Como aumentar/diminuir malhas de forma regular distribuídas por uma carreira

Como aumentar/diminuir malhas de forma regular distribuídas por uma carreira

Como calcular onde aumentar/diminuir quando as explicações do modelo indicam "aumentar/diminuir de forma regular" - Pode usar as dicas desta lição tanto para o tricô como para o croché:


Aumentar de forma regular:
As explicações indicam para aumentar um determinado número de malhas de forma regular.

Exemplo 1: Tem 100 malhas e deve aumentar 16 malhas de forma regular.
Use uma calculadora, divida 100 por 16 e obterá 6.25.
O número obtido deverá ser arredondado para baixo um meio número ou um número inteiro.
Neste exemplo iremos arredondar para 6. Desta forma, deverá aumentar depois de cada 6.ª malha da seguinte maneira: Tricotar 6 malhas, fazer 1 aumento, tricotar 6 malhas, fazer o 2.º aumento, tricotar 6 malhas, fazer o 3.º aumento, tricotar 6 malhas, fazer o 4.º aumento, e continuar desta maneira. Depois de ter feito o 16.º aumento, restam 4 malhas na carreira para tricotar.

Exemplo 2: Tem 140 malhas e deve aumentar 21 malhas distribuídas pela mesma carreira.
Use uma calculadora, divida 140 por 21 e obterá 6.66.
O número obtido deverá ser arredondado para baixo um meio número ou um número inteiro.
Neste exemplo, iremos arredondar para 6.5. Desta forma, deverá aumentar alternadamente depois de cada 6.ª e de cada 7.ª malha da seguinte maneira: Tricotar 6 malhas, fazer o 1.º aumento, tricotar 7 malhas, fazer o 2.º aumento, tricotar 6 malhas, fazer o 3.º aumento, tricotar 7 malhas, fazer o 4.º aumento, e continuar desta maneira. Depois de fazer o 21.º aumento restam 4 malhas na carreira para tricotar.

Exemplo 3: Tem 48 malhas e deve aumentar 12 malhas distribuídas pela mesma carreira.
Use uma calculadora, divida 48 por 12 e obterá 4.
Se obtiver um número certo e estiver a tricotar em redondo, então, é fácil e só tem de fazer os aumentos com esse número de malhas entre cada aumento.
Mas se estiver a tricotar em idas e voltas e tiver de aumentar a cada 4.ª como é o caso neste exemplo, então, deverá fazer um auumento depois da última makha da carreira, coisa que não pode fazer. Para evitar isto, tricota algumas malhas a menos antes do primeiro aumento da seguinte maneira:
Tricotar 2 malhas, fazer o 1.º aumento, tricotar 4 malhas, fazer o 2.º aumento, tricotar 4 malhas, fazer o 3.º aumento, tricotar 4 malhas, fazer o 4.º aumento, e continuar desta maneira. Depois de fazer o 12.º aumento, restam 2 malhas na carreira para tricotar.

Diminuir de forma regular: As explicações indicam que deve diminuir um determinado número de malhas de forma regular.

Exemplo 1: Tem 100 malhas e deve diminuir 16 malhas de forma regular.
Use uma calculadora, divida 100 por 16 e obterá 6.25.
Se o número for inferior a .5 então arredonde sempre para o número abaixo, com neste exemplo em que arredondamos para 6.
Para fazer diminuições a cada 6.ª malha, significa que deverá tricotar juntamente todas as 5.ªs e 6.ªs malhas da seguinte maneira: tricotar 4 malhas, tricotar 2 malhas juntamente em meia (a 5.ª e a 6.ª malhas), tricotar 4 malhas, tricotar 2 malhas juntamente em meia, tricotar 4 malhas, tricotar 2 malhas juntamente em meia, e continuar desta maneira. Depois de fazer a 16.ª diminuição tricotando 2 malhas juntamente em meia, restam 4 malhas na carreira para tricotar.

Exemplo 2: Tem 140 malhas e deve diminuir 30 malhas de forma regular.
Use uma calculadora, divida 140 por 30 e obterá 4.66.
Quando o número obtido é superior a .5 terá de altenar as diminuições entre o número mais baixo e o número mais alto. Neste exemplo isso quer dizer que iremos alternar as diminuições a cada 4.ª e a cada 5.ª malha da seguinte maneira:
tricotar 2 malhas, tricotar 2 malhas juntamente em meia (3.ª e 4.ª malhas), tricotar 3 malhas, tricotar 2 malhas juntamente em meia (4.ª e 5.ª malhas), tricotar 2 malhas, tricotar 2 malhas juntamente em meia, tricotar 3 malhas, tricotar 2 malhas juntamente em meia, e continuar desta maneira. Depois de fazer a 30.ª diminuição tricotando 2 malhas juntamente em meia, restam 5 malhas na carreira para tricotar.

Exemplo 3: Tem 48 malhas e deve diminuir 12 malhas de forma regular.
Use uma calculadora, divida 48 por 12 e obterá 4.
Neste exemplo isso quer dizer que iremos diminuir a cada 4.ª malha da seguinte maneira:
tricotar 2 malhas, tricotar 2 malhas juntamente em meia (3.ª e 4.ª malhas), tricotar 2 malhas, tricotar 2 malhas juntamente em meia, tricotar 2 malhas, tricotar 2 malhas juntamente em meia, e continuar desta maneira. Depois de fazer a 12.ª diminuição tricotando 2 malhas juntamente em meia, restam 5 malhas na carreira para tricotar.