - ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 22 ms/pts x 30 carreiras em ponto meia = 10 x 10 cm.

GOLA:
Tamanho: S/M - L/XL
Dimensões: altura: cerca de 24 cm
Fios:
DROPS COTTON MERINO da Garnstudio
150-200 g cor n° 11, verde floresta

AGULHA CIRCULAR (40 cm) DROPS 4 mm - ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 21 ms/pts x 28 carreiras em ponto meia = 10 x 10 cm.

Comentários (15)

50% Lã, 50% Algodão
a partir de 3.70 € /50g
Pode comprar o fio para fazer este modelo desde 22.20€. Saiba mais.
----------------------------------------------------------

----------------------------------------------------------

PONTO JARRETEIRA (em redondo):
Tricotar: *1 carreira meia, 1 carreira liga/tricô*, repetir de * a *. 1 barra jarreteira = 2 carreiras.

PONTO FANTASIA GORRO:
Ver os diagramas A.1 a A.6.

PONTO FANTASIA MITENES:
Ver diagrama A.7. O diagrama mostra todas as carreiras do ponto fantasia, vistas pelo direito.

ARREMATAR COM LAÇADAS (mitenes):
Para um bonito acabamento da mitene, arremata-se em meia com laçadas da seguinte maneira: * Arrematar 2 ms/pts, 1 laçada, arrematar a laçada, 1 laçada, arrematar a laçada, 1 laçada, arrematar a laçada *, repetir de * a *.

PONTO FANTASIA GOLA:
Ver diagramas A.3, A.8, A9 e A.10.
----------------------------------------------------------

GORRO:
Tricota-se de cima para baixo, em redondo nas agulhas de pontas duplas e, depois, na agulha circular.
Montar 6 ms/pts e distribuí-las por 3 agulhas de pontas duplas 4 mm em Cotton Merino.
Tricotar 2 vezes cada m/p em toda a carreira (tricotar alternadamente na alça da frente e na alça de trás das ms/pts) = 12 ms/pts. Tricotar 1 carreira meia. Colocar um marcador no princípio da carreira. Tricotar então o diagrama A.1 (= 6 vezes em toda a carreira). Mudar para as agulhas de pontas duplas 4 mm, e, depois, para a agulha circular quando achar necessário. Quando o diagrama tiver sido tricotado 1 vez em altura, temos 60 ms/pts. NÃO ESQUECER DE MANTER A MESMA TENSÃO DA INDICADA PARA A AMOSTRA!
Tricotar, então, da seguinte maneira acima de A.1: *Tricotar A.2 acima das 2 ms/pts seguintes, A.3 acima das 6 ms/pts seguintes, A.4 acima das 2 ms/pts seguintes*, repetir de * a * em toda a carreira = 6 vezes em toda a carreira. Quando os diagramas tiverem sido tricotados 1 vez em altura, temos 120 ms/pts. Continuar como na última carreira de A.2 acima de A.2, tricotar A.3 como antes e tricotar como a última carreira de A.4 acima de A.4 até a peça medir 19 cm de altura total - ajustar a altura para que a última carreira seja uma carreira sem laçada. Continuar com a agulha circular 3,5 mm e tricotar A.5 acima de A.2, A.3 como antes e tricotar A.6 acima de A.4 = 108 ms/pts. Quando os diagramas tiverem sido tricotados 1 vez em altura, arrematar as ms/pts como elas se apresentam com o fio em dobro.
----------------------------------------------------------

