Como seguir um modelo DROPS

É a primeira vez que usa um modelo DROPS e tem dificuldades em compreender o que fazer primeiro? Nesse caso, leia esta liçãoem que lhe mostromos como seguir um dos nossos modelos.

O primeiro passo é escolher o modelo que pretende fazer.

É principiante? Se for o caso, então, é melhor escolher um modelo fácil para o seu primeiro projecto. Escolhemos um par de pantufas, as Side Step (DROPS Extra 0-1279) como exemplo para esta lição, mas pode encontrar ao fundo desta página outros modelos fáceis que são um excelente ponto de partida para principiantes.

Todos os nossos modelos no nosso site têm um número DROPS, um título descritivo, tags qye a irão direccionar para modelos semelhantes e, na maior parte dos casos, um nome – mas se faltar o nome, não hesite em sugerir-nos um!

Se já descobriu um modelo que gostaria de fazer, então, o passo seguinte é escolher o tamanho que deve fazer e que fio irá usar.

Para isto, deverá ir para a secção seguinte do modelo (que está logo depois das fotografias do modelo se estiver a vê-lo no seu telemóvel). Nessa secção, irá encontrar informações acerca do grupo a que perfence o fio usado no modelo, o número do modelo, os tamanhos disponíveis, a quantidade de fio de que precisa para cada tamanho e que agulhas deve usar.


DROPS design: Modelo n.º de-121
Grupo de Fios A + A + A + A ou C + C or E

Se está a pensar usar um fio diferente do fio sugerido no modelo, a forma mais fácil é escolher outro fio que pertença ao mesmo grupo de fios. Saiba mais acerca dos Grupos de Fios DROPS aqui.

Também pode substituir facilmente o fio ao usar o nosso conversor de fios – basta ler este texto no modelo:

“Quer usar um fio diferente? Experimente o nosso conversos de fios!”


Size

No caso destas pantufas, irá encontrar 2 filas com tamanhos equivalentes, números de calçado e comprimento do pé (em cm). Escolha o número que quer fazer e marque esse número com um marcador de cor em todo o modelo. Escolhemos neste exemplo o número 35/37.

Números: 29/31 - 32/34 - 35/37 - 38/40 - 41/43 - 44/46
Para um comprimento de pé de: 17 - 19 - 21 - 23 - 26 - 29 cm

Por baixo das indicações dos números, encontra os materiais necessários. É aí que vai encontrar o nome do fio sugerido e a quantidade de fio de que precisa (para cada uma das cores usadas no modelo). Por vezes, tal como sucede neste modelo, irá encontrar sugestões de alternativas, separadas por um

OU:

Escolhemos o número 35/37, e isso quer dizer que precisamos da 3.ª quantidade indicada para cada cor, a contar da esquerda.


Fios:
DROPS DELIGHT da Garnstudio
100-100- 100 -100-100-150 g cor n.º 12, arco-íris
OU:
100-100- 100 -100-100-150 g cor n.º 17, bolo de framboesa
OU:
50-50- 50 -50-50-100 g cor n.º 08, verde/bege
50-50- 50 -50-50-100 g cor n.º 07, bege/azul

Para se certificar de que obtém as mesmas medidas/tamanho do que aqueles indicados no modelo, é importante que a tensão da sua amostra corresponda à tensão da amostra descrita no texto!

Por isso, recomendamos que faça sempre uma pequena amostra – Neste modelo, precisa de 14 malhas tricotadas para obter uma largura de 10 cm, usando 4 fios do DROPS Delight. Encontra esta informação juntamente com as agulhas de tricô ou de croché recomendadas.

AGULHAS DIREITAS DROPS 5,5 mm – ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 14 malhas em ponto jarreteira com 4 fios tricotados juntamente = 10 cm de largura.


Começamos todos os nossos modelos com a descrição de todas as diferentes técnicas que irão ser usadas.

Se descer até ao fundo do modelo irá encontrar um número de vídeos e de lições a explicar como fazer essas várias técnicas; são muito fáceis de seguir e muito úteis quando não save como fazer certas coisas.

