Canelado inglês - uma primeira abordagem

Canelado inglês - uma primeira abordagem

O canelado inglês ou malha inglesa (por vezes, também designado Brioche) é uma técnica de tricô em que se usa malhas duplas para obter um ponto às riscas, nítidas e visíveis no direito e no avesso da sua peça – similar a um canelado em tricô. Esta técnica confere um resultado mais volumoso e é ideal para fazer cachecóis, mantas e pulôveres.

Existem numerosas variações do canelado inglês – que vão de quais/quantas malhas se tricota entre as riscas (se ficam mais perto ou mais longe, umas das outras) às especificidades usadas nesta técnica. Algumas variantes proporcionam um efeito às riscas apenas num dos lados da peça, enquanto outras conferem o mesmo efeito de riscas em ambos os lados da peça. O canelado inglês também pode ser tricotado com 2 cores – o que adiciona um bonito efeito, onde o direito e o avesso da peça têm esquemas opostos de cores.

Contudo, o que todas as variantes do canelado inglês têm em comum é o facto de se tricotar com malhs duplas (quer fazendo laçadas, quer tricotando a malha na carreira ou volta anterior) – o que exige mais quantidade de fio do que o canelado comum.

As 4 técnicas mais comuns do canelado inglês são:

O canelado inglês e o canelado inglês com malhas duplas proporcionam resultados quase idênticos – no entanto, o canelado inglês com malhas duplas pode ser ligeiramente mais apertado do que o canelado inglês, por ser tricotado na malha da carreira anterior. Ambos produzem o mesmo efeito tanto no direito como no avesso da peça.

O falso canelado inglês usa a mesma técnica do que o canelado inglês, mas só se tricota o ponto a cada 2 carreiras/voltas.

Da mesma forma, o falso canelado inglês com malhas duplas usa a mesma técnica do canelado inglês com malhas duplas, mas só se tricota o ponto a cada 2 carreiras/voltas.

Tanto o falso canelado inglês como o falso canelado inglês com malhas duplas proporcionam um resultado com diferentes pontos no direito e no avesso da peça – por consegunte, são técnicas que gastam menos fio do que o canelado inglês e o canelado inglês com malhas duplas.


Como tricotar as 4 técnicas de canelado inglês

Estas técnicas podem ser tricotadas tanto em idas e voltas na agulha, como em redondo. Também podem ser tricotadas tanto num número par como ímpar de malhas. As explicações abaixo tricotam-se em idas e voltas na agulha, num número ímpar de malhas.

A fotografia à esquerda mostra o trabalho do direito e a fotografia à direita mostra o trabalho do avesso.

Canelado inglês

Esta é a técnica mais comuum para se tricotar o canelado inglês e proporciona um resultado igual tanto no direito como avesso.

Tricotar da seguinte maneira (com 1 malha ourela em ponto jarreteira de cada lado):

Carreira 1: 1 malha em ponto jarreteira *1 malha meia, 1 laçada, deslizar 1 malha como se fosse para a tricotar em liga*, repetir de * a * até restarem 2 malhas, 1 malha meia, 1 malha em ponto jarreteira.

Carreira 2: 1 malha em ponto jarreteira *1 laçada, deslizar 1 malha como se fosse para a tricotar em liga, tricotar juntamente a laçada e a malha deslizada *, repetir de * a * até restarem 2 malhas, 1 laçada, deslizar 1 malha como se fosse para a tricotar em liga, 1 malha em ponto jarreteira.

Carreira 3: 1 malha em ponto jarreteira *tricotar juntamente a laçada e a malha deslizada , 1 laçada, deslizar 1 malha como se fosse para a tricotar em liga* repetir de * a * até restarem 3 malhas. Tricotar a laçada e a malha deslizada juntamente, 1 malha em ponto jarreteira.

Repetir as carreiras 2 e 3.

Ver vídeo DROPS: Como tricotar canelado inglês

Canelado inglês com malhas duplas

Esta técnica proporciona um resultado que é idêntico no direito e no avesso.

Tricotar da seguinte maneira (com 1 malha ourela em ponto jarreteira de cada lado):

Carreira 1 (Avesso): tricotar todas as malhas em meia.

Carreira 2 (Direito): 1 malha meia, *1 malha liga, 1 malha meia na malha directamente abaixo da malha seguinte* repetir de * a * até ao fim da carreira.

Repetir a carreira 2.

Ver vídeo DROPS: Como tricotar o canelado inglês com malhas duplas

Falso Canelado Inglês

O falso canelado inglês usa a mesma técnica do canelado inglês, mas só se fazem laçadas a cada 2 carreiras/voltas – e só se obtém um efeito de riscas no direito da peça.

Tricotar da seguinte maneira (com 1 malha de ourela em ponto jarreteira de cada lado):

Carreira 1: 1 malha em ponto jarreteira, *1 malha meia, 1 laçada, deslizar 1 malha como se fosse para a tricotar em liga*, repetir de * a * até restarem 2 malhas, 1 malha meia, 1 malha em ponto jarreteira.

Carreira 2: 1 malha em ponto jarreteira, * 1 malha meia, tricotar juntamente em lida a laçada e a malha deslizada*, repetir de * a * até restarem 2 malhas, 1 malha meia, 1 garter.

Repetir as carreiras 1 e 2.

Ver vídeo DROPS: Como tricotar o falso canelado inglês (1)

Falso canelado inglês com malhas duplas

O falso canelado inglês com malhas duplas usa a mesma técnica do que o canelado inglês com malhas duplas, mas só se tricota na malha abaixo a cada 2 carreiras/voltas – e o efeito de riscas só se obtém no direito da peça.

Tricotar da seguinte maneira (com 1 malha de ourela em ponto jarreteira de cada lado):

Carreira 1 (Avesso): tricotar todas as malhas em meia.

Carreira 2 (Direito): 1 malha meia, *1 malha liga, 1 malha meia na malha directamente abaixo da malha seguinte* repetir de * a * até ao fim da carreira. (Quando o número de malhas for ímpar, terminar a carreira com 1 malha liga).

Repetir as carreiras 1 e 2.

Ver vídeo DROPS: Canelado ou barra 2 - meio canelado ou barra inglês