Perguntas Frequentes (FAQ)

  1. Que espécie de fibras compõem os fios DROPS?
  2. O que é poliamida?
  3. Que espécie de informações posso encontrar nas etiquetas dos fios DROPS?
  4. O que são os grupos de fios DROPS?
  5. Posso usar um fio diferente do fio indicado nas explicações do modelo?
  6. O que significa fio “Superwash”?
  7. O que significa “Tem o certificado da Oeko-Tex®”?
  8. Onde são produzidos os fios DROPS?
  9. Porque são os vossos fios tão baratos?
  10. Até que ponto são exactas as cores mostradas no site?

1) Que tipo de fibras compõem os fios DROPS?

Outros materiais usados nos nossos fios incluem fibra sintéticas tais como o acrílico, a viscose, a poliamida (nylon) e o poliéster.

5) Posso usar um fio diferente do fio indicado nas explicações do modelo?

Sim, desde que o fio possa ser tricotado na mesma tensão/amostra. Faça sempre uma amostra para se certificar de que tem o mesmo número de malhas em largura e de carreiras em altura das indicadas no modelo.

Lembre-se de que fios diferentes com texturas diferentes criarão peças com aspectos diferentes. A metragem também pode ser diferente e, por isso, quando substituir um fio por outro, deve sempre fazer o cálculo da quantia de metros/jardas necessárias para um modelo a fim de saber a quantidade de novelos que precisa de obter.

Aqui está um exemplo de como calcular a quantidade necessária para um modelo quando escolher um fio diferente do indicado:

O modelo requer 300 g do fio X.
O fio X tem 170 metros por cada 50 g, o que quer dizer que 6 novelos (do fio X) x 170 m = 1020 metros de fio necessário.
Quer usar o fio Y. Este fio tem 150 metros por cada 50 g.
1020 m / 150 m = 6.8 = 7 novelos do fio Y necessários para substituir o fio X.

Também pode tentar tricotar com um fio de um Grupo de Fios diferente para fazer o modelo que escolheu, substituindo os fios da seguinte maneira:

  • 2 fios A = 1 fio C
  • 3 fios A = 1 fio D
  • 4 fios A = 1 fio E
  • 8 fios A = 1 fio F
  • 2 fios B = 1 fio D
  • 2 fios C = 1 fio E
  • 4 fios C = 1 fio F
  • 2 fios D = 1 fio F
  • 2 fios E = 1 fio F

6) O que significa fio “Superwash”?

Um fio de lã superwash é um produto especial em lã que foi tratado de uma forma que lhe permite ser lavado na máquina. Muitas pessoas têm medo de tricotar com lã por ser tão fácil encolher (embora algumas pessoas encolham peças de lã propositadamente) e a lã superwash permite-les tricotar com grandes fibras sem quaisquer preocupações. (1)

8) Where Onde são produzidos os fios DROPS?