DROPS / 87 / 17

DROPS 87-17 by DROPS Design

Casaco DROPS em Alpaca, écharpe e pregadeira em Vivaldi

Este modelo ainda não tem nome. Sugira um!

-----------------------------------------------------------
Tamanhos : S – M – L – XL – XXL

Fios :
DROPS ALPACA da Garnstudio
300-300-350-350-400 g cor n° 501 cinza claro
300-300-350-350-400 g cor n° 506, cinza escuro

AGULHAS DROPS 4,5 mm (+ ou – grossas para obter a amostra)
AGULHA DE CROCHÉ DROPS 4 mm

Pode comprar o fio para fazer este modelo desde 43.80€. Saiba mais.
----------------------------------------------------------

----------------------------------------------------------

AMOSTRA
18 ms/pts x 34 carreiras = 10 x 10 cm com 2 fios Alpaca em ponto jarreteira

PONTO CARANGUEJO : carreira de pb crochetada da esquerda para a direita (e não da direita para a esquerda)

DICA para MEDIR : suspender a peça para a medir, senão o casaco será demasiado comprido.

COSTAS
Com 1 fio de cada cor (= 2 fios tricotados juntamente), montar 90-98-104-114-124 ms/pts, tricotar em ponto jarreteira
A 37-38-39-40-41 cm de altura total – ver dica para medir - colocar um marcador de cada lado da peça (para indicar o princípio das cavas)
A 54-56-58-60-62 cm de altura total, rematar as 24-24-26-26-26 ms/pts centrais para o decote. Na carreira seguinte, diminuir 1 m/p de cada lado do decote.
Ao mesmo tempo, a 54-56-58-60-62 cm de altura total, formar os ombros diminuindo de cada lado da peça a cada 2 carreiras 2 vezes 11-12-13-14-16 ms/pts e 1 vez 10-12-12-15-16 ms/pts
Quando todas as ms/pts estão arrematadas, a peça mede cerca de 56-58-60-62-64 cm

FRENTE ESQUERDA
Com 1 fio de cada cor (= 2 fios tricotados juntamente) montar 49-53-56-61-66 ms/pts e tricotar em ponto jarreteira
A 37-38-39-40-41 cm de altura total, colocar um marcador no lado como se fez para as costas.
A 49-51-53-55-57 cm de altura total, rematar as 10-10-11-11-11 m/p centrais para o decote e, depois, 2 vezes 2 ms/pts e 3 vezes 1 m/p = 32-36-38-43-48 ms/pts para o ombro
A 54-56-58-60-62 cm de altura total, formar o ombro como se fez para as costas.
Quando todas as ms/pts estão arrematadas, a peça mede cerca de 56-58-60-62-64 cm de altura total

FRENTE DIREITA
Com 1 fio de cada cor (= 2 fios tricotados juntamente) montar 49-53-56-61-66 ms/pts ; tricotar em ponto jarreteira.
Depois de cerca de 1-3-5-1.5-3.5 cm de altura total, aumentar 1 m/p no lado do meio da frente 12 vezes a cada 5-5-5-5.5-5.5 cm
A 37-38-39-40-41 cm de altura total, colocar um marcador no lado como se fez para a cava.
A 54-56-58-60-62 cm de altura total, formar o ombro como se fez para a frente esquerda.
Depois da última diminuição, temos 29-29-30-30-30 ms/pts para o ombro e a peça mede cerca de 56-58-60-62-64 cm de altura total. Colocar as ms/pts num alfinete de ms/pts

MANGAS
Com 1 fio de cada cor (= 2 fios tricotados juntamente) montar 46-47-49-51-53 ms/pts e tricotar em ponto jarreteira
A 9 cm de altura total, aumentar 1 m/p de cada lado da peça 9-10-11-11-12 vezes a cada 4.5-4-3.5-3.5-3 cm = 64-67-71-73-77 ms/pts
A 49-49-48-46-44 cm de altura total, rematar todas as ms/pts

MONTAGEM
Fazer 1 carreira de pb com 2 fios cinza escuro (pelo avesso) no rebordo inferior das 2 mangas, ao longo do rebordo superior das mangas, ao longo dos lados, das cavas e dos lados das costas e das frentes – as orlas em croché não devem ser demasiado largas.
Costurar as mangas nas ms/pts ourela (costura pelo avesso). Montar os ombros pelo direito com 2 fios cinza escuro em ponto caranguejo (ver acima) com 1 pb em cada pb da carreira precedente (enfiar a agulha nas 2 partes). Unir os lados da mesma maneira até aos marcadores, e fazer o mesmo para as mangas.

GOLA
Retomar as 29-29-30-30-30 ms/pts em espera, com 1 fio de cada cor (= 2 fios tricotados juntamente) levantar cerca de 41-50 ms/pts ao longo do decote das costas e continuar ao longo da frente esquerda = cerca de 70-80 ms/pts. Tricotar em ponto jarreteira em idas e voltas.
A 5 cm de altura de gola, aumentar 1 m/p à direita da gola (pelo direito) para que os aumentos da frente continuem ao longo da gola. Repetir este aumento a 9 cm de altura total.
A 10 cm de altura de gola, rematar frouxamente as ms/pts.

Fazer 1 carreira de pb com 2 fios cinza escuro ao longo da gola, ao longo das 2 frentes e no rebordo inferior das costas, depois, 1 carreira em ponto caranguejo com 1 pb em cada pb da carreira precedente.
Fechar o casaco com uma pregadeira – ver abaixo.

PREGADEIRA

Fios :
DROPS VIVALDI da Garnstudio: um pouco na cor n° 08, rosa claro
AGULHA DE CROCHÉ DROPS 4 mm
1 pequeno alfinete-de-ama

FLOR
Montar 4 pc e formar um aro com 1 pbx no 1.º pc

C 1 : 1 pb no aro, *2 pc, 1 pb * repetir de * a * 4 vezes e unir com 2 pc, 1 pbx no 1.º pb do princípio da carreira = 5 aros

C 2 : 1 pc, em cada aro fazer : *1 pb, 3 pa, 1 pb * repetir de *a* ; unir com 1 pbx no 1.º pb do princípio da carreira, 1 pc
Virar e fazer a carreira seguinte pelo avesso

C 3 : * 1 pb em cada pb da 1.ª carreira (crochetar pelo avesso das pétalas à volta dos pontos da carreira precedente, puxar o fio), 4 pc*
Repetir de * a * 5 vezes, unir com 1 pbx no 1.º pb do princípio da carreira

C 4 : 1 pc, em cada aro fazer : 1 pb, 5 pa, 1 pb; unir com 1 pbx no 1.º pb do princípio da carreira

Cortar e entretecer o fio. Costurar um alfinete-de-ama às costas da flor.

Diagramas

Deixe um comentário acerca do modelo DROPS 87-17