DROPS / 130 / 24

DROPS 130-24 by DROPS Design

Meias / Pantufas DROPS com entrelacs em ponto jarreteira em ”Fabel”.

Tags: entrelac, meias,
Este modelo ainda não tem nome. Sugira um!

DROPS design : Modelo n° FA-142

Números : 35/37 - 38/40 - 41/43
Comprimento do pé : cerca de 22 - 24 - 27 cm
Altura da meia : cerca de 16 - 18 - 21 cm
Fios : DROPS FABEL da Garnstudio
150 gr para todos os números cor n° 623pl, bruma de rosas

AGULHAS PONTAS DUPLAS DROPS 2.5 mm – ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 26 ms/pts x 52 carreiras em ponto jarreteira = 10 x 10 cm.

Comentários (10)

Pode comprar o fio para fazer este modelo desde 7.50€. Saiba mais.

--------------------------------------------------------
PONTO JARRETEIRA (em redondo nas agulhas de pontas duplas) :
* 1 carreira meia,1 carreira liga/tricô *, repetir de * a *.
PONTO JARRETEIRA (em idas e voltas) :
Tricotar todas as carreiras em meia.
ENTRELACS :
Ver diagramas D-1 e D-2 para as carreiras, os quadrados e o sentido do tricô.
DICA :
A tensão pode tornar-se um pouco mais larga, quando se tricotam os quadrados, se for esse o caso, usar agulhas mais finas para manter a mesma tensão.
DIMINUIÇÕES CALCANHAR :
Tricotam-se em ponto jarreteira em idas e voltas - AO MESMO TEMPO, colocar as ms/pts em espera num alfinete de ms/pts, de cada lado, da seguinte maneira :
Carreira 1-2 : Tricotar todas as ms/pts em meia e colocar a última m/p da carreira num alfinete de ms/pts.
Carreira 3-4 : Tricotar todas as ms/pts em meia.
Repetir as carreiras 1-4 até haver 11-11-12 ms/pts nos alfinetes de ms/pts, de cada lado, e restarem 12-15-16 ms/pts nas agulhas.
Colocar um marcador.
Tricotar, depois, em ponto jarreteira e, AO MESMO TEMPO, retomar as ms/pts dos alfinetes de ms/pts da seguinte maneira :
Carreira 1-2 : Tricotar todas as ms/pts em meia e tricotar em meia 1 m/p do alfinete de ms/pts. NOTA ! Levantar 2 ms/pts entre a m/p na agulha e a do alfinete de ms/pts para evitar buracos. Na carreira seguinte, tricotar juntamente em meia as 3 novas ms/pts.
Carreira 3-4 : Tricotar todas as ms/pts em meia.
Repetir as carreiras 1-4 até haver 34-37-40 ms/pts novamente na agulha e tricotar 1 carreira meia em todas as ms/pts do calcanhar.
--------------------------------------------------------

PERNA :
Tricota-se em redondo nas agulhas de pontas duplas. Ver DICA ! Preparar 6 pequenos novelos para ter de arrematar o menor número possível de fios.
Montar 48-54-60 m com as agulhas de pontas duplas 2.5 mm e o fio Fabel. Tricotar 8 carreiras em PONTO JARRETEIRA - ver acima.
Tricotar, depois, os "quadrados". Cada um dos motivos (triângulos ou quadrados) tricotam-se separadamente em idas e voltas em PONTO JARRETEIRA - ver acima – e as ms/pts de cada quadrado a partir do 2.º carreira (esta carreira incluída) são levantadas pelo direito. Ver D-1.

1.ª carreira, 1.º triângulo (1.ª carreira = pelo direito) :
1 m/p meia, virar e tricotar 1 m/p meia. Tricotar 2 ms/pts meia, virar e tricotar 2 ms/pts meia. Continuar da seguinte maneira tricotando 1 m/p a mais de cada vez até que 8-9-10 ms/pts tenham sido tricotadas em idas e voltas. Tricotar 8-9-10 ms/pts meia. Deixar as ms/pts na agulha.
Tricotar, depois, um total de 6 triângulos da mesma maneira a toda a volta da meia. Todas as ms/pts estão, agora, tricotadas.

