DROPS / 164 / 41

Autumn Leaf by DROPS Design

Xaile rendado DROPS em "Lace" ou "BabyAlpaca Silk".

DROPS design: Modelo n.º la-025
Grupo de fios A
----------------------------------------------------------
Dimensões: cerca de 70 cm a meio das costas, e cerca de 140 cm de envergadura.
Fios:
DROPS LACE da Garnstudio
100 g cor n° 3620, vermelho
OU:
DROPS BABYALPACA SILK da Garnstudio
cerca de 350 g cor n° 3609, vermelho

AGULHA CIRCULAR (80 cm) DROPS 3 mm – NOTA: ver AMOSTRA abaixo.

AMOSTRA:
Esta peça vai ser molhada e bloqueada/esticada no fim e, por isso, a amostra não é muito importante. Mas para saber se a sua amostra é demasiado apertada, faça um teste com as agulhas 3 mm em ponto meia para ter cerca de 24 ms/pts x 32 carreiras em ponto meia = 10 x 10 cm.

Comentários (41)

70% alpaca, 30% seda
a partir de 5.50 € /50g
Pode comprar o fio para fazer este modelo desde 11.00€. Saiba mais.
----------------------------------------------------------

----------------------------------------------------------

Ver os diagramas A.1 a A.23. Os diagramas mostram todas as carreiras do ponto fantasia, vistas pelo direito.

DICA TRICÔ:
O xaile pode ser tricotado com um outro número de agulha que o indicado aqui. Use agulhas mais pequenas para obter um xaile mais pequeno e agulhas mais grossas para obter um xaile maior. Esticar, enão, o xaile no fim e alisar eventuais irregularidades.

DICA BLOCAGEM:
Quando se utiliza um outro fio do grupo A que não o fio Lace, não é fundamental esticar o xaile para obter as medidas finais. Basta dar-lhe forma. Deixar secar. Repetir a operação depois de cada lavagem.
----------------------------------------------------------

XAILE:
Tricota-se em idas e voltas na agulha circular para que haja espaço suficiente para todas as ms/pts. VER DICA TRICÔ!
Montar 9 ms/pts em Lace ou BabyAlpaca Silk com a agulha circular 3 mm e tricotar 1 carreira meia pelo avesso. Tricotar em PONTO JARRETEIRA - ver acima - da seguinte maneira (= pelo direito): 3 ms/pts meia, 1 laçada, 1 m/p meia, 1 laçada, 1 m/p meia, 1 laçada, 1 m/p meia, 1 laçada, 3 ms/pts meia = 13 ms/pts. Colocar 1 marcador na m/p central e fazer seguir o marcador à medida que for tricotando.
Aumentar então 4 ms/pts em todas as carreiras pelo direito (= a cada 2 carreiras) da seguinte maneira: 1 m/p a 3 ms/pts dos rebordos de cada lado da peça + 1 m/p de cada lado da m/p central. Aumentar desta maneira 5 vezes ao todo. Temos 33 ms/pts.

Tricotar então o diagrama A.1 da seguinte maneira: 3 ms/pts em ponto jarreteira, A.1 nas 13 ms/pts seguintes, 1 m/p em ponto meia (= m/p central, tricota-se sempre em ponto meia), A.1 acima das 13 ms/pts seguintes e 3 ms/pts em ponto jarreteira. Tricotar 1 vez A.1 em altura = 61 m/p (ou seja, 30 ms/pts de cada lado da m/p central).

Tricotar os diagramas A.2-A.4 da seguinte maneira: 3 ms/pts em ponto jarreteira, A.2 acima das 7 ms/pts seguintes, A.3 acima das 14 ms/pts seguintes, A.4 acima das 6 ms/pts seguintes, 1 m/p central, A.2 acima das 7 ms/pts seguintes, A.3 acima das 14 ms/pts seguintes, A.4 acima das 6 ms/pts seguintes e 3 ms/pts em ponto jarreteira. Quando A.2-A.4 tiverem sido tricotados 1 vez em altura, temos ms/pts suficientes para tricotar 1 vez a mais A.3 entre A.2 e A.4 de cada lado da peça. Continuar os diagramas até A.2-A.4 terem sido tricotados 3 vezes em altura ao todo = 145 ms/pts (ou seja, 72 ms/pts de cada lado da m/p central).

