DROPS / 141 / 8

Subtle Seashore by DROPS Design

Casaco DROPS em ponto ziguezague com gola xaile, em "Fabel". Do S ao XXXL.

DROPS design: Modelo n.º fa-194
Grupo de fios A
-----------------------------------------------------------
Tamanhos : S - M - L - XL - XXL - XXXL
Fios : DROPS FABEL da Garnstudio
150-150-150-150-200-200 g cor n° 522, turquesa/azul
150-150-150-150-200-200 g cor n° 904, lavanda
150-150-150-150-200-200 g cor n° 677, verde/turquesa

AGULHA CIRCULAR (80 cm) DROPS 3.5 mm - ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 28 ms/pts x 30 carreiras em ponto ziguezague = 10 x 10 cm.
BOTÕES DROPS ANGULAR SILVER, n°534 : 5-5-6-6-6-6

(Continuar para o modelo...)

Tags:

forma: gola xaile, mangas sem costura, técnica: ziguezague, tipo de modelo: casacos, coletes,

----------------------------------------------------------

----------------------------------------------------------
PONTO JARRETEIRA (em idas e voltas) :
Tricotar todas as carreiras em meia. 1 "barra" jarreteira = 2 carreiras meia.

RISCAS:
Tricotar as riscas da seguinte maneira:
2 carreiras 522, turquesa/azul
2 carreiras 904, lavanda
2 carreiras 677, verde/turquesa
Repetir as riscas até ao fim. Mudar o fio nos lados da peça e, quando as ms/pts da manga tiverem sido montadas, mudar de fio a 6 ms/pts em ponto jarreteira do rebordo, no lado da costura – para que os fios cruzados nas mudanças de cor não se vejam na orla exterior. Tricotar as 5 primeiras ms/pts na agulha com a cor precedente, mudar de cor e tricotar as restantes ms/pts da carreira.

PONTO FANTASIA :
Ver os diagramas A.1 a A.4. Os diagramas mostram todas as carreiras do ponto fantasia, vistas pelo direito. NOTA ! Ver diagrama indicado para o seu tamanho !

CASAS :
Fazer as casas na orla da frente direita, pelo direito. 1 casa = tricotar juntamente em meia a 3.ª e a 4.ª m/p a partir do rebordo (meio da frente) e, depois, fazer 1 laçada.
Fazer as casas quando a peça medir (em cm de altura total):
TAMANHO S: 6, 13, 20, 27 e 35 cm
TAMANHO M: 6, 14, 22, 30 e 37 cm
TAMANHO L: 6, 12, 18, 25, 32 e 39 cm.
TAMANHO XL: 6, 13, 20, 27, 34 e 41 cm.
TAMANHO XXL: 6, 13, 20, 27, 35 e 43 cm.
TAMANHO XXXL: 6, 13, 21, 29, 37 e 45 cm.
----------------------------------------------------------

COSTAS :
Tricota-se em idas e voltas na agulha circular.
Montar 146-162-178-194-210-226 ms/pts com a agulha circular 3.5 mm e a cor 522, turquesa/azul. Seguir as RISCAS - ver acima. Tricotar 1 "barra" em PONTO JARRETEIRA (= 2 carreiras em ponto jarreteira) – ver acima e, depois, continuar da seguinte maneira - pelo direito : 1 m/p ourela em ponto jarreteira, repetir 8 vezes o diagrama A.1, terminar com 1 m/p ourela em ponto jarreteira = 130-146-162-178-194-210 ms/pts. Continuar com A.2 e 1 m/p ourela de cada lado da peça.
A 31 cm de altura total, tricotar A.3 com 1 m/p ourela de cada lado da peça = 114-130-146-162-178-194 ms/pts. Continuar com A.4 e 1 m/p ourela de cada lado da peça.
A 43-44-45-46-47-48 cm de altura total, montar 33-37-41-45-49-53 ms/pts de cada lado da peça = 180-204-228-252-276-300 ms/pts. Tricotar 2 barras jarreteira (= 4 carreiras em ponto jarreteira) nas 33-37-41-45-49-53 novas ms/pts (tricotar as outras ms/pts como antes). Continuar com A.4 e 6 ms/pts em ponto jarreteira de cada lado da peça até a peça medir 66-68-70-72-74-76 cm.
Arrematar então as 28-32-36-40-44-48 ms/pts centrais = restam 76-86-96-106-116-126 ms/pts para cada ombro/manga. Continuar em ponto jarreteira em todas as ms/pts. Arrematar a 68-70-72-74-76-78 cm de altura total.