2.ª Carreira, 1.º quadrado :
Levantar 8-9-10 ms/pts ao longo do lado do 1.º triângulo. * Virar, tricotar a carreira seguinte nas 8-9-10 ms/pts, tricotar em meia 1 das 6 ms/pts do triângulo = 9-10-11 ms/pts. Virar, tricotar 2 ms/pts juntamente em meia, tricotar em meia as 7-8-9 ms/pts restantes = 8-9-10 m *, repetir de * a * até as 6 ms/pts do triângulo terem sido tricotadas. Deixar as ms/pts na agulha, não cortar o fio.

2.ª Carreira, 2.º quadrado :
Começar com um novo novelo. Começar a meio entre o 1.º e o 2.º triângulo. Levantar 8-9-10 ms/pts ao longo do lado do 2.º triângulo. Tricotar, depois, como para o 1.º quadrado, de * a * até todas as ms/pts do 1.º triângulo terem sido tricotadas.

3.º ao 6.º quadrado :
Tricotar como o 2.º quadrado entre todos os triângulos da 1.ª carreira = um total de 6 quadrados.

3.ª carreira de quadrados :
Começar com o fio do 1.º quadrado. Levantar 8-9-10 ms/pts em direcção à parte de baixo, ao longo do lado do 1.º quadrado, tricotar em meia 1 m/p do 2.º quadrado = 9-10-11 ms/pts. * Virar, tricotar 2 ms/pts juntamente em meia, tricotar em meia as restantes 7-8-9 ms/pts = 8-9-10 ms/pts. Virar, tricotar em meia 8-9-10 ms/pts meia e 1 m/p do 2.º quadrado = 9-10-11 ms/pts *, repetir de * a * até todas as ms/pts do 2.º quadrado terem sido tricotadas, e se ter 8-9-10 ms/pts na agulha. Deixar as ms/pts em espera, não cortar o fio.
Tricotar, depois, os quadrados em toda a carreira.

Tricotar a 4.ª carreira e a 5.ª carreira de quadrados da mesma maneira que antes. Ver D-1 para as carreiras, os quadrados e o sentido do tricô.
Quando se tem um total de 5 carreiras de motivos (incluindo o dos triângulos do princípio), tricotar 3 triângulos da seguinte maneira :
Primeiro triângulo :
Levantar 8-9-10 ms/pts ao longo do lado do 2.º quadrado da 5.ª carreira. Tricotar 1 carreira meia nas ms/pts e 1 m/p meia do 1.º quadrado da mesma carreira = 9-10-11 ms/pts. Virar, tricotar 2 ms/pts juntamente em meia, 6-7-8 ms/pts meia, colocar a última m/p em espera num alfinete de ms/pts. Virar, 7-8-9 ms/pts meia, 1 m/p meia do 1.º quadrado, virar, tricotar 2 ms/pts juntamente em meia, 5-6-7 ms/pts meia, colocar a última m/p num alfinete de ms/pts. Continuar desta maneira até todas as ms/pts do 1.º quadrado terem sido tricotadas. Temos 8-9-10 ms/pts no alfinete de ms/pts.
2.º e 3.º triângulo :
Levantar as ms/pts e tricotar os triângulos da mesma maneira que o 1.º triângulo.
Temos, agora, 24-27-30 ms/pts (3 x 8-9-10 ms/pts) no alfinete de ms/pts.
Levantar 1 m/p antes do alfinete de ms/pts, retomar as primeiras 8-9-10 ms/pts em espera na agulha, levantar 1 m entre o 1.º e o 2.º triângulo, retomar as 8-9-10 ms/pts seguintes no alfinete de ms/pts na agulha, levantar 1 m entre o 2.º e o 3.º triângulo, retomar as últimas 8-9-10 ms/pts em espera na agulha e levantar 1 m/p depois das ms/pts em espera = 28-31-34 ms/pts na agulha para o calcanhar. Virar e tricotar 1 carreira meia pelo avesso e, AO MESMO TEMPO distribuir 6 aumentos nas ms/pts do calcanhar = 34-37-40 ms/pts. Continuar com as DIMINUIÇÕES DO CALCANHAR - ver acima.

