• Free Pattern
  • Free Pattern
Mudar linguagem:

DROPS 129-16 by DROPS Design

Túnica DROPS, tricotada de cima para baixo “ top-down ”, em ”Bomull-Lin”. Do S ao XXXL.

Add to favorites
DROPS 129-16

DROPS design : Modelo n° L-100
--------------------------------------------------------
Tamanhos : S - M - L - XL - XXL - XXXL
Fios : DROPS BOMULL-LIN da Garnstudio
Cor n° 03, bege natural :
350-400-450-500-550-600 gr

AGULHA CIRCULAR (60 cm) DROPS 4 mm - ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 17 ms/pts x 32 carreiras em ponto jarreteira = 10 x 10 cm.
AGULHA CIRCULAR (80 cm) DROPS 7 mm - ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 14 ms/pts x 17 carreiras em ponto meia = 10 x 10 cm.

  • DROPS BOMULL-LIN UNI COLOUR (50g)
    DROPS Super Sale / 30% OFF!
    2.60 EUR
    1.80 EUR
    n/a

Dicas & Ajuda

Aprenda algo de novo todos os dias!

Não sabe como começar este modelo? No separador "Vídeos" no topo da página, encontrará uma lista de tutoriais em video que poderão ajudá-la a começar o seu projecto - todos os nossos modelos têm estes vídeos!

E não é tudo - a nossa secção "Dicas & Ajuda" está repleta de recursos para a ajudar a começar qualquer um dos nossos modelos - ou a começar os seus próprios designs!

Navegue pela nossa Videoteca para descobrir centenas de vídeos e veja melhor os nossos fios; ou visite a nossa secção Lições para tutoriais passo a passo! A secção "Dicas & Ajuda" também está repleta de inspiração para modelos, criações de fãs DROPS, e muito mais! Venha ver aqui!
--------------------------------------------------------

--------------------------------------------------------

PONTO JARRETEIRA (em idas e voltas) :
Tricotar todas as carreiras em meia.
AUMENTOS 1 :
Aumentar 1 m/p tricotando 2 vezes a m/p do rebordo.
AUMENTOS 2 :
Aumentar fazendo 1 laçada dos 2 côtés da m/p com o marcador de cada lado da peça da seguinte maneira : Tricotar em ponto meia até ao marcador, 1 laçada, tricotar em meia a m/p com o marcador, 1 laçada. Tricotar a laçada torcida em meia na carreira seguinte para forma um ajour.
--------------------------------------------------------
Tricota-se de cima para baixo. A frente e as dos tricotam-se em idas e voltas separadamente de cima para baixo. As ms/pts são, depois, colocadas na mesma agulha circular para, continuar, depois, em redondo.

FRENTE :
Ombro esquerdo :
Tricota-se em idas e voltas na agulha circular. Montar 17-17-17-18-18-18 ms/pts com a agulha circular 4 mm e o fio Bomull-Lin. Tricotar em PONTO JARRETEIRA - ver acima. NÃO ESQUECER DE MANTER A MESMA TENSÃO DA INDICADA PARA A AMOSTRA !
(TAMANHOS XL-XXXL : ler com atenção toda as instruções abaixo antes de continuar !)
A 10-11-12-13-14-15 cm de altura total, aumentar 1 m/p do lado do decote no fim da carreira seguinte pelo avesso – ver AUMENTOS 1 ! Repetir estes aumentos do lado do decote no fim de cada carreira pelo avesso num total de 3 vezes.
TAMANHOS S-L :
Montar depois no fim de cada carreira pelo avesso 2 vezes 2 ms/pts, terminar com 1 carreira meia pelo direito = 24-24-24 ms/pts. Colocar em espera. A peça mede cerca de 13-14-15 cm. Cortar o fio.
TAMANHOS XL-XXXL :
Ler com atenção as restantes instruções antes de continuar !
Montar, então, no fim de cada carreira, pelo avesso, 2 vezes 2 ms/pts , terminar com 1 carreira meia pelo direito. AO MESMO TEMPO a 15-14-12 cm de altura total, aumentar 1 m/p no fim de cada carreira pelo direito do lado da cava - VER AUMENTOS 1 ! Repetir estes aumentos no fim de cada carreira pelo direito num total de 9-13-17 vezes. AO MESMO TEMPO, quando a última m/p para o decote tiver sido montada, colocar em espera. A última carreira é uma carreira pelo direito (os aumentos do lado da cava ainda não estão todos feitos, mas continua-se a fazê-los depois). A peça mede cerca de 16-17-18 cm. Cortar o fio.

