DROPS / 129 / 16

DROPS 129-16 by DROPS Design

Túnica DROPS, tricotada de cima para baixo “ top-down ”, em ”Bomull-Lin”. Do S ao XXXL.

Este modelo ainda não tem nome. Sugira um!

DROPS design : Modelo n° L-100
--------------------------------------------------------
Tamanhos : S - M - L - XL - XXL - XXXL
Fios : DROPS BOMULL-LIN da Garnstudio
Cor n° 03, bege natural :
350-400-450-500-550-600 gr

AGULHA CIRCULAR (60 cm) DROPS 4 mm - ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 17 ms/pts x 32 carreiras em ponto jarreteira = 10 x 10 cm.
AGULHA CIRCULAR (80 cm) DROPS 7 mm - ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 14 ms/pts x 17 carreiras em ponto meia = 10 x 10 cm.

(Continuar para o modelo...)

Tags:

forma: justo na cintura, top down (de cima para baixo), trapézio, mangas: sem mangas, tipo de modelo: túnicas,

--------------------------------------------------------

--------------------------------------------------------

PONTO JARRETEIRA (em idas e voltas) :
Tricotar todas as carreiras em meia.
AUMENTOS 1 :
Aumentar 1 m/p tricotando 2 vezes a m/p do rebordo.
AUMENTOS 2 :
Aumentar fazendo 1 laçada dos 2 côtés da m/p com o marcador de cada lado da peça da seguinte maneira : Tricotar em ponto meia até ao marcador, 1 laçada, tricotar em meia a m/p com o marcador, 1 laçada. Tricotar a laçada torcida em meia na carreira seguinte para forma um ajour.
--------------------------------------------------------
Tricota-se de cima para baixo. A frente e as dos tricotam-se em idas e voltas separadamente de cima para baixo. As ms/pts são, depois, colocadas na mesma agulha circular para, continuar, depois, em redondo.

FRENTE :
Ombro esquerdo :
Tricota-se em idas e voltas na agulha circular. Montar 17-17-17-18-18-18 ms/pts com a agulha circular 4 mm e o fio Bomull-Lin. Tricotar em PONTO JARRETEIRA - ver acima. NÃO ESQUECER DE MANTER A MESMA TENSÃO DA INDICADA PARA A AMOSTRA !
(TAMANHOS XL-XXXL : ler com atenção toda as instruções abaixo antes de continuar !)
A 10-11-12-13-14-15 cm de altura total, aumentar 1 m/p do lado do decote no fim da carreira seguinte pelo avesso – ver AUMENTOS 1 ! Repetir estes aumentos do lado do decote no fim de cada carreira pelo avesso num total de 3 vezes.
TAMANHOS S-L :
Montar depois no fim de cada carreira pelo avesso 2 vezes 2 ms/pts, terminar com 1 carreira meia pelo direito = 24-24-24 ms/pts. Colocar em espera. A peça mede cerca de 13-14-15 cm. Cortar o fio.
TAMANHOS XL-XXXL :
Ler com atenção as restantes instruções antes de continuar !
Montar, então, no fim de cada carreira, pelo avesso, 2 vezes 2 ms/pts , terminar com 1 carreira meia pelo direito. AO MESMO TEMPO a 15-14-12 cm de altura total, aumentar 1 m/p no fim de cada carreira pelo direito do lado da cava - VER AUMENTOS 1 ! Repetir estes aumentos no fim de cada carreira pelo direito num total de 9-13-17 vezes. AO MESMO TEMPO, quando a última m/p para o decote tiver sido montada, colocar em espera. A última carreira é uma carreira pelo direito (os aumentos do lado da cava ainda não estão todos feitos, mas continua-se a fazê-los depois). A peça mede cerca de 16-17-18 cm. Cortar o fio.

TODOS OS TAMANHOS :
Ombro direito :
Montar 17-17-17-18-18-18 ms/pts e tricotar em ponto jarreteira. (TAMANHOS XL-XXXL : Ler com atenção as restantes instruções antes de continuar !)
A 10-11-12-13-14-15 cm de altura total, aumentar 1 m/p do lado do decote no fim da carreira seguinte pelo direito. Repetir estes aumentos no lado do decote no fim de cada carreira, pelo direito da peça, num total de 3 vezes.
TAMANHOS S-L :
Montar, depois, no fim de cada carreira, pelo direito da peça, 2 vezes 2 ms/pts e 1 vez 12-14-16 ms/pts (terminar com esta última carreira de aumentos, pelo direito da peça) = 36-38-40 ms/pts. Cortar o fio. Colocar as ms/pts do ombro esquerdo na mesma agulha = 60-62-64 ms/pts. Continuar em ponto jarreteira em todas as ms/pts, começando pelo avesso. AO MESMO TEMPO a 17-17-16 cm de altura total, aumentar 1 m/p no fim de cada carreira, de cada lado da peça - VER AUMENTOS 1 ! Repetir estes aumentos num total de 1-3-6 vezes de cada lado da peça, depois, montar 3 ms/pts no fim das 2 carreiras seguintes = 68-74-82 ms/pts. Continuar em ponto jarreteira. Colocar em espera quando a frente mede 26-28-30 cm. Medir a partir do ombro em direcção à parte de baixo (ajustar a altura para que a carreira seguinte seja pelo direito da peça).

