DROPS / 158 / 53

Heartland by DROPS Design

Manta DROPS composta por quadrados em croché, em ”Delight” e “Fabel”.

DROPS design: Modelo n.º de-128
Grupo de fios A
-----------------------------------------------------------
Tamanho: PEQUENO - GRANDE
(a manta fotografada é a pequena)
Dimensões:
Largura: cerca de 83-110 cm.
Comprimento: cerca de 137-164 cm

Fios:
DROPS DELIGHT da Garnstudio
200-300 g cor n° 09, turquesa/violeta
150-200 g cor n° 11, violeta/verde
100-200 g cor n° 14, lilás/verde
50-100 g cor n° 12, arco-íris
E:
DROPS FABEL da Garnstudio
200-300 g cor n° 400, preto

AGULHA CROCHÉ DROPS 4 mm - ou o tamanho necessário para obter 1 quadrado = 13.5 x 13.5 cm.

(Continuar para o modelo...)

Tags:

tipo de modelo: mantas,

Dicas e Ajuda

Todos os nossos modelos incluem tutoriais em vídeo que podem ajudá-la a terminar o seu projecto mais depressa!

Veja-os aqui!

Também pode encontrar tutoriais passo a passo para as técnicas mais comuns de tricô e de croché nas Lições DROPS!

----------------------------------------------------------
NOTA: Existem termos diferentes de tricô e croché em português de Portugal e do Brasil.

TRICÔ :
Malha = Ponto
Canelado = Barra
Ponto Jarreteira = Cordões de Tricô
Ponto Liga = Ponto Tricô
CROCHÉ :
mpa – meio ponto alto
pa – ponto alto
pad – ponto alto duplo
pat – ponto alto triplo
pb – ponto baixo
pbx – ponto baixíssimo
pc – ponto corrente

----------------------------------------------------------

PONTO FANTASIA:
Ver diagrama A.1.

DICA CROCHÉ:
Devido ao efeito matizado do fio, nenhum dos quadrados será igual e, por isso, cada manta será diferente. Por conseguinte, coloque os quadrados no chão e disponha-os de forma a que as cores mais vivas (violeta/verde e arco-íris) sejam distribuídas por toda a manta.

COR DOS QUADRADOS:
Fazer um número diferente de quadrados em cada cor.
Crochetar 6-10 quadrados arco-íris, 13-21 quadrados violeta/verde, 25-39 quadrados turquesa/violeta e 16-26 quadrados violeta/verde.
----------------------------------------------------------

MANTA:
1 novelo Delight = 6 quadrados em croché. Fazer um total de 60-96 quadrados em Delight – VER COR DOS QUADRADOS acima.

QUADRADO EM CROCHÉ:
Crochetar seguindo o diagrama A.1, ou seja, da seguinte maneira:
Montar uma corrente de 8 pc com a agulha de croché 4 mm em Delight e unir em redondo com 1 pbx no 1.º pc.
CARREIRA 1: 4 pc (= 1 pad), 5 pad no aro de pc, 3 pc, * 6 pad no aro de pc, 3 pc*, repetir de * a * 3 vezes ao todo, terminar com 1 pbx no 4.º pc do princípio da carreira (= 4 pétalas de pad e 4 aros).

CARREIRA 2: *5 pc, 1 pad em cada um dos 6 pad da carreira precedente, mas não fazer a última laçada até estarem todos feitos (= 7 pontos na agulha de croché), crochetar juntamente, então, todas as argolas que estão na agulha de croché, 5 pc, 1 pbx no aro, 5 pc, 1 pbx no mesmo aro*, repetir de * a * 4 vezes ao todo (= 4 pétalas de pad e 4 aros). Virar.

CARREIRA 3 (= pelo avesso): 4 pc, crochetar no aro seguinte (5 pc da carreira precedente) da seguinte maneira: 2 pad, 1 pc, 3 pad, 2 pc, 3 pad, 1 pc, 3 pad, depois, 1 pb no alto da pétala, *no aro seguinte, crochetar 3 pad, 1 pc, 3 pad, 2 pc, 3 pad, 1 pc, 3 pad, depois, 1 pb no alto da pétala seguinte*, repetir de * a * 3 vezes ao todo e terminar com 1 pbx no 4.º pc do princípio da carreira = 8 pequenos aros (1 pc) e 4 aros nos cantos (2 pc). Virar.

CARREIRA 4: 4 pc, no pb no alto da pétala, crochetar: 2 pad, 2 pc e 3 pad, *1 pb no pequeno aro seguinte, depois, 6 pad, 2 pc, 6 pad no aro do canto e 1 pb no pequeno aro seguinte, depois 3 pad, 2 pc, 3 pad no pb no alto da pétala*, repetir de * a * 3 vezes ao todo, 1 pb no pequeno aro seguinte, depois, 6 pad, 2 pc, 6 pad no aro do canto, 1 pb no pequeno aro seguinte e 1 pbx no 4.º pc no princípio da carreira. Virar.

CARREIRA 5 (= pelo avesso): 3 pc, continuar em pa em toda a carreira. NOTA! Nos pad e nos pb da carreira precedente, crochetar nos pontos, mas no pc da carreira precedente crochetar à volta do pc. No aro do canto, crochetar 2 pa, 2 pc e 2 pa e nos 2 pc, crochetar 1 pa. Terminar com 1 pbx no 3.º pc no princípio da carreira = 100 pa ao todo e 2 pc em cada canto. Parar. Virar.

CARREIRA 6: Continuar em Fabel: 3 pc, depois : 1 pa em cada pa, 2 pa, 2 pc e 2 pa no aro a cada canto. Terminar com 1 pbx no 3.º pc no princípio da carreira = 116 pa ao todo e 2 pc em cada canto. Parar. NÃO ESQUECER DE MANTER A MESMA TENSÃO DA INDICADA PARA A AMOSTRA!

MONTAGEM:
VER DICA CROCHÉ! Colocar os quadrados à razão de 6-8 quadrados em largura por 10-12 carreiras em altura. Costurar os quadrados entre eles, orla com orla, em Fabel, banda após banda.

ORLA :
Fazer uma orla de acabamento a toda a volta da manta com a agulha de croché 4 mm em Fabel – começar num canto e crochetar pelo direito da seguinte maneira: 1 pbx no 1.º pbx, 3 pc, depois : 1 pa em cada pa, 2 pa, 2 pc e 2 pa no aro de cada canto. Terminar com 1 pbx no 3.º pc do princípio da carreira.

Diagramas

= 1 pc
= 1 pb
= 1 pbx no ponto
= 1 pbx à volta do ponto
= 1 pad no pb, mas pad à volta do pc
= 1 pa no ponto
= 1 pa à volta do pc
= Crochetar 1 pad em cada pad mas não fazer a última laçada até estarem todas feitas (7 argolas na agulha de croché), crochetar juntamente, então, todas as argolas que estão na agulha de croché
= direcção do trabalho da carreira

Precisa de ajuda? Eis alguns tutoriais em vídeo que podem ajudá-la!

Para ajuda quanto às explicações dos modelos, por favor contacte a loja onde comprou os seus fios. Ao comprar fios DROPS yarn, tem a garantia de receber ajuda qualificada por parte de uma loja especializada nos modelos DROPS.

Todos os modelos são cuidadosamente revistos, mas reservamo-nos o direito de haver possíveis lapsos. Todos os modelos são traduzidos a partir do norueguês e pode sempre verificar o modelo original para conferir medidas e cálculos.

Se pensa ter encontrado um erro, por favor publique o seu comentário ou pergunta na nossa secção Comentários. Ver o modelo DROPS 158-53 original.