TODOS OS TAMANHOS :
Ombro direito :
Montar 17-17-17-18-18-18 ms/pts e tricotar em ponto jarreteira. (TAMANHOS XL-XXXL : Ler com atenção as restantes instruções antes de continuar !)
A 10-11-12-13-14-15 cm de altura total, aumentar 1 m/p do lado do decote no fim da carreira seguinte pelo direito. Repetir estes aumentos no lado do decote no fim de cada carreira, pelo direito da peça, num total de 3 vezes.
TAMANHOS S-L :
Montar, depois, no fim de cada carreira, pelo direito da peça, 2 vezes 2 ms/pts e 1 vez 12-14-16 ms/pts (terminar com esta última carreira de aumentos, pelo direito da peça) = 36-38-40 ms/pts. Cortar o fio. Colocar as ms/pts do ombro esquerdo na mesma agulha = 60-62-64 ms/pts. Continuar em ponto jarreteira em todas as ms/pts, começando pelo avesso. AO MESMO TEMPO a 17-17-16 cm de altura total, aumentar 1 m/p no fim de cada carreira, de cada lado da peça - VER AUMENTOS 1 ! Repetir estes aumentos num total de 1-3-6 vezes de cada lado da peça, depois, montar 3 ms/pts no fim das 2 carreiras seguintes = 68-74-82 ms/pts. Continuar em ponto jarreteira. Colocar em espera quando a frente mede 26-28-30 cm. Medir a partir do ombro em direcção à parte de baixo (ajustar a altura para que a carreira seguinte seja pelo direito da peça).

TAMANHOS XL-XXXL :
Montar, então, no fim de cada carreira, pelo direito, 2 vezes 2 ms/pts e 1 vez 16-18-20 ms/pts (terminar com esta última carreira de aumentos, pelo direito da peça). AO MESMO TEMPO, a 15-14-12 cm de altura total, começar a aumentar no lado para a cava como se fez para o ombro esquerdo, mas, no fim de cada carreira, pelo avesso da peça. AO MESMO TEMPO, quando a última m/p para o decote tiver sido montada, (terminar pelo direito da peça e cortar o fio) colocar as ms/pts do ombro esquerdo na mesma agulha. Continuar em ponto jarreteira e aumentar de cada lado da peça como antes, começando pelo avesso da peça. Quando todos os aumentos tiverem sido feitos num total de 9-13-17 vezes de cada lado da peça, montar 3 ms/pts no fim das 2 carreiras seguintes = 90-100-110 ms/pts. Continuar em ponto jarreteira. Colocar em espera quando a frente medir 32-34-36 cm, e medir a partir do ombro em direcção à parte de baixo (ajustar a altura para que a carreira seguinte seja uma carreira pelo direito).

COSTAS (TODOS OS TAMANHOS) :
Ombro esquerdo :
Montar 17-17-17-18-18-18 ms/pts com a agulha circular 4 mm e o fio Bomull-Lin. Tricotar em ponto jarreteira em idas e voltas. A 4 cm de altura total, aumentar 1 m/p do lado do decote no fim da carreira seguinte pelo direito da peça = 18-18-18-19-19-19 ms/pts. Tricotar 1 carreira meia pelo avesso. Cortar o fio e colocar em espera.

Ombro direito :
Montar e tricotar como se fez para o ombro esquerdo. A 4 cm de altura total, aumentar 1 m/p do lado do decote no fim da carreira seguinte pelo avesso da peça.
Tricotar 1 carreira pelo direito. Montar, depois, para o decote, 24-26-28-28-30-32 ms/pts no fim da carreira seguinte pelo avesso = 42-44-46-47-49-51 m/p. Cortar o fio.
Colocar as ms/pts do ombro esquerdo na mesma agulha = 60-62-64-66-68-70 ms/pts. Continuar em ponto jarreteira e começar pelo direito da peça. A 17-17-16-15-14-12 cm de altura total, aumentar 1 m/p no fim da carreira de cada lado da peça. Repetir estes aumentos num total de 1-3-6-9-13-17 vezes, de cada lado da peça, e, depois, montar 3 ms/pts no fim das 2 carreiras seguintes = 68-74-82-90-100-110 ms/pts. Continuar em ponto jarreteira até 26-28-30-32-34-36 cm de altura total.