TAMANHOS XL-XXXL :
Montar, então, no fim de cada carreira, pelo direito, 2 vezes 2 ms/pts e 1 vez 16-18-20 ms/pts (terminar com esta última carreira de aumentos, pelo direito da peça). AO MESMO TEMPO, a 15-14-12 cm de altura total, começar a aumentar no lado para a cava como se fez para o ombro esquerdo, mas, no fim de cada carreira, pelo avesso da peça. AO MESMO TEMPO, quando a última m/p para o decote tiver sido montada, (terminar pelo direito da peça e cortar o fio) colocar as ms/pts do ombro esquerdo na mesma agulha. Continuar em ponto jarreteira e aumentar de cada lado da peça como antes, começando pelo avesso da peça. Quando todos os aumentos tiverem sido feitos num total de 9-13-17 vezes de cada lado da peça, montar 3 ms/pts no fim das 2 carreiras seguintes = 90-100-110 ms/pts. Continuar em ponto jarreteira. Colocar em espera quando a frente medir 32-34-36 cm, e medir a partir do ombro em direcção à parte de baixo (ajustar a altura para que a carreira seguinte seja uma carreira pelo direito).

COSTAS (TODOS OS TAMANHOS) :
Ombro esquerdo :
Montar 17-17-17-18-18-18 ms/pts com a agulha circular 4 mm e o fio Bomull-Lin. Tricotar em ponto jarreteira em idas e voltas. A 4 cm de altura total, aumentar 1 m/p do lado do decote no fim da carreira seguinte pelo direito da peça = 18-18-18-19-19-19 ms/pts. Tricotar 1 carreira meia pelo avesso. Cortar o fio e colocar em espera.

Ombro direito :
Montar e tricotar como se fez para o ombro esquerdo. A 4 cm de altura total, aumentar 1 m/p do lado do decote no fim da carreira seguinte pelo avesso da peça.
Tricotar 1 carreira pelo direito. Montar, depois, para o decote, 24-26-28-28-30-32 ms/pts no fim da carreira seguinte pelo avesso = 42-44-46-47-49-51 m/p. Cortar o fio.
Colocar as ms/pts do ombro esquerdo na mesma agulha = 60-62-64-66-68-70 ms/pts. Continuar em ponto jarreteira e começar pelo direito da peça. A 17-17-16-15-14-12 cm de altura total, aumentar 1 m/p no fim da carreira de cada lado da peça. Repetir estes aumentos num total de 1-3-6-9-13-17 vezes, de cada lado da peça, e, depois, montar 3 ms/pts no fim das 2 carreiras seguintes = 68-74-82-90-100-110 ms/pts. Continuar em ponto jarreteira até 26-28-30-32-34-36 cm de altura total.

COSTAS e FRENTE :
Colocar as ms/pts da frente e das costas na agulha circular 7 mm, continuar, depois, em ponto meia, em redondo, na agulha circular, começando por um dos lados = 136-148-164-180-200-220 ms/pts. Tricotar 1 carreira meia e, AO MESMO TEMPO, distribuir 12-14-18-20-24-26 diminuições (diminuir o mesmo número de ms/pts na frente e nas costas) = 124-134-146-160-176-194 ms/pts. Colocar um marcador na 62 -67 -73 -80 -88 -97 .ª m/p e na última m/p da carreira = 61-66-72-79-87-96 ms/pts entre os marcadores. NÃO ESQUECER DE MANTER A MESMA TENSÃO DA INDICADA PARA A AMOSTRA ! Depois de 4 cm em ponto meia (a peça mede cerca de 30-32-34-36-38-40 cm. Medir a partir do ombro em direcção à parte de baixo), tricotar 1 carreira meia e, ao mesmo tempo, aumentar 1 m/p dos 2 lados da m/p com o marcador de cada lado da peça – VER AUMENTOS 2 ! Continuar da seguinte maneira : 2 carreiras com aumentos, 1 carreira sem aumentar. Continuar a aumentar até ao fim = cerca de 45 carreiras com aumentos (cerca de 40 cm). AO MESMO TEMPO, a 69-71-73-75-77-79 cm de altura total, medir a meio da frente (a partir do ombro em direcção à parte de baixo), tricotar 1 carreira meia, 1 carreira liga/tricô, 1 carreira meia, 1 carreira liga/tricô. Quando todos os aumentos estão feitos, temos cerca de 304-314-326-340-356-374 ms/pts. Arrematar FROUXAMENTE. A peça mede agora cerca de 70-72-74-76-78-80 cm a meio da frente (os lados são mais compridos devido aos aumentos que dão uma largura e um comprimento adicionais à túnica).

MONTAGEM :
Fazer a costura dos ombros. Costurar os lados do encaixe, orla com orla.

Se pensa ter encontrado um erro, por favor publique o seu comentário ou pergunta na nossa secção Comentários. Ver o modelo DROPS 129-16 original.