FRENTE DIREITA :
Tricota-se em idas e voltas na agulha circular.
Montar 79-87-95-103-111-119 ms/pts com a agulha circular 3.5 mm na cor 522, turquesa/azul. Tricotar, seguindo as RISCAS - ver acima. Tricotar 1 "barra" jarreteira (= 2 carreiras meia) e, depois, continuar da seguinte maneira - pelo direito : 6 ms/pts em ponto jarreteira (= orla da frente), repetir 4 vezes o diagrama A.1, e terminar com 1 m/p ourela = 71-79-87-95-103-111 ms/pts. Continuar com A.2 e 6 ms/pts de orla da frente + 1 m/p ourela em ponto jarreteira.
A 6 cm de altura total, começar a fazer as casas – ver acima.
A 31 cm de altura total, tricotar A.3 com 6 ms/pts de orla da frente em ponto jarreteira + 1 m/p ourela em ponto jarreteira = 63-71-79-87-95-103 ms/pts. Continuar com A.4 e 6 ms/pts de orla da frente e 1 m/p ourela em ponto jarreteira.
A 36-38-40-42-44-46 cm de altura total, tricotar 1 m/p do ponto fantasia A.4 em ponto jarreteira, ou seja, o número de ms/pts em ponto jarreteira aumenta e o número da 1.ª repetição de A.4 diminui (o número total de ms/pts permanece o mesmo), repetir num total de 14-16-18-20-22-24 vezes a cada 2-1½-1½-1½1-1 cm (= 20-22-24-26-28-30 ms/pts em ponto jarreteira para a orla frente). NOTA ! Quando as ms/pts de A.4 são incorporadas às ms/pts da orla da frente, tricotar em ponto meia as restantes ms/pts do ponto fantasia.
AO MESMO TEMPO, a 43-44-45-46-47-48 cm de altura total, montar 33-37-41-45-49-53 ms/pts no fim da carreira seguinte, pelo direito = 96-108-120-132-144-156 ms/pts. Tricotar 2 barras jarreteira (= 4 carreiras em ponto jarreteira) nas 33-37-41-45-49-53 novas ms/pts (tricotar as outras ms/pts como antes). Tricotar então A.4 com 6 ms/pts em ponto jarreteira no lado da costura, e continuar as ms/pts da orla em ponto jarreteira.
A 67-69-71-73-75-77 cm de altura total, tricotar 2 barras jarreteira em todas as ms/pts começando pelo avesso. Depois, arrematar as primeiras 76-86-96-106-116-126 sts ms/pts pelo avesso da peça = restam 20-22-24-26-28-30 ms/pts remain. Tricotar em meia as restantes ms/pts da carreira. Tricotar então em ponto jarreteira com carreiras encurtadas nas ms/pts da orla da frente (começar pelo direito da peça) da seguinte maneira: *tricotar 2 carreiras nas 10-11-12-13-14-15 primeiras ms/pts, tricotar 2 carreiras em todas as ms/pts*, repetir de * a * até a gola medir cerca de 7-8-9-9-10-11 cm no lado mais curto (medir a partir do ombro). Arrematar.

FRENTE ESQUERDA :
Tricota-se como a frente direita, mas em sentido inverso e sem as casas.

MONTAGEM :
Fazer a costura dos ombros/mangas. Fazer a costura sob as mangas e a dos lados a 1 m/p ourela do rebordo. Unir a gola a meio das costas na técnica de grafting e costurá-la ao decote das costas (a costura deve estar pelo avesso). Pregar os botões na frente esquerda.

= aumentar : tricotar 2 vezes a mesma m/p
= deslizar 1 m/p em meia, 2 ms/pts tricotadas juntamente em meia, passar a m/p deslizada por cima da m/p tricotada
= 3 ms/pts tricotadas juntamente em meia

Se pensa ter encontrado um erro, por favor publique o seu comentário ou pergunta na nossa secção Comentários. Ver o modelo DROPS 141-8 original.