DROPS / 152 / 3

Nostalgia by DROPS Design

Casaco rendado DROPS em croché, em ”Safran”. Do S ao XXXL.

DROPS design: Modelo n.º e-221
Grupo de fios A
-----------------------------------------------------------
Tamanhos : S - M - L - XL - XXL - XXXL
Fios:
DROPS SAFRAN da Garnstudio
250-300-350-350-400-450 g cor n° 06, azul denim

AGULHA CROCHÉ DROPS 4 mm - ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 20 pa x 12 carreiras = 10 x 10 cm, ou 1 motivo de A.2 = 8 cm de largura.
BOTÕES DROPS MADREPÉROLA n° 523: 5 para todos os tamanhos

Comentários (97)

Pode comprar o fio para fazer este modelo desde 7.75€. Saiba mais.
----------------------------------------------------------

----------------------------------------------------------

DICA CROCHÉ:
Substituir o 1.º pa no princípio de cada carreira de pa por 3 pc.

DICA CROCHÉ 1:
Quando os diagramas A.1-A.4 tiverem sido feitos uma vez em altura, continuar no ponto fantasia mas crochetar, então, A.X.

DICA CROCHÉ 2 :
Crochetar a 3.ª CARREIRA de A.6 da seguinte maneira acima de 6 pa: 3 pc (para virar), 3 pa no 3.º pa a partir da agulha de croché, 2 pc, 3 pa no 4.º pa.
Em cada carreira que começa por A.6 (ou seja, as carreiras de grupos de pa), fazer 3 pc para virar antes de A.6. Repetir o motivo do diagrama a partir da carreira 4.

DICA CROCHÉ 3 :

Quando se crocheta A.6 nas orlas das frentes, a 1.ª carreira faz-se da seguinte maneira : 3 pc (para
virar), 3 pa no 6.º pc a partir da agulha de croché, 2 pc, 3 pa no pa seguinte.
Em cada carreira que começa por A.6 (ou seja, as carreiras de grupos de pa), fazer 3 pc para virar antes de crochetar A.6. Repetir o motivo do diagrama a partir da carreira 4.

PONTO FANTASIA:
Ver diagramas A.1 a A.6. Os diagramas mostram todas as carreiras do ponto fantasia, vistas pelo direito.

CASAS:
Medir a partir do decote da frente e costurar os botões na orla da frente esquerda:
TAMANHO S: 2, 8, 14, 20 e 26 cm
TAMANHO M: 2, 8, 14, 20 e 26 cm
TAMANHO L: 2, 9, 16, 23 e 30 cm
TAMANHO XL: 2, 9, 16, 23 e 30 cm
TAMANHO XXL: 2, 10, 18, 26 e 34 cm
TAMANHO XXXL: 2, 10, 18, 26 e 34 cm
----------------------------------------------------------

CASACO :
Crocheta-se de cima para baixo.

FRENTE DIREITA:
Montar uma corrente de 62-62-82-82-82-102 pc com a agulha de croché 4 mm em Safran.
Crochetar a 1.ª CARREIRA (pelo direito) (= 1.ª CARREIRA dos diagramas A.1, A.2, A.3 e A.6) da seguinte maneira: 1 pa no 4.º pc a partir da agulha de croché, 1 pa no pc seguinte, *saltar 1 pc, 1 pa em cada um dos 4 pc seguinte*, repetir de * a * 11-11-15-15-15-19 vezes ao todo, saltar 1 pc, 1 pa no último pc = 48-48-64-64-64-80 pa – VER DICA CROCHÉ.
CARREIRA 2: 1 pa em cada um dos 48-48-64-64-64-80 pa.
CARREIRA 3 (= pelo direito): Continuar, então, no PONTO FANTASIA, seguindo 1 vez o diagrama A.6 acima dos 6 primeiros pa - VER DICA CROCHÉ 2! Continuar A.1 acima dos 18 pa seguintes, A.2 acima dos 16-16-32-32-32-48 pa seguintes, e A.3 acima dos 8 pa seguintes. Continuar desta maneira, em idas e voltas, no ponto fantasia e, AO MESMO TEMPO, aumentar para o decote no diagrama A.3.
Depois de ter crochetado 1 vez A.3 em altura, montar frouxamente uma corrente de 23 pc no lado do meio da frente para A.4 e A.6 (= orla) – VER DICA CROCHÉ 1 e DICA CROCHÉ 3! Crochetar, então, da seguinte maneira no ponto fantasia, pelo avesso: A.6, A.4 acima de 17 pc, 2-2-3-3-3-4 vezes A.2, 1 vez A.1, e 1 vez A.6. Continuar desta maneira, em idas e voltas, até a peça medir 20-21-22-23-24-25 cm de altura total = manga direita.
Na carreira seguinte, pelo avesso, continuar como antes com A.6, A.4 e A.2 até 1-1-2-2-2-3 motivos de A.2 terem sido feitos em largura. Crochetar, então, aros da seguinte maneira: 1 pb no ponto seguinte, *3 pc, saltar cerca de 1 cm, 1 pb*, repetir de * a * mais 1-2-0-1-2-0 vezes (= 2-3-1-2-3-1 aro(s) ao todo). Virar e crochetar da seguinte maneira pelo direito: começar na 3.ª carreira de A.6 e crochetar 1 motivo nos 2-3-1-2-3-1 aros seguintes, continuar com A.2, A.4 e A.6 como antes até a peça medir 52-54-56-58-60-62 cm de altura total, - ou ajustar a altura para depois de um motivo completo em altura.

