Como Feltrar

Como Feltrar

Feltrar é o processo de criar um tecido espesso – ou o feltro – ao condensar e pressionar fibras. Pode-se feltrar diferentes tipos de fibras e a lã branca é particularmente adequada a este processo. Os fios com tratamento superwash terão maior tolerância à lavagem e não irão feltrar. Os fios em lã brancos (ou branqurados com lixívia) também podem ser difíceis de feltrar; por isso, tente sempre feltrar uma amostra antes de começar feltrar uma peça grande.

Veja exemplos de peças feltradas aqui

Em que consiste a feltragem?

Quando a lã é lavada na máquina de lavar em água quente, as fibras expandem-se e unem-se, umas às outras = são feltradas umas às outras, pela actuação combinada de calor e da agitação e consequente fricção das fibras, o que resulta num material quente e muito resistente e de longa duração. Incluir um detergente nesta lavagem é sempre recomendado para ajudar as fibras as deslizar mais facilmente juntas.

Feltrar é mais adequado a peças pequenas como chapéus, meias, pantufas e sacos. Quanto mais larga for a tensão, mais densa será a feltragem. Quanto mais fricção houver durante a lavagem, mais a peça feltrará.

Não se esqueça de que as peças irão feltrar mais na vertical do que na horizontal; por isso, recomendamos que use modelos especialmente criados para a feltragem. Descubra os modelos adequados à feltragem aqui.

Importante: O resultado depois da feltragem pode variar de acordo com:

  • o tipo de máquina de lavar
  • a velocidade da centrifugação
  • A tensão da amostra
  • O tamanho da peça
  • A qualidade da lã

Como feltrar seguindo um modelo

Seguir as explicações do modelo em tricô/croché - a peça irá ficar grande mas irá encolher durante a feltragem.

Lavar a peça na máquina de lavar com um detergente sem enzimas nem agentes branqueadores e juntar uma toalha em turco com cerca de 50 x 70 cm para aumentar a fricção e proporcionar uma feltragem mais eficaz.

Lavar a 40.º C, com centrifugação normal num programa sem pré-lavagem. NOTA: Nunca feltrar num programa de lavagem rápido. Quando a lavagem terminar, dar a forma desejada à peça enquanto está húmida.

Se, mesmo assim, a peça tiver ficado demasiado grande, pode lavá-la novamente na máquina de lavar enquanto estiver húmida.

Se a peça tiver feltrado demais e estiver muito pequena, esticá-la para ficar com as medidas correctas

Não se esqueça – a peça deve ser sempre lavada posteriormente como uma peça em lã.