COSTAS e FRENTE :
Colocar as ms/pts da frente e das costas na agulha circular 7 mm, continuar, depois, em ponto meia, em redondo, na agulha circular, começando por um dos lados = 136-148-164-180-200-220 ms/pts. Tricotar 1 carreira meia e, AO MESMO TEMPO, distribuir 12-14-18-20-24-26 diminuições (diminuir o mesmo número de ms/pts na frente e nas costas) = 124-134-146-160-176-194 ms/pts. Colocar um marcador na 62 -67 -73 -80 -88 -97 .ª m/p e na última m/p da carreira = 61-66-72-79-87-96 ms/pts entre os marcadores. NÃO ESQUECER DE MANTER A MESMA TENSÃO DA INDICADA PARA A AMOSTRA ! Depois de 4 cm em ponto meia (a peça mede cerca de 30-32-34-36-38-40 cm. Medir a partir do ombro em direcção à parte de baixo), tricotar 1 carreira meia e, ao mesmo tempo, aumentar 1 m/p dos 2 lados da m/p com o marcador de cada lado da peça – VER AUMENTOS 2 ! Continuar da seguinte maneira : 2 carreiras com aumentos, 1 carreira sem aumentar. Continuar a aumentar até ao fim = cerca de 45 carreiras com aumentos (cerca de 40 cm). AO MESMO TEMPO, a 69-71-73-75-77-79 cm de altura total, medir a meio da frente (a partir do ombro em direcção à parte de baixo), tricotar 1 carreira meia, 1 carreira liga/tricô, 1 carreira meia, 1 carreira liga/tricô. Quando todos os aumentos estão feitos, temos cerca de 304-314-326-340-356-374 ms/pts. Arrematar FROUXAMENTE. A peça mede agora cerca de 70-72-74-76-78-80 cm a meio da frente (os lados são mais compridos devido aos aumentos que dão uma largura e um comprimento adicionais à túnica).

MONTAGEM :
Fazer a costura dos ombros. Costurar os lados do encaixe, orla com orla.

Diagramas

© 1982-2016 DROPS Design A/S Todos os direitos reservados. Este documento, incluindo todas as suas sub-secções, está protegido por copyright. Este documento destina-se a todas as pessoas que têm como hobby o tricô ou que possuem uma loja de fios para tricotar ou uma retrosaria. Tanto num como no outro caso, a base de dados dos modelos DROPS está ao vosso dispor gratuitamente. Se tiver uma loja, pode usar a base de dados dos modelos DROPS para promover a venda do seu stock de fios. Imprima qualquer um dos modelos que deseja e faça quantas cópias quiser. A única coisa que lhe pedimos é que não efectue quaisquer alterações/acrescentos ao documento original impresso... e que os modelos, de acordo com a filosofia DROPS, sejam distribuídos pelos clientes gratuitamente.
A venda de peças com base nas criações DROPS DESIGN é permitida desde que sejam vendidas como peças únicas ou sob encomenda. O uso dos nossos modelos para fins comerciais é proibido. Deve ficar ser indicado, de forma bem clara, que uma peça é feita com base num modelo da DROPS DESIGN. A utilização das fotografias DROPS DESIGN para fins relacionados com vendas/marketing é apenas permitida quando forem usados fios DROPS. As fotos não podem ser cortadas nem editadas e o nosso logótipo deve estar bem visível. A utilização de etiquetas de roupa em que seja mencionada a DROPS DESIGN está condicionada pela inclusão do seguinte texto: "Um modelo DROPS DESIGN feito por..."
Reservamo-nos o direito de retirar ou fazer cessar qualquer permissão para utilização dos nosso modelos a qualquer momento, sem quaisquer justificação.