DROPS / 143 / 5

Aire by DROPS Design

Xaile com ajours DROPS em "Lace".

DROPS design: Modelo n.º la-010
Grupo de fios A
-----------------------------------------------------------
Dimensões :
Largura na parte de cima: cerca de 140 cm depois da blocagem
Comprimento a meio das costas: cerca de 75 cm depois da blocagem
Fios : DROPS LACE da Garnstudio
100 g cor n° 5565m, borgonha

AGULHA CIRCULAR (80 cm) DROPS 3.5 mm – NOTA : ver dica amostra abaixo.

Comentários (26)

70% alpaca, 30% seda
a partir de 5.50 € /50g
Pode comprar o fio para fazer este modelo desde 11.00€. Saiba mais.
----------------------------------------------------------

----------------------------------------------------------
AMOSTRA :
O xaile irá ser molhado e esticado/bloqueado às suas dimensões finais e, por isso, a tensão não é muito importante. No entanto, para saber se o seu tricotar é apertado ou largo, faça um teste com as agulhas 3,5 mm para ter 23 ms/pts x 30 carreiras em poto meia = 10 x 10 cm.

PONTO JARRETEIRA (em idas e voltas) :
Tricotar todas as carreiras em meia. 1 "barra" jarreteira = 2 carreiras meia.

PONTO FANTASIA :
Ver os diagramas A.1 a A.4. Os diagramas mostram todas as carreiras vistas pelo direito.

ARREMATAR COM LAÇADAS :
*Arrematar 3 ms/pts, fazer 1 laçada na agulha direita, arrematar a laçada*, repetir de * a * em toda a carreira.
----------------------------------------------------------

XAILE :
Tricota-se em idas e voltas na agulha circular para que haja espaço suficiente para todas as ms/pts.
Montar 9 ms/pts com a agulha circular 3.5 mm e o fio Lace. Colocar 1 marcador na 5.ª m/p (m/p central – marca o meio das costas do xaile). Tricotar 1 carreira da seguinte maneira (= pelo direito) : 3 ms/pts meia, 1 laçada, 3 ms/pts meia, 1 laçada, 3 ms/pts meia = 11 ms/pts. Tricotar então todas as carreiras em meia e, AO MESMO TEMPO, aumentar 4 ms/pts em todas as carreiras pelo direito da seguinte maneira : fazer 1 laçada depois/antes das 3 ms/pts em ponto jarreteira de cada lado da peça e fazer 1 laçada de cada lado da m/p com o marcador. Na carreira seguinte, tricotar as laçadas em meia para criar ajours (buracos).
Quando o xaile medir cerca de 40 cm ao meio, tricotar da seguinte maneira – pelo direito : 2 ms/pts em ponto jarreteira, tricotar as 3 primeiras ms/pts do diagrama A.1, repetir as 2 ms/pts seguintes até à m/p central (tricotada em ponto meia), repetir as 2 primeiras ms/pts do diagrama A.2 até restarem 5 ms/pts, tricotar as 3 últimas ms/pts de A.2 e terminar com 2 ms/pts em ponto jarreteira. Continuar desta maneira no ponto fantasia com os aumentos.
Quando o xaile medir cerca de 63 cm ao meio, tricotar em ponto jarreteira em todas as ms/pts durante 2 cm. Arrematar com laçadas - ver acima.

ORLA :
Montar 8 ms/pts com as agulhas 3.5 mm e o fio Lace. Tricotar em idas e voltas seguindo o diagrama A.3 e, AO MESMO TEMPO, tricotar a orla ao xaile – começar na parte de cima do xaile e tricotar a orla ao longo da diagonal direita do alto em direcção à ponta de baixo. Tricotar a orla ao xaile da seguinte maneira – em todas as carreiras pelo avesso : levantar a alça da frente da m/p mais exterior do xaile com a agulha direita, tricotar a 1.ª m/p da agulha esquerda (A.3), passar a nova m/p por cima, tricotar as restantes ms/pts. Quando a orla de ajours tiver sido tricotada até à ponta do xaile, arrematar.

Repetir ao longo do lado esquerdo do xaile, mas tricotar o diagrama A.4. Tricotar a orla ao xaile da seguinte maneira – em todas as carreiras pelo direito : levantar a alça da frente da m/p mais exterior do xaile com a agulha direita, tricotar a 1.ª m/p da agulha esquerda (A.4), passar a nova m/p por cima, tricotar as restantes ms/pts da carreira.
Unir as ms/pts arrematadas de A.3 e A.4 à parte de baixo da ponta.

BLOCAGEM :
Colocar o xaile em água morna até ela ficar bem molhada. Pressionar cuidadosamente o xaile para retirar o excesso de água – não o torcer – e, depois, enrolá-lo numa toalha e pressionar cuidadosamente para retirar ainda mais água – o xaile está, agora, apenas húmido.
Colocar o xaile sobre um tapete ou um colchão – estendê-lo cuidadosamente às dimensões indicadas e prender com alfinetes. Deixar secar. Repetir este processo depois de cada lavagem.