Tricotar os diagramas A.5-A.10 da seguinte maneira: 3 ms/pts em ponto jarreteira, A.5 acima das 11 ms/pts seguintes, repetir A.6 até restarem 10 ms/pts antes da m/p central, A.7 acima das 10 ms/pts seguintes, 1 m/p central, A.8 acima das 10 ms/pts seguintes, repetir A.9 até restarem 14 ms/pts, A.10 acima das 11 ms/pts seguintes e 3 ms/pts em ponto jarreteira. Tricotar 1 vez A.5-A.10 em altura = 217 ms/pts (ou seja, 108 ms/pts de cada lado da m/p central).

Tricotar os diagramas A.11-A.16 da seguinte maneira: 3 ms/pts em ponto jarreteira, A.11 acima das 4 ms/pts seguintes, repetir A.12 até restarem 5 ms/pts antes da m/p central, A.13 acima das 5 ms/pts seguintes, 1 m/p central, A.14 acima das 5 ms/pts seguintes, repetir A.15 até restarem 7 ms/pts, A.16 acima das 4 ms/pts seguintes e 3 ms/pts em ponto jarreteira. Tricotar 1 vez os diagramas A.11-A.16 em altura = 267 ms/pts (ou seja, 133 ms/pts de cada lado da m/p central).

Tricotar os diagramas A.17-A.23 da seguinte maneira: 3 ms/pts em ponto jarreteira, A.17 acima das 4 ms/pts seguintes, repetir A.18 até restarem 6 ms/pts antes da m/p central, A.19 acima das 3 ms/pts seguintes, A.20 acima das 7 ms/pts seguintes (a m/p central está a meio destas ms/pts), A.21 acima das 3 ms/pts seguintes, repetir A.22 até restarem 7 ms/pts, A.23 acima das 4 ms/pts seguintes e 3 ms/pts em ponto jarreteira. Quando os diagramas tiverem sido tricotados 1 vez em altura, arrematar frouxamente. NOTA: Tricotar as laçadas duplas da última carreira do diagrama da seguinte maneira no momento de arrematar: tricotar a 1.ª laçada em meia e a 2.ª laçada torcida em meia.

BLOCAGEM: 
Colocar o xaile em água morna até estar muito bem molhado. Pressionar delicadamente para retirar o excesso de água – não torcer. Enrolar, então, o xaile numa toalha e pressionar para retirar o restante excesso de água - a peça, agora, está apenas húmida. Se utilizar o fio BabyAlpaca Silk – VER DICA BLOCAGEM! 
Colocar o xaile sobre um tapete ou sobre um colchão – esticá-lo delicadamente até obter as medidas finais e prender com alfinetes, esticar as pontas das pétalas ao longo das ms/pts arrematadas. Deixar secar. Repetir a blocagem depois de cada lavagem.

= deslizar 1 m/p em liga/tricô (manter o fio por trás da peça), 1 m/p meia, passar a m/p deslizada por cima da m/p tricotada
= 1 laçada entre 2 ms/pts
= deslizar 1 m/p em liga/tricô (manter o fio por trás da peça), 2 ms/pts tricotadas juntamente em meia, passar a m/p deslizada por cima da m/p tricotada
= 2 laçadas entre 2 ms/pts, na carreira seguinte, tricotar a 1.ª laçada em meia e tricotar a 2.ª laçada torcida em meia quando se remata

Ditte Andersen 07.02.2019 - 19:29:

1000 Tak for svar

Judith Andersen 07.02.2019 - 00:18:

Har jeg ret i at et mønster strikkes fra Højre mod Venstre blev lige pludselig i tvivl Med venlig hilsen Judithe Andersen

DROPS Design 07.02.2019 kl. 15:54:

Hej Judith, ja det stemmer, du strikker fra nederst i højre hjørne af diagrammet fra retsiden og næste pind strikkes fra vrangen ifølge 2.pind fra venstre i diagrammet (dvs i vrang da diagrammet ses fra retsiden). God fornøjelse!

Pascale 05.09.2018 - 19:47:

Désolée, je viens de m'en apercevoir. L'avantage, ayant du défaire une dizaine de fois mon ouvrage, cette laine se tient bien !

