DROPS Baby / 17 / 5

Baby Dove by DROPS Design

Conjunto de poncho com torcidos, gorro e meias tricotado em DROPS Merino Extra Fine para bebés e crianças

DROPS design : Modelo n.º ME-012-by

Tamanhos: 1/3 – 6/9 – 12/18 meses ( 2 - 3/ 4 anos)
Altura em cm : 50/56-62/68-74/80 (86/92-96/104)

Fios: DROPS Merino Extra Fine da Garnstudio
PONCHO :
100-150-150 (200-250) gr, cor n.º 01, cru
GORRO :
50-50-100 (100-100) gr cor n.º 01, cru
MEIAS :
50-50-100 (100-100) gr cor n.º 01, cru
-----------------------------------------------------------
PONCHO :
Agulha DROPS circular 4 mm (60 cm) - ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 21 ms/pts x 28 carreiras = 10 x 10 cm em ponto meia.
Agulha DROPS circular 3,5 mm (40 e 60 cm)– para o canelado/barra.

GORRO :
Agulhas DROPS pontas duplas e circular 4 mm (40 cm) - ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 21 ms/pts x 28 carreiras = 10 x 10 cm em ponto meia.
Agulha DROPS circular 3,5 mm (40 cm) – para o canelado/barra.

MEIAS :
Agulhas DROPS pontas duplas 3 mm - ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 23 ms/pts x 32 carreiras = 10 x 10 cm em ponto meia.

Fez este modelo ou outro das nossas colecções? Marque as suas fotos nas redes sociais com o hashtag #dropsdesign para que possamos vê-las!

Comentários (80)

Pode comprar o fio para fazer este modelo desde 13.80€. Saiba mais.
Nota: Existem termos diferentes de tricô e croché em português de Portugal e do Brasil.

PONTO JARRETEIRA (em idas e voltas): tricotar todas as carreiras em ponto meia

PONCHO :

PONTO FANTASIA : Ver diagramas M1 e M2. Os diagramas mostram o ponto fantasia pelo direito.

PONCHO : Tricota-se de baixo para cima, em redondo, na agulha circular.
Com o fio Merino Extra Fine e a agulha circular 3,5 mm montar 272-288-300 (340-360) ms/pts. Tricotar 4 cm de canelado/barra 2/2. Mudar para a agulha circular 4 mm e tricotar 1 carreira meia e, AO MESMO TEMPO, distribuir 56-60-60 (68-72) diminuições = 216-228-240 (272-288) ms/pts. Depois, tricotar a carreira seguinte : *M1, 28-30-32 (26-25) ms/pts liga/tricô, M2, 28-30-32 (26-28) ms/pts liga/tricô * repetir de * a * num total de 3-3-3 (4-4) vezes.
NÃO ESQUECER DE MANTER A MESMA TENSÃO DA AMOSTRA !
Continuar desta maneira e, AO MESMO TEMPO, na 2.ª carreira, diminuir 1 m/p à esquerda, em cada secção de ms/pts liga/tricô, tricotando juntamente 2 ms/pts em liga/tricô. Repetir estas diminuições a cada 2-2-2 (3-3) carreiras alternadamente à direita e à esquerda, em cada secção de ms/pts liga/tricô, num total de 22-23-25 (20-21) vezes = 84-90-90 (112-120) ms/pts. Depois, tricotar 1 carreira meia e, AO MESMO TEMPO, distribuir 10-12-16 (12-12) aumentos = 76-84-88 (100-108) ms/pts. O poncho mede cerca de 20-21-23 (26-27) cm de altura total. Mudar para a agulha circular 3,5 mm e tricotar 3-4-4 (5-6) cm de canelado/barra 2/2. Arrematar as ms/pts como elas se apresentam. O poncho mede cerca de 23-25-27 (31-33) cm de altura total.
-----------------------------------------------------------
GORRO :
Largura de cabeça : 40/42 – 44/46 – 46/48 (48/50-50/52) cm
PONTO FANTASIA : Ver diagramas M2 e M3. Os diagramas mostram os pontos fantasia pelo direito.
GORRO :
Tricota-se em redondo na agulha circular.
Com o fio Merino Extra Fine e a agulha circular 3,5 mm montar 96-100-100 (104-112) ms/pts. Tricotar 1 carreira meia e continuar em canelado/barra 2/2.
A 4-4-5 (5-5) cm de altura de canelado/barra, mudar para a agulha circular 4 mm, tricotar 1 carreira meia, 1 carreira liga/tricô, 1 carreira meia e, AO MESMO TEMPO, distribuir 4-4-8 (8-8) aumentos = 100-104-108 (112-120) ms/pts.
Continuar da seguinte maneira : 3-3-3 (4-5) ms/pts liga/tricô, M2, 6-7-8(8-9) ms/pts liga/tricô, M3, 6-7-8 (8-9) ms/pts liga/tricô, M2, 6-6-6 (8-10) ms/pts liga/tricô, M2, 6-7-8 (8-9) ms/pts liga/tricô, M3, 6-7-8 (8-9) ms/pts liga/tricô, M2, 3-3-3 (4-5) ms/pts liga/tricô.
A cerca de 11-12-13 (14-15) cm de altura total, tricotar a carreira seguinte : *3 ms/pts liga/tricô, 2 ms/pts tricotadas juntamente em liga/tricô * repetir de * a * até restarem 0-4-3 (2-0) ms/pts, tricotar estas ms/pts em liga/tricô = 80-84-87 (90-96) ms/pts.
Tricotar depois todas as ms/pts em liga/tricô e, AO MESMO TEMPO, distribuir 17-18-19 (20-21) diminuições 4 vezes a cada 2 carreiras = 12-12-11 (10-12) ms/pts. NOTA : mudar para as agulhas de pontas duplas quando já não haver ms/pts suficientes para tricotar na agulha circular. Cortar o fio, passá-lo pelas restantes ms/pts, puxar e arrematar.
O gorro mede cerca de 14-15-16 (17-18) cm de altura total.
-----------------------------------------------------------
MEIAS