Este modeelo foi corrigido. .

Actualizado online: 27.10.2015
Correcção: novo diagrama A.1 e A.2

Diagramas

= 1 m/p meia pelo direito, meia pelo avesso
= arrematar uma m/p

Patricia 12.03.2017 - 09:45:

Bonjour, Il faut changer de point quand le châle mesure " 40 cm au milieu". Est-ce en hauteur ou en largeur ? Et si en largeur sur toute la largeur du point mousse ou seulement sur un côté à partir du milieu ?

DROPS Design 13.03.2017 kl. 10:51:

Bonjour Patricia, on mesure les 40 cm en hauteur, le long de la m centrale. Bon tricot!

Ruth Hart Walter 19.04.2016 - 14:35:

Donde encuentro las correcciones realizadas al diagrama A1 y A2?

DROPS Design 21.04.2016 kl. 16:47:

Hola Ruth. Los diagramas publicados en la web son los diagramas nuevos. El aviso es para las personas que compraron las revistas con este modelo, porque allí no están corregidos.

Joana 03.04.2015 - 21:01:

Hola, no tengo claro cómo tejer el diagrama. Mi interpretación es la siguiente: LD: 2pd, hebra, 1pd, hebra, *surjete simple, hebra* hasta el punto central tejido derecho, *hebra, 2pjd* hasta 3 últimos puntos: 1d, hebra, 2pd LR: todo derecho, excepto punto central revés ¿es así? He empezado a trabajarlo así y el punto anterior al punto central me queda fuera de este patrón y no sé qué debo hacer. Muchas gracias

DROPS Design 05.04.2015 kl. 11:35:

Hola Joana, es difícil decirlo sin saber los pts que tienes. Ajusta el nº de pts al patrón. Trabaja 2 pjd para dism el pt que sobra.

Lene Michelsen 29.01.2015 - 22:22:

Mønster A.1 og A.2, går over et ulige antal m. Der er et lige antal på hver side og der sker en forskydning af den yderste hulkant til 2 m. inde i stedet for 3 m. Skal der ikke startes og sluttes med 3 ret i stedet for 2? Der står at midterm. strikkes i glatstrik, men i starten af sjalet står retstrik. Er det korrekt med dette skift? Er målangivelsen "midt på" længden fra nakke til spids?

DROPS Design 02.02.2015 kl. 14:04:

Hej Lene, Opskriften stemmer, du må ikke lave om for så får du det ikke til at stemme. Bare følg opskriften, så får du sjalet som på billedet. God fornøjelse!

Mich 30.11.2013 - 15:19:

Ben al zo dikwijls komen kijken naar jullie mooie site. En zie, vind hier weer een prachtige sjaal. Spijtig dat ik al zo veel werkjes opstaan heb. Hoeveel werkuren zitten hier ongeveer in? Gewoon om een idee te hebben op hoeveel tijd ik zo'n project kan afwerken. Als buitenshuis werkende vrouw kan je natuurlijk geen uren zitten breien. Maar dit model is wel een lokkertje!!!

Gundula 27.05.2013 - 22:54:

Die Arbeit ist wunderbar gelungen. rotz Skepsis - das Garn reichte :-). Herausfordernd schien die Bordüre aber mit ein wenig Geduld hatte ich es raus und es gelang prima. Lediglich das abketten der Schlusskante scheint mir etwas stramm zu sein. Da werde ich beim nächsten Mal den Umschlag schon nach der 3. oder spätestens 4. Masche nehmen statt nach der 5. Hat Spaß gemacht!

Evy Schultz 23.01.2013 - 08:53:

Jeg kan simpelthen ikke få alle de huller i sjalet. Jeg har inden for de 3 første masker og 1 på hver side at midten. Med venlig hilsen Evy

DROPS Design 23.01.2013 kl. 11:14:

Hullerne kommer først senere når du begynder med A1 og A2. (Du starter med at strikke øverst i nakken). God fornøjelse!

Hanneke 19.01.2013 - 19:26:

Goedeavond, In het patroon staat dat alle het heen en weer op de rondbreinaald gebreid wordt zodat alle steken er goed oppassen. Betekent dat dan dat je twee rondbreinaalden nodig hebt (net als je bij rechtbreien 2 breinaalden met knop nodig hebt)?!

DROPS Design 19.01.2013 kl. 21:03:

Nee, je hebt maar 1 rondbreinld nodig. Je breit hiermee heen en weer - zie evt de instructievideo hoe u dit moet doen.

Clo 18.10.2012 - 09:03:

Bonjour Où puis je trouver les quantités necessaire aux modèles ? Merci

DROPS Design 18.10.2012 kl. 09:53:

Bonjour Clo, la quantité de fil nécessaire à chaque modèle est indiquée au poids, à droite de la photo sur la page des explications. Ainsi, ce châle nécessite 100 g de Drops Lace, soit 1 écheveau. Bon tricot !

Adri 14.08.2012 - 20:44:

Me gusta

Deixe um comentário acerca do modelo DROPS 143-5