-------------------------------------------------------
Explicações do modelo:
-------------------------------------------------------
PONTO JARRETEIRA (em idas e voltas):
Tricotar todas as carreiras em meia. 1 barra jarreteira = 2 carreiras meia.
ESCOLHA DAS CORES:
Tricotar quer com 4 fios na cor arco-íris quer com 4 fios na cor bolo de frambesa quer com 2 fios verde/bege + 2 fios bege/azul (= 4 fios.
NOTA: Tricotar com o fio do interior e o do exterior do novelo.
DICA TRICÔ:
Puxar o fio quando se tricotam 2 ms/pts juntamente em meia para evitar grandes buracos.


Agora, chegamos ao ponto em que começamos a fazer o modelo.

-------------------------------------------------------
COMEÇAR O MODELO AQUI:
-------------------------------------------------------
PANTUFAS:

Primeiro, damos algumas informações sobre como começar a peça e em que direcção tricotar!

Tricotam-se em idas e voltas a partir do calcanhar em direção à ponta.

Estamos prontas para começar. Começamos sempre por montar o número de malhas necessárias para o número escolhido (confira os números marcados a negrito).

Montar 23-23- 27 -27-29-29 malhas com as agulhas 5,5 mm e 4 fios Delight - ver ESCOLHA DAS CORES (manter cerca de 20 cm de fio antes da montagem; será usado, mais tarde, para a montagem).
Tricotar em PONTO JARRETEIRA – ver acima - até a peça medir 13½-15½- 17½ -19½-22½-25½ cm

Se se esqueceu de como se tricota o PONTO JARRETEIRA , volte ao princípio do modelo e confira a descrição em PONTO JARRETEIRA nas EXPLICAÇÕES. DO MODELO

Mesmo que tenha tricotado uma amostra, é sempre boa ideia conferir a sua tensão à medida que vai tricotantdo paa ter a certeza de obter as medidas correctas – e é por isso que escrevemos;

- NÃO ESQUECER DE MANTER A MESMA TENSÃO DA INDICADA PARA A AMOSTRA!

Tricotar a carreira seguinte pelo direito da seguinte maneira: 1 malha meia, depois tricotar todas as malhas seguintes juntamente em meia, 2 a 2 = 12-12-14-14-15-15 malhas – VER DICA TRICÔ! Tricotar 3 carreiras meia.
Na carreira seguinte pelo direito, tricotar da seguinte maneira: * 4-4-5-5-3-3 malhas meia, tricotar as 2 ms/pts seguintes juntamente em meia *, repetir de * a * 2-2-2-2-3-3 vezes ao todo = 10-10-12-12-12-12 malhas.

Quando usamos o * a * no texto, deverá tricotar o que estiver escrito entre os asteriscos, repetindo quantas vezes for indicado no modelo. Neste modelo, tricota-se 5 malhas, as 2 malhas seguintes são tricotadas juntamente em meia, depois, tricota-se 5 malhas e, por fim, tricota-se novamente 2 malhas juntamente em meia. Desta forma, diminuiu-se 2 malhas e restam 12 malhas.

Tricotar 1 carreira meia.
Na carreira seguinte, tricotar todas as malhas juntamente em meia, 2 a 2 = 5-5-6-6-6-6 malhas.
A peça mede cerca de 17-19-21-23-26-29 cm. Cortar os fios (manter cerca de 20 cm para a montagem) e passá-lo pelas restantes ms/pts e arrematar.

Finalmente iremos montar a pantufa.

MONTAGEM:
Dobrar a carreira de montagem ao meio e fazer a costura a meio da parte de trás. Unir orla com orla a partir da ponta até 1/3 da pantufa. Costurar nas ms/pts ourela para evitar uma costura demasiado grossa.


Ao descer até ao fundo do modelo irá encontrar a nossa secção de Recursos de Ajuda. Aqui encontra informações acerca de tudo; como montar as malhas, como tricotar malhas meia, como diminuit malhas, como arrematar, como montar as pantufas e muito mais. Também irá encontrar uma lista de perguntas frequentes (FAQ) e um formulário para deixar a sua pergunta. Esperamos que isto a tenha ajudado a compreender a estrutura de um modelo DROPS. E não se esqueça de que se fizer um dos nossos modelos em tricô ou croché, iremos adorar que o partilhe no galeria #dropsfan!

Inspiração para principiantes


Descubra mais modelos para principiantes aqui