Como centrar o motivo numa peça.

O meio do diagrama é centrado desta maneira (a malha marcada com a flecha) a meio de uma frente/das costas ou a meio de uma manga.

Nas explicações do modelo diz-se que precisamos de continuar a tricotar a frente de acordo com o diagrama. É fundamental centrar o diagrama a meio da frente, para que o motivo seja simétrico

  • Temos 81 malhas na frente, o que significa que a malha n.º 41 está a meio da frente e deve ser tricotada com a cor do meio do motivo, de acordo com o diagrama.
  • O diagrama tem mais do que 24 malhas e a flecha assinala com a marca do meio indica a 13.ª malha do diagrama.
  • Começar a meio da frente (na malha 41). Primeiro, contar 13 malhas a partir do meio da frente em direcção ao lado direito, e, depois, contar o motivo completo (24 malhas) até restarem 4 malhas.

Isto significa que, quando começa no lado direito da frente, tricota, primeiro, as 4 últimas malhas do diagrama (da direita para a esquerda), depois, o diagrama completo (24 malhas) da direita para a esquerda, e, depois, começar novamente pelo início de maneira a que a 13.ª malha do diagramain seja a 41.ª malha da frente. Continuar com o resto do diagrama no outro lado da flecha e começar novamente a partir do princípio do diagrama até não restarem mais malhas da frente.

Se tricotar em redondo e tiver o mesmo motivo para as costas, continuar da mesma maneira. Começar pela mesma malha do diagrama como se fez para a frente e tricotar da direita para a esquerda, como se fez para a frente.

Se tricotar em idas e voltas, começar pelo avesso, na carreira seguinte do diagrama, tricotando de acordo com o diagrama, da esquerda para a direita, tricotando as malhas acima das malhas da carreira precente do diagrama.

Ver um modelo onde esta técnica é utilizada.

Ver um modelo onde esta técnica é utilizada.