Pascale 31.08.2018 - 23:33:

Bonjour\r\nEn lisant le commentaire de Geoffroy, du 16.05.2016 - 22:28: \r\nJe suis d\'accord.\r\nJe n\'ai tricoté que quelques rangs, mais ça ne correspond pas à la photo. \r\nPar exemple, à la pointe, c\'est à dire, en début d\'ouvrage, je vois sur la photo 7 jeté successifs, entre des mailles ensembles (ou surjet), alors qu\'il est indiqué de tricoté 3 mailles au point mousse dans les explications....

DROPS Design 04.09.2018 kl. 11:33:

Bonjour Pascale, le châle se tricote de haut en bas, c'est-à-dire que l'on commence par 9 mailles seulement et on va augmenter 4 m tous les 2 rangs sur l'endroit pour former le triangle. La pointe sera formée par la maille centrale (= avec 1 augm de chaque côté de cette maille jersey). Bon tricot!

M Madeleine 13.04.2018 - 15:21:

Merci pour votre aide. Je rabats donc sur l'envers à l'envers mais les explications précisent "tricoter le 1er jeté à l'end et le 2ème jeté torse à l'end" Donc les mailles à l'envers sauf les jetés à l'endroit?

DROPS Design 13.04.2018 kl. 16:00:

Bonjour M Madeleine et oups, vous avez raison, on rabat à l'endroit sur l'envers (les mailles et les jetés). Bon tricot!

M Madeleine 13.04.2018 - 15:03:

Bonjour, Est ce que je dois rabattre sur l'endroit (donc tricoter un rang envers d'abord) ou sur l'envers? merci de votre réponse Cordialement

DROPS Design 13.04.2018 kl. 15:09:

Bonjour M Madeleine, rabattez au rang suivant après les diagrammes, c'est-à-dire à l'envers sur l'envers. Bon tricot!

Cinzia Pierobon 12.10.2017 - 17:31:

Scusate se vi importano ancora, ma ho appena finito il modello, e, pur avendo seguito alla lettera le istruzioni riguardanti il nr di ferri ed il filato lace, io non ho consumato completamente neanche il primo gomitolo e il modello, dopo il bloccaggio, mi è venuto molto più piccolo delle misure da voi date. Non riesco a capire quale errore possa aver commesso. Spero di avere da voi dei chiarimenti. Grazie ancora della vostra disponibilità.

DROPS Design 12.10.2017 kl. 17:57:

Buongiorno Cinzia, ci dispiace per l'accaduto: in questo modello la tensione non è fondamentale, ma ha provato a fare un campione e verificare che 24 maglie x 32 ferri corrispondano a 10 x 10 cm lavorati a maglia rasata con i ferri n° 3 mm? Buon lavoro!

Cinzia Pierobon 10.10.2017 - 10:13:

Buongiorno vorrei sapere se il filato Drops lace va usato doppio, in quanto non mi sembra ci sia scritto nelle istruzioni, e, usandolo singolo,lo scialle viene molto piccolo.Grazie della vostra disponibilità.

DROPS Design 10.10.2017 kl. 15:41:

Buongiorno Cinzia. Il filato va usato singolo, non doppio. Una volta terminato lo scialle deve essere bloccato e portato alle misure finali. Buon lavoro!

Astrid Margrethe Stabæk 08.03.2017 - 13:57:

Er det mulig og bygge på mer, ved å for eksempel ta A.2 - A.4 enda flere ganger ? (A.3 gjentas nå 3 ganger) Og når jeg skal avslutte da så blir det bare flere av de midterste (A.6, A.9, A12 osv)? Eller kommer jeg bare til å rote det til da?

DROPS Design 08.03.2017 kl. 14:02:

Hej Astrid. Jeg tror det er muligt at lave det laengere. Jeg ville ogsaa strikke A.2-A.4 flere gange og eventuelt ogsaa A.5 til A.10 mere, men det er vigtigt at du regner ud hvor meget mere, saa efterfölgende diagrammer ogsaa kommer til at passe. Held og lykke med det :)

Marina Vreugdenhil 14.01.2017 - 00:18:

Is het ook mogelijk de omslagdoek groter te maken, bijvoorbeeld door het middelste gedeelte te verlengen of extra randen met bladeren aan de onderkant?

DROPS Design 16.01.2017 kl. 12:42:

Hoi Marina. Ik zou dan het middelste stuk verlengen (dus blijven bij 1 rand van bladeren)

Deixe um comentário acerca do modelo DROPS 164-41