DROPS / 154 / 26

Tequila Sunrise by DROPS Design

Xaile DROPS em ponto jarreteira com ms/pts alongadas, em ”Big Delight”.

DROPS design: Modelo n.º db-031
Grupo de fios C
-----------------------------------------------------------
Dimensões depois da blocagem :
Largura (na parte de cima): cerca de 200 cm
Altura medida a meio das costas: cerca de 80 cm
Fios :
DROPS BIG DELIGHT da Garnstudio
200 g cor n° 07, alvorada

AGULHA CIRCULAR DROPS 5.5 mm (80 cm) - ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 16 ms/pts x 30 carreiras em ponto jarreteira = 10 x 10 cm.

----------------------------------------------------------

----------------------------------------------------------

PONTO FANTASIA:
Carreira 1 (= pelo direito): * 1 m/p meia, 2 laçada *, repetir de * a * até restar 1 m/p e terminar com 1 m/p meia.
Carreira 2 (= pelo avesso): Tricotar em meia e, ao mesmo tempo, deixar cair as laçadas da carreira precedente (ms/pts alongadas). NOTA! Não esquecer os aumentos.
Carreira 3: Como a carreira 1.
Carreira 4: Como a carreira 2.
Carreira 5: Como a carreira 1.
Carreira 6: Como a carreira 2.
Carreiras 7 a 12: Tricotar todas as ms/pts em meia.
Repetir as carreiras 1 a 12.
----------------------------------------------------------

XAILE:
Tricota-se de cima para baixo, em idas e voltas na agulha circular para que haja espaço suficiente para todas as ms/pts.
Montar 3 ms/pts com as agulhas 5.5 mm em Big Delight. Colocar 1 marcador na m/p central = marca o meio das costas do xaile. Tricotar da seguinte maneira (1.ª carreira = pelo avesso): 1 m/p meia, 1 laçada, 1 m/p meia, 1 laçada, 1 m/p meia = 5 ms/pts. Na carreira de volta, tricotar todas as ms/pts em meia, mas tricotar as laçadas torcidas (ou seja, tricotar na alça de trás e não na alça da frente) para evitar buracos.
Tricotar a carreira seguinte da seguinte maneira: (1 m/p meia, 1 m/p liga/tricô) na 1.ª m/p, 1 m/p meia, (1 m/p meia, 1 m/p liga/tricô, 1 m/p meia) na m/p seguinte, (1 m/p meia, 1 m/p liga/tricô) na m/p seguinte, 1 m/p meia = 9 ms/pts. Na carreira de volta, tricotar todas as ms/pts em meia como antes.
Continuar desta maneira em meia, em idas e voltas, em todas as ms/pts. AO MESMO TEMPO, aumentar 4 ms/pts em todas as carreiras, pelo avesso, tricotando (1 m/p meia, 1 m/p liga/tricô) na 1.ª e na penúltima m/p da carreira, e em tricotando (1 m/p meia, 1 m/p liga/tricô, 1 m/p meia) na m/p central, a que tem o marcador. Continuar desta maneira até haver 57 ms/pts.
Aumentar, então, 6 ms/pts em todas as carreiras, pelo avesso, tricotando (1 m/p meia, 1 m/p liga/tricô, 1 m/p meia) na 1.ª m/p da carreira, na m/p central com o marcador e na última m/p da carreira e, AO MESMO TEMPO, na carreira seguinte, pelo direito, começar o PONTO FANTASIA - ver acima. Repetir o ponto fantasia num total de 5 vezes até a peça medir cerca de 58 cm - medir no sentido do tricô, não ao longo da m/p central, mas em altura depois da carreira de montagem até às ms/pts que estão na agulha (parar depois de uma carreira 6 da última repetição do ponto fantasia). Continuar, então, a aumentar em todas as carreiras, pelo avesso, como antes e, AO MESMO TEMPO, tricotar em meia, em idas e voltas, em todas as ms/pts. Continuar desta maneira até a peça medir 62 cm. Arrematar, então, da seguinte maneira: *Arrematar 3 ms/pts, fazer 1 laçada na agulha direita, arrematar a laçada *, repetir de * a * em toda a carreira.

BLOCAGEM:
Colocar a peça em água morna até ficar completamente molhada. Pressionar delicadamente para retirar o excesso de água – não torcer. Enrolar, então, a peça numa toalha e pressionar para retirar o excesso de água que ainda haja - a peça está, agora, apenas húmida. Este xaile deve ser suspenso na vertical durante a secagem. Estender a peça e suspendê-la de maneira a que o rebordo superior fique direito e que a ponta a meio das costas caia. Deixar secar desta maneira. Repetir sempre depois de cada lavagem.

Se pensa ter encontrado um erro, por favor publique o seu comentário ou pergunta na nossa secção Comentários. Ver o modelo DROPS 154-26 original.