PÉ :
Depois das diminuições do calcanhar, tricotar 1 carreira meia, pelo avesso, nas ms/pts do calcanhar e, AO MESMO TEMPO, distribuir 10 diminuições = 24-27-30 ms/pts.
Tricotar, depois, 3 triângulos nas ms/pts do calcanhar (1.º, 2.º e 3.º triângulo) da seguinte maneira : 8-9-10 ms/pts meia, virar, tricotar 1 m/p meia, virar e tricotar a carreira seguinte. Tricotar 2 ms/pts meia, virar e tricotar a carreira seguinte. Continuar desta maneira tricotando 1 m/p a mais, de cada vez, até 8-9-10 ms/pts terem sido tricotadas em idas e voltas. Deixar as ms/pts na agulha.
Tricotar, depois, 3 quadrados na parte de cima do pé (4.º, 5.º e 6.º quadrados) como antes. Tricota, depois, 5 carreiras de quadrados como antes. Ver D-2 para as carreiras, os triângulos, os quadrados, e o sentido do tricô.
Tricotar , depois, 6 triângulos antes das diminuições do calcanhar. Temos, agora, 48-54-60 ms/pts (6 x 8-9-10 ms/pts) em espera. Levantar 1 m/p entre o 1.º e o último triângulo, * tricotar em meia 8-9-10 ms/pts do alfinete de ms/pts, levantar 1 m/p entre 2 triângulos * repetir de * a * até todas as ms/pts terem sido retomadas para a agulha = 54-60-66 ms/pts (falta ainda tricotar cerca de 4-5-5 cm antes do fim). Colocar um marcador de cada lado = 27-30-33 ms/pts para a planta do pé e 27-30-33 ms/pts para o peito do pé. Continuar em ponto jarreteira, em redondo, em todas as ms/pts. AO MESMO TEMPO diminuir para a ponta do pé, dos 2 lados de cada marcador, da seguinte maneira : antes de 1 m/p meia e do marcador : 2 ms/pts tricotadas juntamente em meia. Depois do marcador e de 1 m/p meia : 2 ms/pts tricotadas juntamente em meia torcida (ou seja, enfiar a agulha na alça de trás das ms/pts e não na alça da frente). Repetir estas diminuições a cada 2 carreiras num total de 10-12-14 vezes = restam 14-12-10 ms/pts. Cortar o fio, passá-lo pelas restantes ms/pts, franzir e arrematar.

Diagramas

= número de triângulos/quadrados na carreira
= sentido do tricô
= ms/pts na agulha
= ms/pts tricotadas juntamente, 2 a 2
= carreira

Martine 03.01.2013 - 17:10:

Jeg lurer på hvor mye jeg trenger av hvert nøste hvis jeg tar to farger? 150g i en farge, men svart/hvitt må jeg da ta to nøster av hver farge for at det skal rekke?

DROPS Design 04.01.2013 kl. 16:57:

Ja, det skal du nok göre hvis du vil strikke lige meget af begge farver, men du kan jo ogsaa tage 2 nöster svart og 1 nöste hvitt - og saa strikke mere med den ene farge.

Livelabel 28.01.2011 - 18:02:

Wie kommt man an das Strickmuster? Sieht super aus!

Margareta 26.01.2011 - 13:46:

Väldig vackra

Stella 26.01.2011 - 11:48:

Ser ud til at være neverkont - spændende :)

Kiisumari 10.01.2011 - 07:19:

Uued fabelid on väga mõnusad ja mahedad

Elisabeth 07.01.2011 - 17:48:

Søde strømper

Monika 07.01.2011 - 13:11:

Interessant, das wird ausprobiert!

Randi T. Bjørge 02.01.2011 - 11:32:

Tidige sokker. Ser fine ut. Dere kan legge inn noen av de forkjellige sokkene. Mange her er fine. Disse er et av parene. NB! Jeg har ikke skrevet på Publisert. Jeg er litt usikker på hva det egentlig betyr.

Fina Solé 09.12.2010 - 23:51:

Creo que es un modelo precioso y además en entrelac, técnica muy dificil de encontrar patrones.

Liv-Erna 09.12.2010 - 19:20:

Artig med gammaldags kontstrikk.

Deixe um comentário acerca do modelo DROPS 130-24