MITENES:
Tricotam-se em redondo nas agulhas de pontas duplas.
Montar 40 ms/pts com as agulhas de pontas duplas 3.5 mm em Cotton Merino. Tricotar 2 barras em ponto jarreteira - ver acima. Tricotar então o diagrama A.7 (= 5 vezes em toda a carreira), colocar um marcador no princípio da carreira. NÃO ESQUECER DE MANTER A MESMA TENSÃO DA INDICADA PARA A AMOSTRA!
A cerca de 14 cm de altura total – ajustar a altura para que a última carreira seja a carreira com a flecha no diagrama -, tricotar as 3 primeiras ms/pts do diagrama (= 2 ms/pts liga/tricô, 1 m/p meia; o meio da trança), virar e tricotar em idas e voltas seguindo o diagrama em todas as ms/pts. As ms/pts do diagrama tricotam-se sem laçada nem tranças onde a peça foi dividida porque é a abertura do polegar. Continuar em idas e voltas desta maneira até o diagrama ter sido tricotado 3 vezes em altura. Continuar então novamente em redondo, como antes, e a abertura do polegar. Tricotar desta maneira até a peça medir cerca de 20 cm. Tricotar 2 barras jarreteira e ARREMATAR COM LAÇADAS - ver acima. Tricotar outra mitene igual.
----------------------------------------------------------

GOLA:
Tricota-se de cima para baixo, em redondo, na agulha circular.
Montar 102-119 ms/pts com a agulha circular 4 mm em Cotton Merino. Tricotar da seguinte maneira: *A.8 acima das 4 ms/pts seguintes, A.3 acima das 6 ms/pts seguintes, A.9 acima da m/p seguinte e A.3 acima das 6 ms/pts seguintes*, repetir de * a * em toda a carreira até a peça medir cerca de 10 cm. NÃO ESQUECER DE MANTER A MESMA TENSÃO DA INDICADA PARA A AMOSTRA!
Tricotar então no ponto fantasia como antes acima de A.8 e A.3 mas tricotar A.10 acima de A.9. Tricotar as laçadas em meia na carreira seguinte, para criar ajours. Continuar como antes e aumentar como indicado em A.10 até a peça medir 22 de altura total. Tricotar 2 carreiras meia, 1 carreira liga/tricô e 1 carreira meia. Arrematar frouxamente em liga/tricô na carreira seguinte.

= 2 laçadas entre 2 ms/pts, na carreira seguinte, tricotar a 1.ª laçada em meia e a 2.ª laçada torcida em meia
= 3 ms/pts meia, passar a 1.ª m/p por cima das 2 últimas ms/pts
= 2 ms/pts tricotadas juntamente em meia
= deslizar 1 m/p em meia, 1 m/p meia, passar a m/p deslizada por cima da m/p tricotada

Kristine Asmussen 21.03.2019 - 06:58:

Hej. Jeg strikker halsdelen. Jeg er nået til udtagningerne. Er det korrekt de ligsom gentages over 3 omgang - mens hulmønsteret gentages over 4 omgange?

Pam 07.07.2017 - 00:50:

When working the hat I end up with 45 stitches, not 60. I have tried this twice and still end up with 45. Is this an error in the instructions? If not I don't know what I am doing incorrectly. Any suggestions?

DROPS Design 07.07.2017 kl. 09:27:

Dear Pam, you are working A.1 (= 2sts on 1st round) a total of 6 times in the round, and you will inc every other round, when A.1 has been worked, there are 10 sts in each A.1 = 10sts x 6 = 60 sts. Happy knitting!

Emily 22.08.2016 - 11:07:

Thank you for the answer. I still don't understand how I should turn the piece and work still the same pattern. It will then be messed up won't it? Sorry I am new to knitting

DROPS Design 22.08.2016 kl. 13:13:

Dear Emily, after you have worked the round before the one with the arrow, work the first 3 sts in diagram (= P2, K1), then turn to work from WS (ie you won't work in the round anymore for some rows) and continue as before but now read diagram from the left towards the right on rows from WS starting with P1, K2, then work last row in diagram from the left towards the right and work now alternately from RS (rows with YO and dec) and from WS. Happy knitting!

Emily 22.08.2016 - 11:02:

Thank you for the answer. I still don't understand how I should turn the piece and work still the same pattern. It will then be messed up won't it? Sorry I am new to knitting

Emily 22.08.2016 - 10:34:

Could you please explain by the wrist warmers what is meant : turn the piece and work back and forth? And what row should I start working back and forth? Is it by the row with the arrow or the row after that? Thanks

DROPS Design 22.08.2016 kl. 10:57:

Dear Emily, start working back and forth with first row in A.7 - see also answer below. Happy knitting!