DIMINUIÇÕES CALCANHAR :
C 1 (= direito) : Tricotar até restarem 5-5-5 (6-6) ms/pts, deslizar a m/p seguinte em meia, 1 m/p meia, passar a m/p deslizada por cima da m/p tricotada, virar
C 2 (= avesso) : Tricotar até restarem 5-5-5 (6-6) ms/pts, deslizar a m/p seguinte em liga/tricô, 1 m/p liga/tricô, passar a m/p deslizada por cima da m/p tricotada, virar
C 3 (= direito) : Tricotar até restarem 4-4-4 (5-5) ms/pts, deslizar a m/p seguinte em meia, 1 m/p meia, passar a m/p deslizada por cima da m/p tricotada, virar
R 4 (= avesso) : Tricotar até restarem 4-4-4 (5-5) ms/pts, deslizar a m/p seguinte em liga/tricô, 1 m/p liga/tricô, passar a m/p deslizada por cima da m/p tricotada, virar.
Continuar a diminuir desta maneira com 1 m/p a menos entre cada diminuição até restarem 7-9-9 (9-9) ms/pts.

DIMINUIÇÕES :
Diminuir antes do marcador : 2 ms/pts tricotadas juntamente em meia.
Diminuir depois do marcador : deslizar 1 m/p em meia, 1 m/p meia, passar a m/p deslizada por cima da m/p tricotada.
-----------------------------------------------------------
MEIAS :
Tricotam-se em redondo nas agulhas de pontas duplas.
Com o fio Merino Extra Fine e as agulhas de pontas duplas 3 mm montar 30-30-36 (36-36) ms/pts. Tricotar 8-8-9 (9-10) cm de canelado/barra 3/3, depois, 1 carreira meia e, AO MESMO TEMPO, distribuir 2-0-4 (2-0) diminuições = 28-30-32 (34-36) ms/pts. Tricotar 1 carreira liga/tricô, 1 carreira meia, 1 carreira liga/tricô. Então, manter as primeiras 15-17-17 (19-19) ms/pts na agulha para o calcanhar e colocar em espera num alfinete de ms/pts as 13-13-15 (15-17) ms/pts seguintes = parte de cima do pé. Tricotar 3-3,5-4 (4-4,5) cm em ponto meia nessas ms/pts para o calcanhar. Colocar um marcador e, depois, formar o calcanha, fazendo as diminuições como indicado acima. Depois de feitas as diminuições do calcanhar, levantar 7-8-9 (9-10) ms/pts de cada lado do calcanhar e retomar as ms/pts em espera = 34-38-42 (42-46) ms/pts. Continua rem ponto meia em todas as ms/pts e, AO MESMO TEMPO, diminuir 1 m/p de cada lado das 13-13-15 (15-17) ms/pts da parte de cima do pé da seguinte maneira : tricotar juntamente 2 ms/pts em meia torcida (enfiar a agulha na “alça” de trás das ms/pts) antes das 13-13-15 (15-17) ms/pts e tricotar juntamente 2 ms/pts em meia, depois das 13-13-15 (15-17) ms/pts. Repetir estas diminuições a cada 2 carreiras num total de 4-6-6 (6-6) vezes = 26-26-30 (30-34) ms/pts. Continuar até cerca de 8-9-9,5 (11,5-12,5) cm de altura do marcador do calcanhar (ainda faltam cerca de 2-2-2,5 (2,5-3,5) cm antes de terminar a meia). Colocar um marcador de cada lado, com 13-13-15 (15-17) ms/pts para a parte de cima do pé e 13-13-15 (15-17) ms/pts para a parte de baixo do pé. Continuar em ponto de meia e, AO MESMO TEMPO, diminuir 1 m/p de ambos os lados de cada marcador - VER ACIMA – 2-2-3 (3-5) vezes a cada 2 carreiras e 3-3-3 (3-2) vezes em todas as carreiras = restam 6 ms/pts. Cortar o fio, passá-lo pelas restantes ms/pts e arrematar.
A meia mede cerca de 10-11-12 (14-16) cm de altura total.

Este modeelo foi corrigido. .

Actualizado online: 22.10.2009
PONCHO : Tricota-se de baixo para cima, em redondo, na agulha circular.

= deslizar 3 ms/pts para a agulha auxiliar, colocada em frente da peça, 3 ms/pts meia, retomar as 3 ms/pts em espera e tricotá-las em meia.
= deslizar 3 ms/pts para a agulha auxiliar, colocada em frente da peça, 1 m/p liga/tricô, retomar as ms/pts em espera e tricotá-las em meia
= deslizar 1 m/p para a agulha auxiliar, colocada atrás da peça, 3 ms/pts meia, retomar a m/p em espera e tricotá-la em liga/tricô
= deslizar 3 ms/pts para a agulha auxiliar, colocada atrás da peça, 3 ms/pts meia, retomar as 3 ms/pts em espera e tricotá-las em meia.

Danuta 11.02.2019 - 15:57:

Sorry,za moje nieprecyzyjne pytanie,przeczytalam jeszcze raz ze zrozumieniem I poncho wyszlo wspaniale,jest piekne,dziekuje!

Mary Lynn Verley 05.02.2019 - 14:55:

I am confused on the pattern line.... Repeat the dec on every 2-2-2 (3-3) round on the right and left side of each P-section alternately a total of 22-23-25 (20-21) times = 84-90-90 (112-120) sts. Am I dec twice in each repeat every OTHER round? If so that reduces 4 sts per section. By row 15, also counting non dec rounds, I am down to 72 sts and it says 22 times equals 84 sts. Please help

DROPS Design 05.02.2019 kl. 17:40:

Dear Mrs Verley, you decrease 1 stitch in each P-section, on first dec round dec on the right side of P-section, on next dec round dec on the left side of P-section (= alternately on the right and on the left side of P-section). You dec every other round = work 1 round decreasing 1 st in each P-section, work 1 round without decreases and repeat these 2 rows a total of 20-25 times depending on the size. Happy knitting!

Danuta 29.01.2019 - 17:15:

Hi!po przerobieniu 4 razy poncho,mam problem z zamknieciem oczek prosze pomozcie.pozdrowienia zCanady.

DROPS Design 28.02.2019 kl. 18:04:

Witaj Danusiu, napisz, o którym fragmencie wzoru mówimy, bo nie wiem o które zamykanie oczek chodzi. Pozdrawiamy!