FRENTE ESQUERDA:
Montar uma corrente de 61-61-81-81-81-101 pc com a agulha de croché 4 em Safran.
Crochetar a 1.ª CARREIRA (pelo direito) (= 1.ª CARREIRA dos diagramas A.2, A.4, A.5 e A.6) da seguinte maneira: 1 pa no 4.º pc a partir da agulha de croché, *saltar 1 pc, 1 pa em cada um dos 4 pc seguintes*, repetir de * a * 11-11-15-15-15-19 vezes ao todo, saltar 1 pc, 1 pa no último pc = 47-47-63-63-63-79 pa.
CARREIRA 2: 1 pa em cada um dos 47-47-63-63-63-79 pa.
Continuar então como para a frente direita mas em sentido contrário e crochetar seguindo o diagrama A.5 em vez de A.3, A.4 em vez de A.1, e A.1 em vez de A.4.

COSTAS:
Crochetar o ombro direito da seguinte maneira:
Montar uma corrente de 62-62-82-82-82-102 pc com a agulha de croché 4 mm em Safran.
Crochetar a 1.ª CARREIRA da seguinte maneira: 1 pa no 4.º pc a partir da agulha de croché, 1 pa no pc seguinte, *saltar 1 pc, 1 pa em cada um dos 4 pc seguintes*, repetir de * a * 11-11-15-15-15-19 vezes ao todo, saltar 1 pc, 1 pa no último pc = 48-48-64-64-64-80 pa.
CARREIRA 2 (= 1.ª CARREIRA dos diagramas A.2, A.4 e A.6): 1 pa em cada um dos 47-47-63-63-63-79 primeiros pa, 2 pa no último pa = 49-49-65-65-65-81 pa. Cortar o fio e colocar de lado.

Crochetar o ombro esquerdo da seguinte maneira:
Montar uma corrente de 61-61-81-81-81-101 pc com a agulha de croché 4 mm em Safran.
Crochetar a 1.ª CARREIRA (= 1.ª CARREIRA dos diagramas A.1, A.2 e A.6) da seguinte maneira pelo direito: 1 pa no 4.º pc a partir da agulha de croché, *saltar 1 pc, 1 pa em cada um dos 4 pc seguintes*, repetir de * a * 11-11-15-15-15-19 vezes ao todo, saltar 1 pc, 1 pa no último pc = 47-47-63-63-63-79 pa.
CARREIRA 2 (= 1.ª CARREIRA dos diagramas A.2, A.4 e A.6): 2 pa no primeiro pa, depois, 1 pa em cada um dos 46-46-62-62-62-78 pa restantes = 48-48-64-64-64-80 pa.
CARREIRA 3: 1 pa em cada um dos pa seguintes do ombro esquerdo, crochetar FROUXAMENTE 46 pc para o decote, 1 pa em cada pa do ombro direito = 143-143-175-175-175-207 pa.
CARREIRA 4: 1 motivo de A.6 acima dos 6 primeiros pa, A.4 acima dos 17 pa seguintes, A.2 acima dos 96-96-128-128-128-160 pa seguintes, A.1 acima dos 18 pa seguintes, e, por fim, A.6 acima dos 6 últimos pa - ver DICA CROCHÉ 2.
Continuar desta maneira, no ponto fantasia, em idas e voltas, até a peça medir 20-21-22-23-24-25 cm de altura total (ajustar para que seja igual à frente). Arrematar. Crochetar então aros ao longo de uma das mangas como se fez para as frentes – ajustar para começar à mesma distância do rebordo da manga como da frente e crochetar aros da seguinte maneira: *1 pb, 3 pc, saltar cerca de 1 cm, 1 pb*, repetir mais 1-2-0-1-2-0 vezes (= 2-3-1-2-3-1 aro(s) ao todo). Continuar no ponto fantasia como antes acima das costas, e terminar com aros como no outro lado. Continuar como se fez para as frentes com A.6 de cada lado da peça e no ponto fantasia como antes até a peça medir 52-54-56-58-60-62 cm de altura total.