Emily 22.08.2016 - 07:10:

Could you please explain by the wrist warmers what is meant : turn the piece and work back and forth? And what row should I start working back and forth? Is it by the row with the arrow or the row after that? Thanks

DROPS Design 22.08.2016 kl. 09:51:

Dear Emily, work wrist warmer until it measures approx. 14 cm (adjust length so that last round is last round in A.7 (= the one with the arrow) - you will now create the opening for thumb working back and forth for some rows: work the first 3 sts in diagram, turn and work now in rows following diagram as before (nb: remember to work now diagram back and forth) for 3 repeats in height. Then join again in the round for the top of wrist warmers (there is now a hole for thumb). Happy knitting!

Jardé 11.06.2016 - 13:56:

Bonjour, Je pense avoir décelé une erreur. Au début il est dit de prendre des aiguilles doubles pointes 4 et quelques lignes plus bas on nous demande de changer pour des aiguilles doubles pointes 4 également .

DROPS Design 06.09.2016 kl. 13:21:

Bonjour Mme Jardé, on commence avec 3 aiguilles doubles pointes 4 puis on continue avec 4 aiguilles doubles pointes, puis avec l'aiguille circulaire 4 (le texte a été modifié pour être plus clair). Bon tricot!

Risoue 15.12.2015 - 20:36:

Suite à votre réponse du 15/12,je vous remercie mais j'émets toujours le même doute, en lisant l'intitulé du diagramme à côté du petit carré noir et petit rond il est noté= 1 m.envers sur l'endroit et 1 maille endroit sur l'envers, donc en toute logique, le 2ème tour se trouve sur l'envers de l'ouvrage. juste ou pas juste??

DROPS Design 16.12.2015 kl. 09:07:

Bonjour Mme Risoue, quand on tricote en rond, on tricote toujours sur l'endroit, donc on va tricoter le petit carré noir (2ème symbole de la légende) tous les tours à l'envers. Ceci s'applique lorsque l'on tricote les mitaines en allers et retours. Pour le bonnet, le tour de cou, et les mitaines, quand on tricote en rond, on tricote toujours sur l'endroit. Bon tricot!

Risoue 14.12.2015 - 19:50:

Bjr Mme, j'ai tout démonté, et reviens sur votre réponse du 05/11/ pour le 2ème tour ( sur explic.du diagramme; différent si endroit ou envers du tricot A3 es-ce que ce n'est pas 2m end.3m.env.2m.end.?? puisque je suis sur l'envers au 2ème tour. merci pour votre aide. Cordialement risoue

DROPS Design 15.12.2015 kl. 08:44:

Bonjour Mme Risoue, A.3 se tricote en rond pour le bonnet et pour le tour de cou, au 1er tour, on a 2 m env, 1 m end, 1 jeté, 1 m end; au 2ème tour: 2 m env, 3 m end, 2 m env, au 3ème tour: 2 m env, 3 m end, passer la 1ère m par-dessus les 2 dernières m, 2 m env, au 4ème tour: 2 m env, 2 m end, 2 m env. Bon tricot!

Risoue 05.11.2015 - 11:25:

Merci pour votre réponse de ce jour, cependant sur la photo, on voit aussi des triangles au point jersey, ne manquerait-il pas qq chose ds les explications? autre que les diagrammes

DROPS Design 05.11.2015 kl. 14:07:

Bonjour Mme Risoue, le tour de cou se tricote de haut en bas: quand on a tricoté 10 cm ainsi avec 1 m de A.9, on tricote A.10 au-dessus de A.9 (au 1er rang de A.10 = 1 jeté, 1 m end, 1 jeté) - A.10 correspond au triangle jersey entre les motifs. Bon tricot!

Deixe um comentário acerca do modelo DROPS 164-39