Francesca Cecchet 19.06.2018 - 18:47:

Buonasera!\r\nSto cominciando questo modello, \r\nla taglia 6/9 mesi. ma montare 288maglie non è troppo?\r\n\r\nGrazie\r\nFrancesca

DROPS Design 19.06.2018 kl. 20:12:

Buonasera Francesca. Il numero delle maglie è corretto.  Si lavora dal bordo in basso a coste verso l'alto (collo). Sia il bordo a coste che il motivo a trecce stringono un po' il lavoro. Buon lavoro !

Olga Lucía Pineda 23.02.2018 - 18:41:

Hermoso proyecto, ya lo realice y no tuve dificultades muy bien explicado. Mil gracias.

Danielle 12.09.2017 - 07:13:

Je viens de realiser le poncho et le bonnet taille 2 ans. Je voudrais faire les chaussons mais les explications commencent par "diminution talon" alors je ne sais pas du tout par ou commencer. Pouvez vous m'aider svp ? merci

DROPS Design 12.09.2017 kl. 08:40:

Bonjour Danielle, au début d'un modèle, vous trouverez les technniques employées, puis les explications du modèle, commencez sous "CHAUSSETTES" après les diminutions du talon et les diminutions. Bon tricot!

Leroux 24.08.2017 - 16:26:

Bonjour je fait actuellement le poncho en taille 4ans où j ai 288maille après diminutions jusque là tout va bien..j attaque le premier rang du diagramme et surprise à la fin du premier rang je me retrouve avec 12maille en trop et j ai compter par rapport à vos explications et il y a vraiment une erreur dans vos explications a l aide svp

DROPS Design 24.08.2017 kl. 17:45:

Bonjour Mme Leroux. Oui vous raison, il y a un erreur. Vous devez tricoter ainsi ( pour la taille 4 ans): * M1, 28 m env, M2, 28 m env * répéter de * à * 4 fois au total. Bon tricot!

Solène 04.10.2016 - 23:04:

Bonjour, je réalise le poncho dans la taille 1-3 mois. J'ai réalisé trois fois le motif M2 et j'arrive aux diminutions. Je dois faire en tout 22 tours de 6 diminutions. Cela signifie-t-il que je vais encore dessiner presque deux fois le motif M2? Merci de vos réponses !

DROPS Design 05.10.2016 kl. 08:47:

Bonjour Solène, en taile 1/3 mois, on diminue d'abord 22 fois tous les 2 tours, vous aurez ainsi tricoté un total de 44 tours quand ces diminutions seront terminées. Répétez M.2 en hauteur en même temps. Bon tricot!

Ruth Eastman 29.08.2016 - 16:19:

Hi, I'm making the cute hat but I don't understand M2 and M3. Does M2 mean I knit 1, Make 1, knit 1 make 1 and M3 mean the same but three times, giving a total of 4 (M2) or 6 consecutive stitches (M3) as appropriate. I saw an earlier question on the subject but I'm not sure it made sense at all to me. Please can you help? Thanks.

DROPS Design 29.08.2016 kl. 18:12:

Dear Mrs Eastman, M.2 and M.3 are the diagrams to work on hat, you'll find them at the very bottom of the pattern - read more about diagrams here. Happy knitting!

Adela 22.06.2016 - 13:43:

" Repetir las dism cada 2-2-2 (3-3) vtas, en el lado derecho e izquierdo alternadamente de cada sección",T6/9 ,Cómo se cuentan " cada2vueltas ? Ej: tejo 1° y2° vueltas, dim al mismo tiempo en lado der e izq? tejo 3° y 4°vueltas dism en la n°4?En total son 46v.Me confunde la palabra "alternadamente" Abrazo

DROPS Design 24.06.2016 kl. 10:49:

Hola Adela, te refieres al poncho, la primera prenda. Se trata de dism una vez a cada lado de la sección de reveses. En la primera vta con dism se trabajan estas en el lado derecho de las secciones de reveses, la siguiente vta sería sin dism y en la siguiente se trabajarían de nuevo dism, esta vez en el lado izquierdo de la secciones de reves.

Deixe um comentário acerca do modelo DROPS Baby 17-5