É a altura para um puzzle!

Estamos quase a chegar ao fim! Já tem uma ideia de como unir os quadrados entre si para formar a manta? Mostramos-lhe como os distribuímos para a nossa manta, mas também pode, como é evidente, criar a sua própria manta – consoante a sua imaginação!

Se quiser uma manta mais larga ou simplesmente diferente, pode fazer o o download e imprimir isto .pdf com todos os quadrados que, depois, pode cortar para fazer as suas experiências!

Divirta-se!

Cores

Vamos unir a manta em branco.

Pode ver abaixo como unimos os quadrados entre si (clique na foto para a aumentar).

Comecemos!

Vamos começar por unir os 6 grandes quadrados entre si.

Começar pelos 2 quadrados do lado superior esquerdo – um da pista #5 e um da pista #9.

Crochetar os 2 quadrados (#5 e #9) juntamente da seguinte maneira: colocá-los, um contra o outro, avesso contra avesso e começar com 1 ponto baixo nos 2 cantos (os aros), enfiando a agulha nas 2 partes, crochetar 1 ponto baixo em cada ponto baixo até ao fim da carreira. Terminar com 1 ponto baixo nos 2 cantos (os aros) = 42 pontos baixos, cortar o fio.

Vamos acrescentar, então, um 3.º quadrado aos 2 primeiros que já unimos, sob o quadrado da pista #9, como se vê na foto abaixo.

Continuar desta maneira unindo 3 grandes quadrados juntamente, os das pistas #9, #2 e #2, como se vê aqui.

Crochetar, então, os 6 grandes quadrados entre si da seguinte maneira:

Colocá-los avesso contra avesso e, começando com 1 ponto baixo nos 2 cantos, enfiar a agulha nas 2 partes e crochetar 1 ponto baixo em cada ponto baixo e 1 ponto baixo nos 2 cantos do fim da carreira. Terminar com 1 ponto baixo nos 2 cantos. Cortar e entretecer todos os fios.

Crochetar, então, os pequenos quadrados juntamente em forma de «quadro», que será depois unido aos grandes quadrados no fim. Crochetar os pequenos quadrados, 2 a 2, como indicado no diagrama abaixo. Colocá-los avesso contra avesso e, começando com 1 ponto baixo nos 2 cantos, enfiar a agulha nas 2 partes e crochetar 1 ponto baixo em cada ponto baixo e 1 ponto baixo nos 2 cantos dos 2 quadrados = 28 pontos baixos (12 pontos baixos + cantos = 14 pontos baixos em cada quadrado). Cortar o fio.

Crochetar os 4 últimos quadrados, um em cada canto, como se fez para os quadrados acima, mas crochetar 2 pontos baixos no mesmo canto do quadrado mais exterior (#3) quando virar (= 28 pontos baixos). Cortar e entretecer todos os fios.

Crochetar, então, os quadrados do exterior aos quadrados do interior da seguinte maneira: Começar ao nível da estrela do diagrama, os "quadros" avesso contra avesso e enfiando a agulha nas 2 partes, e começando no canto do quadro interior (quadrado #7) e no do quadro extérieur (#8) crochetar 1 ponto baixo, depois enfiando a agulha nas 2 partes: 1 ponto baixo em cada ponto baixo e 1 ponto baixo em todos os cantos, e continuar desta maneira até ao fim da carreira. Cortar o fio.

Crochetar, então, os grandes quadrados aos pequenos como explicado anteriormente, com 14 pontos baixos em cada um dos pequenos quadrados (ou seja, 1 ponto baixo em cada um dos 12 pontos baixos e 1 ponto baixo em cada um dos 2 cantos). Cortar e entretecer todos os fios.

Terminado!

Quando todos os quadrados estiverem unidos, a manta mede cerca de 105 x 80 cm.

Está pronta a começar a orla à volta da manta, que lhe será desvendada na próxima pista!