MONTAGEM:
Fazer a costura dos ombros. Colocar a frente por cima das costas e crochetar os lados e sob as mangas juntamente da seguinte maneira: 1 pb na frente, 3 pc, 1 pb nas costas, *3 pc, 1 pb a cerca de 1 cm mais longe na frente, 3 pc, 1 pb a cerca de 1 cm mais longe nas costas*, repetir de * a *, terminar com 1 pbx. Arrematar. Repetir no outro lado. Costurar os botões na orla da frente esquerda e abotoar na orla da frente direita - ver acima.

GOLA:
Quando o casaco é montado, fazer a gola da seguinte maneira: Começar pelo direito, a meio da frente da orla da frente direita : 1 pbx, *3 pc, saltar cerca de 1 cm, 1 pb*, repetir de * a * a toda a volta do decote. Arrematar.

Diagramas

= 1 pc
= 1 pa
= crochetar 2 pa no mesmo ponto da seguinte maneira: 1 pa, mas não fazer a última laçada (temos, agora, 2 argolas na agulha de croché), crochetar 1 pa no mesmo ponto. Crochetar juntamente a última laçada, passando-a pelas 3 argolas que estão na agulha de croché.
= 1 pb
= 3 pc
= 3 pc
= 1 pat

Arlette 08.04.2018 - 20:26:

Bonjour\r\nAprès avoir crocheté 1 fois A.3 en hauteur, j\'ai monté la chaînette de 23 ml .Je crochète A6 ainsi: 3 ml (pour tourner), 3 B dans la 6ème ml à partir du crochet, 2 ml, 3 B dans la B suivante ou bien 6 B puis dois-je continuer avec A4 soit 17B ou faire A4 à partir de AX sur le diagramme comme pour A2 (astuce crochet1?) ET a2 est-il fait à partir de AX ,Merci pour votre réponse

DROPS Design 09.04.2018 kl. 10:43:

Bonjour Arlette, les 2 x 3 brides se font dans la même maille en l'air (cf ASTUCE CROCHET 3), crochetez ensuite A.4 sur les 17 ml suivantes en suivant le même rang que celui que vous ferez ensuite pour A.2. Bon crochet!

Jose Steggink 22.03.2018 - 20:02:

Rechtervoorpand is af tot de 3x A.6 bij de oksel. Dan staat er: " Ga verder met A.2, A.4 en A.6 als hiervoor tot het werk.... ". Moet ik die 3x A.6 steeds herhalen? Of met de teruggaande toer maar 1x? Vriendelijke groet!

DROPS Design 26.03.2018 kl. 10:26:

Hallo Jose, Je haakt inderdaad A.6 op dezelfde manier. Er staat Ga in de volgende toer aan de verkeerde kant verder als hiervoor met A.6, A.4 en A.2 tot er 1-1-2-2-2-3 patroonherhalingen van A.2 zijn gehaakt Je gaat dus op dezelfde manier verder met A.4 en A.6, maar van A.2 haak je 2 herhalingen in de breedte. Daarna volg je het patroon verder.

Lisa 26.02.2018 - 12:06:

Liebe Drops Team, ich bin am rechten Vorderteil an der Stelle an dem der Ärmel aufhören soll und man 2 Luftmaschenbögen häkelt und in diese dann 2xA6... jetzt bin ich auf der Rückrunde und habe 2 A6 vor mir... häkle ich beide oder nur eins (A2,A4,A6) und dadurch wird es schmaler? oder wollen Sie das man beide A6 immer weiter häkelt? Ich bin überfordert .... ich hoffe ich habe mich verständlich ausgedrückt. Vielen Dank.

DROPS Design 26.02.2018 kl. 12:38:

Liebe Lisa, in der 1. und 4. Größe häkeln Sie jetzt 2 x A.6 auf der Seite (nach der Ärmel), A.1 wird hier nicht mehr gehäkelt (wurde an der Reihe mit 2 Lm-Bogen "abgenommen"). Viel Spaß beim häkeln!

Karina 10.01.2018 - 13:31:

Jeg forstår ik hækletips 2. Skal man hækle det istedet for rapport a.6 på række 3?

