Como montar malhas

Como montar malhas

Há várias maneiras de montar malhas. Resolvemos mostrar-lhe as técnicas mais comuns que resultam numa carreira de montagem resistente e, ao mesmo tempo, com elasticidade.

Nota importante: a montagem das malhas não deve ser muito apertada. Se sentir que está a montar malhas demasiado apertadas, pode sempre mudar para uma agulha mais larga ou montar malhas com duas agulhas. Mas não se esqueça de voltar a mudar para o tamanho original de agulhas quando começar a tricotar.

Figura 1: Comece por medir o comprimento do fio necessário para a montagem a partir da extremidade do fio do novelo (o comprimento varia consoante o número de malhas que quer montar, do fio e do tamanho das agulhas). Segure na ponta do fio com o seu polegar e enrole-o à volta do seu dedo indicador e do seu dedo médio.

Figura 2: Puxe o fio através do aro que se formou à volta do seu dedo indicador e do seu dedo médio de trás para a frente, na sua direcção.

Figura 3: Puxe o aro para formar uma malha alongada.

Figura 4: Coloque a malha na agulha de tricotar e puxe as pontas para apertar a malha. Está agora pronta para montar malhas.

Figura 5: Coloque a ponta do fio à volta do seu polegar esquerdo como se vê na foto. Deslize o fio por cima do seu dedo indicador esquerdo e mantenha os dois fios no seu lugar na palma da sua mão usando o seu dedo anelar e o seu dedo mínimo.

Figura 6: Passe a ponta da agulha da direita por baixo do fio que parte do seu polegar.

Figura 7: Para formar uma malha, use a ponta da agulha direita e passe o fio (aquele que parte do seu dedo indicador) pelo aro criado pelo polegar.

Figura 8: Deslize o aro do seu polegar para a agulha direita. Montou uma nova malha. Puxe a malha e apanhe novamente o fio com o seu polegar. Continue desta mesma maneira até todas as malhas estarem montadas.

Também pode ver este vídeo