DROPS Design 30.01.2018 kl. 09:56:

Hækletips beskriver 3.række i A.6 hvor du skal huske 3 lm til at vende med. God fornøjelse!

Tasneem Khairy 19.07.2017 - 17:19:

Sorry to bothering you.you said for reverse stocking (RS). So,the working for wrong side (WS) on left piece will be the Same way but reversed A6,A1,We and A5? Because I work like the description said "work like right front piece but reversed and work A5 instead of A3 .....and so on. and you do not mention A4 in the arrangement.

DROPS Design 20.07.2017 kl. 09:28:

Dear Mrs Tasneem, you are right you first work A.5, A.2, A.4, A.6 then after A.5 work A.6, A.1, A.2, A.4, A.6. Happy crocheting!

Tasneem Khairy 18.07.2017 - 02:52:

I made the right front piece , but it is very wide in width . Then, I started the left front but it is tight what should I do? And for working left piece you said A5 instead A3,A4 instead A1, A1 instead At so the working will be Rs (A6,A1,A2,A4,A6) and WS (A 6, A4, A2,A1)?

DROPS Design 18.07.2017 kl. 09:05:

Dear Mrs Khairy, make sure to keep same tension for both piece as for your swatch, ie 20 tr (UK-crochet terminology) x 12 rows = 10 x 10 cm. On left front piece, start from RS with A.5 (towards neckline), A.2, A.1 and A.6 (towards shoulder). Happy crocheting!

Ria Van Den Oetelaar 06.07.2017 - 15:59:

Bij het rechtervoorpand moeten lussen worden gehaakt. Dat begrijp ik niet goed. Is dat omdat in de vlg. toer vervolgens een A6 moet komen omdat A1 dan vervalt. En hetzelfde bij l. voorpand en achterpand?

DROPS Design 01.11.2017 kl. 19:40:

Hoi Ria, Er worden geen lussen gehaakt, maar bij de eerste toer sla je 1 op de 5 lossen over, dus daar haak je geen stokje over. Op de 2e toerA.6 over de eerste 6 steken in de breedte, dan haak je A.1 over de volgende 18 steken en zo veder volgens de beschrijving (Dus A.1 vervalt niet)

Susan 17.05.2017 - 22:06:

Hi. I'm on Left front where you do the ch 23. I have donthis in reverse but confused as to what to do next. Have completed 1rep of A.5 but it ends with A.6. Do I fasten off and join at A.5 for ch 23 or should I have done ch23 at begining of this round. Thank you. Love this pattern!

DROPS Design 18.05.2017 kl. 09:01:

Hi Susan, You are now working the left sleeve, so on the RS you do the 23 chain stitches towards mid front and then A.6 8the band), then work back on the WS with A.6, A.4 across 17 chain stitches then A.2 the required number of times, A.1 once and A.6 once. Continue back and forth like this to the required length, when the sleeve is then finished. I hope this helps. Kind regards, Deirdre

Mona 28.02.2017 - 09:37:

Danke für die schnelle Antwort. Noch eine Ergänzung zu meiner Frage: Häkle ich auch über die komplette Länge die eine Reihe Stäbchen? Es erscheint mir irgendwie komisch, dass mitten in dem Muster das ich bisher gehäkelt habe jetzt wieder eine Reihe Stäbchen kommt.. LG

DROPS Design 28.02.2017 kl. 11:41:

Liebe Mona, Sie müssen die 1. Reihe in A.6 und die nächste Reihe in den anderen Diagrams häkeln, damit das Muster folgt. Viel Spaß beim häkeln!

Mona 28.02.2017 - 00:22:

Bei meiner Frage geht es um die rechte Vorderseite: Ich habe das Muster A6-A1-A2-A3 gehäkelt, bis A3 zu ende war, inkl. der 23 LM. Nun soll ich im Muster 6-4-2-2-1-6 häkeln. Ich beginne also am Ende der 23 LM mit A6 (inkl. einer Reihe Stäbchen, da ich ja mit einer Rück-R. beginne? ). Häkle ich das Muster über die Komplette Länge - also über das Muster 3-2-1-6? Wie Handhabe ich das dann mit der ersten Stb.-Reihe? LG

DROPS Design 28.02.2017 kl. 09:04:

Liebe Mona, genau, A.6 und A.4 häkeln Sie über die neuen 23 Lm, dann häkeln Sie A.2 über A.3, A.2 über A.2, A.1 über A.1 und A.6 über A.6 wie zuvor. Viel Spaß beim häkeln!

Deixe um comentário acerca do modelo DROPS 152-3